Conheça os benefícios da organização de C-Parts para o desenvolvimento dos negócios, entenda como essa ação impacta a gestão de estoque e como colocar em prática. 

Um desejo comum de todos os negócios é oferecer uma excelente experiência de consumo para os seus clientes. Mas, como atingir esse objetivo? Muitos fatores devem ser envolvidos desde a gestão interna dos processos da empresa, incluindo a organização de C-Parts

O gerenciamento dos materiais que serão utilizados para a fabricação dos produtos da empresa, como a organização das peças, por exemplo, é uma ação estratégica e que terá impacto na qualidade das mercadorias e na reputação do seu negócio no mercado.

As C-Parts são aquelas que possuem uma grande variedade, com materiais, tamanhos, pesos e funções diferentes. Muitas delas podem ser usadas para compor a fabricação de produtos simples. Por possuírem um baixo custo, são estocadas em grande quantidade nas empresas. 

Quer saber como acertar na organização de C-Parts dentro da sua fábrica? Continue a leitura e descubra! 

O que é a gestão de C-Parts?

A gestão de C-Parts monitora a execução de atividades, como o fornecimento das peças que uma empresa precisa para a fabricação dos seus produtos no momento planejado, seguindo as normas de qualidade, a quantidade determinada no pedido, o orçamento estabelecido e outras atribuições.

A falta de materiais na produção de uma empresa pode acarretar em uma série de fatores negativos, como a improdutividade, devido ao tempo inativo da operação, atrasos na entrega do produto final, prejuízos, consumidores insatisfeitos, entre outros tipos de problemas.

Para evitar qualquer transtorno dessa natureza, é feito o investimento na organização de C-Parts com as seguintes vantagens:

  • Redução do custo de estoque;
  • Aumento da disponibilidade do capital de giro;
  • Mais produtividade;
  • Diminuição do risco de prejuízos. 

Para que serve a gestão de C-Parts? 

Uma organização de C-Parts tem não só a função de garantir a presença desses itens na empresa, como também fazer a escolha certa das peças que irão proporcionar um desempenho melhor para os produtos, atendendo às expectativas esperadas pelos consumidores.

Gestão de estoque com c-parts

Toda cadeia produtiva possui impacto na otimização da produção

Todo cliente tem um problema ou um desejo, que será sanado com o seu produto. Nesse processo, toda a cadeia produtiva terá impacto no resultado final. Desde o pedido entregue dentro do prazo estabelecido até a qualidade serão afetados por uma boa gestão de estoque

Outra vantagem que a gestão de C-Parts proporciona para as empresas é a otimização da produção, podendo agilizar também as entregas dos produtos. Ter as peças definidas, assim como, os processos e as ferramentas auxilia na rotina de trabalho dos colaboradores. 

Como colocar em prática a gestão de C-Parts

Organize corretamente as peças

Para facilitar na organização de C-Parts, a primeira dica é categorizar todas as peças, agrupando aquelas com características semelhantes. Caso contrário, colocando materiais de tamanho e pesos diferentes juntos, eles podem ser arranhados ou causar outros danos, gerando alguns prejuízos. 

Evite o excesso de peças

O estoque de peças em excesso pode ser uma atitude precipitada, ocupando espaço de armazenamento, ocasionando em materiais parados e em desperdício para a sua empresa. Para evitar esse tipo de situação, toda compra deve ser aliada à demanda da produção. 

Adote um sistema de controle de estoque

Para começar a organização de C-Parts e auxiliar na visualização da disponibilidade dessas peças na sua empresa, nada melhor que um controle de estoque. Há diversas ferramentas que ajudam nessa atividade, como softwares com planilhas eficientes, por exemplo. É importante que o controle tenha as seguintes informações: 

  • tipo de peça;
  • entrada;
  • saída;
  • data;
  • prazo de validade;
  • quantidade de unidades;
  • custo de cada unidade;
  • informações do fornecedor;
  • motivo da saída do estoque;
  • entre outros.

Limite o acesso ao estoque

Para garantir o funcionamento da gestão de C-Parts, uma atitude que deve ser praticada é o controle das pessoas que têm acesso ao estoque. Por que isso é necessário? Para manter a organização das peças, protegê-las e evitar prejuízos causados pela perda de material. 

Saiba mais sobre a Inovação industrial: desafios e oportunidades.

Controle as pessoas que possuem acesso ao estoque

Além de limitar o acesso ao estoque, realize treinamentos

Treine seus colaboradores

Se apenas você seguir o gerenciamento de C-Parts e a sua equipe não tiver dimensão do impacto dessas atividades, não irá adiantar o seu esforço, concorda? Portanto, compartilhe com todos os colaboradores da sua empresa e envolva cada um no processo. 

Desde o setor de produção das fábricas, passando pelo financeiro, equipe responsável pela gestão do estoque, operações e logística. Todas essas áreas precisam conhecer como a execução do seu trabalho irá afetar o resultado final da empresa. 

Atente-se para o serviço de logística

A gestão de C-Parts atravessa a organização interna. Muito além dessas atividades, inclui também serviços como o de logística. É preciso atentar-se sobre como são feitas as entregas, os prazos que as peças irão chegar na empresa e até mesmo usar da tecnologia para acompanhar a rota. 

Tenha um bom relacionamento com os fornecedores

Outro fator para considerar na gestão de C-Parts é a escolha e o relacionamento com os fornecedores. Manter esse contato é importante para que seu estoque conte com peças de qualidade, evite atrasos e ainda abre espaço para possíveis negociações, descontos e facilidade de pagamento.  

Um bom relacionamento com os fornecedores é fundamental para manter a  gestão de C-Parts

O relacionamento duradouro com seus fornecedores é essencial

Planeje com eficiência as finanças  

Após seguir todos os passos que descrevemos, você estará colocando em prática a gestão de C-Parts. Dessa maneira, ficará mais fácil ter uma visão das peças que a sua empresa demanda com maior frequência, os gastos com esses materiais, inserindo-os corretamente no seu planejamento financeiro. 

Tudo pronto para começar a execução no seu negócio? Lembre-se que ao seguir as dicas que compartilhamos, você não estará apenas organizando os processos internos da sua empresa ou melhorando a rotina da equipe, que já é um passo muito importante. 

A organização de C-Parts contribui também para o aumento do número de pedidos, crescimento da sua empresa e satisfação dos consumidores. 

Gostou? Para receber outras dicas valiosas, siga a Ciser no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube. Não perca nenhuma novidade!

Nanotecnologia