Saber o jeito certo de como fazer um balanço para criança é fundamental para garantir a diversão com segurança.
Tomar sol, correr ao ar livre, participar de brincadeiras e se divertir. Essas são atividades comuns e necessárias para crianças. A interação social é essencial para que todos tenham um desenvolvimento sustentável ao longo da vida.
Dessa forma, nada melhor do que os pequenos terem lugares para curtir o dia, aproveitar e brincar. Áreas assim podem estar em diferentes locais, como condomínios, quintais das casas ou até mesmo em praças públicas. O importante é criar alternativas nesses espaços.
Hoje, com o fácil acesso à tecnologia, muitas crianças ficam o dia inteiro imersas em telas de celulares, tablets, computadores e TVs. Entretanto, tais hábitos podem atrapalhar o desenvolvimento e as relações sociais.
Uma forma de entretenimento é a criação de brinquedos, como balanços, o que permite maior conexão e estreitar relações entre pais e filhos. Quer saber como fazer um balanço para criança? Continue a leitura deste conteúdo e aprenda todos os detalhes.
Materiais para um balanço caseiro
- Uma placa de madeira;
- Uma furadeira;
- Uma folha de lixa;
- Uma corda;
- Um suporte resistente;
- Uma trena ou fita métrica;
- Ganchos;
- Disco de serra — opcional caso queira cortar a madeira.
É muito importante separar todos os materiais antes de dar início ao processo de montagem. Cada um deles vai desempenhar papel essencial ao longo do trabalho e é difícil imaginar que o balanço saia do papel sem um deles ali.
Conheça os melhores tipos de parafuso para madeira!
Aprenda como fazer um balanço para criança
1. Definição do local
Após a separação dos materiais, defina o local para montagem do balanço. Opte por locais espaçosos, onde dê para realizar o trabalho com tranquilidade e segurança. De preferência, busque montar exatamente no lugar em que o objeto vai ficar.
Com o auxílio da fita métrica ou da trena, faça uma projeção da distância entre o assento do balanço para o chão. Projete o tamanho de corda que vai ser usada, deixando todas as medidas anotadas para a hora que for colocar a mão na massa e tirar o projeto do papel.
2. Fique atento à madeira
Um passo importante ao montar um balanço caseiro é estar atento à madeira que vai servir de assento e pode ser também o suporte. Para isso, você tem dois caminhos que podem ser seguidos. O primeiro envolve pedir ao marceneiro para que corte do tamanho desejado.
O segundo é fazer sozinho. Entretanto, isso só deve acontecer se você tiver experiência prévia para usar o disco de serra. Siga as instruções de segurança fornecidas pelo fabricante e use equipamentos de proteção, como óculos, luvas e protetor auricular.
Um outro detalhe importante em como fazer um balanço para criança é a realização dos furos. Para que isso aconteça, utilize a furadeira para ter maior precisão e, na sequência, use a folha de lixa para retirar todas as imperfeições e sujeira da placa de madeira.
3. Deixando com a sua cara
Se quiser, é possível personalizar com uma pintura personalizada, que tal usar a cor preferida?
Não se esqueça de tomar os cuidados necessários durante a aplicação. Isso significa fazer o trabalho em um ambiente ventilado e amplo. Use sempre jornais embaixo da peça de madeira como forma de minimizar a sujeira, além de equipamentos como luvas e máscara.
Quando acontecer, faça sempre um movimento uniforme em meio à primeira demão, ou seja, seguindo na mesma direção — de baixo para cima e em vai e vem. Essa ação permite uma pintura sem transtornos. Caso necessário, espere secar e passe uma nova demão.
4. Hora de finalizar
Terminado o processo do furo e a aplicação da tinta, é hora de encaixar os ganchos para prender a corda. Eles devem ser colocados em dois lugares diferentes, ou seja, a placa de madeira e o suporte. O primeiro serve de assento, enquanto o outro de sustentação.
É muito importante verificar a necessidade de quantos ganchos vão ser colocados — na maioria dos casos, dois no assento e outros dois no suporte são suficientes. Na sequência, amarre a corda de forma a garantir que tudo esteja bem fixado para evitar acidentes.
Para ter eficiência durante a finalização, utilize a linha de ferramentas manuais Ciser by WorkPro. Ela conta com itens como alicates, chaves de fenda, estiletes, martelos, chaves e soquetes, destacando pela resistência, durabilidade, qualidade e produtividade.
Cuidados com a segurança
Um dos detalhes mais importantes no aprendizado de como fazer um balanço para criança envolve a segurança. Ela sempre deve ser vista como um ponto de atenção redobrada em qualquer projeto de DIY (Do It Yourself — Faça Você Mesmo).
Isso porque, quando estamos trabalhando sozinhos, muitas vezes, não tomamos todos os cuidados necessários para minimizar o risco de potenciais problemas. Além disso, podemos colocar em risco a nossa segurança e a de outras pessoas, e prejudicar o trabalho.
Entre os EPIs que devem ser usados e vão ser extremamente úteis para execução da montagem do balanço, é possível citar:
- Máscaras;
- Luvas;
- Óculos de proteção;
- Protetor auricular.
Benefícios da prática do DIY
Seguindo todas as medidas de segurança, as crianças também podem ajudar durante a elaboração do brinquedo durante algumas etapas. Mas, muita atenção: menores de idade não devem ser envolvidos em situações de perigo, como as que exigem ferramentas.
Entretanto, em outras ocasiões, as crianças podem sim fazer parte do processo. Vale, por exemplo, escolher o local de instalação do balanço ou até pintar a madeira. Isso é muito importante para o desenvolvimento social, mas sem deixar de lado a segurança.
A prática do DIY em si traz uma série de benefícios não apenas para as crianças, como também para os adultos. Há uma lista que podemos citar, como:
- Desenvolvimento de habilidades socioemocionais;
- Melhor convívio entre pais e filhos;
- Exercício da criatividade;
- Descoberta de novos talentos;
- Promoção do autoconhecimento;
- Resolução de problemas;
- Sentimento de recompensa e produtividade;
- Atividade terapêutica para a saúde mental;
- Economia de custos;
- Redução de ansiedade e estresse;
- Clareza maior para resolução de problemas diferentes.
Dessa forma, você aprende todos os passos de como fazer um balanço para criança e ainda encontra os benefícios que o DIY tem. Ter esse convívio com as crianças traz uma série de vantagens para as relações sociais delas e dos próprios adultos.
Conheça as soluções da Ciser para os diferentes segmentos. Acesse agora mesmo a loja online!