A utilização do verniz faz toda a diferença no acabamento de móveis de madeira, tornando-os mais bonitos e duráveis. Veja como fazer!

Explorar a criatividade para fazer peças exclusivas e personalizadas, com seu jeito de ser, é sempre uma boa ideia. E a madeira, claro, é um ótimo material para colocar isso em prática.

Mas, a todos os entusiastas da arte DIY (Do It Yourself – faça-você-mesmo), seja para a criação de novos projetos ou para a revitalização de peças antigas, uma técnica é fundamental: como envernizar madeira.

Será que está faltando toque especial no acabamento? Caso o móvel esteja com um visual mais “apagado”, sem a aparência de madeira nova, ou mais frágil que o comum, o segredo pode estar na envernização.

O verniz traz um brilho extra à superfície da madeira, garantindo um visual muito mais atrativo. E sua importância vai além: o seu uso garante maior proteção à água, pó e outros agentes, aumentando consideravelmente a vida útil do móvel.

Mas, para isso, é essencial que a aplicação seja feita da maneira correta. Quer saber como envernizar cadeira de madeira, cabeceira ou qualquer outro móvel? Para ajudar você, vamos explicar etapa por etapa.

Como envernizar madeira em 7 passos

Sete passos podem até parecer muito para uma tarefa aparentemente tão simples. Mas calma, é fácil! Você vai apenas precisar dos seguintes materiais:

  • Lixa fina (nº 120);
  • Lixa grossa (nº 80);
  • Materiais para forrar (revistas, jornais e papelão costumam ser os mais utilizados);
  • Pano úmido;
  • Pincel;
  • Seladora (produto químico);
  • Verniz.

Com os materiais em mãos, é só seguir as seguinte etapas:

  1. Antes de tudo, é fundamental proteger o chão, as paredes e móveis próximos com os papéis ou lonas;
  2. Lixe o móvel – sempre na direção do veio da madeira – com uma lixa grossa (nº 80) e, depois, com uma lixa fina (nº 120) para melhorar o acabamento;
  3. Limpe o pó com um pano úmido e espere secar;
  4. Mescle o verniz com a seladora, na proporção 75% verniz e 25% selante;
  5. Aplique a mistura na madeira;
  6. Após secar, use novamente uma lixa fina e limpe bem;
  7. Por fim, é hora de aplicar o verniz – de preferência com um pincel.

IMPORTANTE:

O tempo de secagem entre demãos varia de acordo com o produto utilizado. Além disso, é recomendado passar uma lixa 220 entre cada demão de verniz para garantir melhor acabamento.

Fácil, não é? Seguindo esses passos, você vai ver como seus móveis de madeira ficarão muito mais lindos e com melhor qualidade! Mas a gente sabe: provavelmente, você ainda deve ter muitas dúvidas sobre a técnica.

Qual produto utilizar para cada situação específica, como envernizar porta de madeira? Quantas demãos são necessárias? Para guiar você, separamos algumas das principais questões sobre o assunto e explicamos tudo certinho. Vem!

Qual o melhor tipo de verniz para madeira?

A escolha irá variar de acordo com diversos fatores, como o ambiente em que o móvel se encontra ou o objetivo desejado, já que existem produtos específicos para cada tipo. Veja os principais abaixo.

Verniz copal: produto pronto para uso, mas que ainda pode ser diluído em pequena quantidade de aguarrás. Recomendado para áreas internas – para peças novas ou para repintura –, e normalmente exige a aplicação de até 3 camadas.

Verniz marítimo: pode ser vendido pronto para uso ou exigindo a diluição em aguarrás. Recomendado para superfícies internas – para peças novas ou para repintura – e externas, como decks.

Verniz premium: este produto forma uma camada que previne rachaduras na madeira, além de promover proteção extra contra mofos. Recomendado para áreas internas e externas – para peças novas ou para repintura – e costuma exigir 3 demãos, em média.

Verniz tingidor: oferece coloração à madeira, normalmente nas tonalidades imbuia ou mogno, e proteção extra ao material. Recomendado para áreas internas ou externas, pode ser diluído em aguarrás ou não, e exige aplicação média de 3 demãos.

Quantas mãos de verniz é o ideal?

O número de camadas de verniz pode variar muito, principalmente devido à madeira utilizada e ao ambiente em que ela se encontra. A principal recomendação, porém, é a seguinte:

  • Ambientes internos = 3 a 4 demãos.
  • Ambientes externos = 4 a 5 demãos.

Qual produto passar na madeira antes de envernizar?

Como já indicamos acima, é muito importante aplicar a seladora antes do verniz. Isso porque o produto, também conhecido como selante ou selador, fecha os poros da madeira – selando suas fibras – e a prepara para um acabamento perfeito.

Como envernizar madeira que já foi envernizada?

Sim, o processo de reaplicar verniz é um pouquinho diferente. O recomendado é não aplicar o novo acabamento por cima do antigo.

De diferente, você irá precisar apenas de uma espátula e um removedor para verniz. O que muda é que, antes de iniciar todo o processo já indicado, você deve aplicar o produto químico com um pincel e, após esperar o tempo indicado pela fabricante, retirar o acabamento antigo com a espátula. Depois, lixe a madeira e siga todos os passos já indicados.

Com essas dicas, você está preparado para envernizar seus móveis de madeira DIY. Quer algumas dicas de móveis que você pode criar do zero? Aqui nós damos sugestões e ensinamos passo a passo! Vem com a gente.

SUGESTÃO 1:

Como fazer uma sapateira? Confira o passo a passo.

SUGESTÃO 2:

Como fazer uma mesa suspensa.

SUGESTÃO 3:

5 dicas de como construir uma casa na árvore.

Prontinho, agora não tem erro, mãos à obra!

Produtos mais vendidos na Ciser