Você sabe quais são as diferenças entre os tipos de parafusos para madeira? Confira esse artigo completo sobre o tema e veja como escolher. 

Seja para montar um móvel, seja pendurar um quadro, é natural que você precise fixar objetos em madeira. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que os fixadores precisam ser parafusos para madeira, pois os produtos tradicionais não desempenham a função com a mesma qualidade.

Outra informação sobre essa especificidade é que existem diversos modelos que você pode escolher. A seleção do item ideal pode parecer simples, mas a procura pelo parafuso correto para seu projeto moveleiro pode se mostrar um trabalho complexo. Entenda mais!

O que é um parafuso para madeira?

O parafuso para madeira é um fixador produzido especificamente para atuar em superfícies de madeira. Cada peça é feita em metal resistente, já que o material é rígido e necessita de muita pressão para fixar as peças corretamente.

Além disso, os parafusos com essa demanda têm a cabeça chata. Ela é plana para permitir com que a peça entre no furo e permaneça abaixo da superfície depois de fixada.

Os tipos de parafuso para madeira devem ser usados em apenas um tipo de substrato.

Os tipos de parafuso para madeira devem ser usados em apenas um tipo de substrato

Outra curiosidade é que o parafuso possui um diâmetro maior, além de ter a espiral separada da cabeça. Isso faz com que o encaixe seja mais fácil, algo importante para um segmento onde os reparos e as construções de móveis são muito frequentes.

Quais as diferenças para os outros tipos de parafusos?

Por ser um material mais maciço, a madeira exige fixadores resistentes que ofereçam a pressão adequada para manter as peças unidas com segurança. Algumas das características mais notáveis desse parafuso são o calibre espesso e as roscas que se prendem com maior firmeza.

Outro atributo importante é a cabeça chata, que deixa o acabamento discreto e permite que a peça seja introduzida facilmente no buraco. Apesar disso, existem opções com outros tipos de cabeças, acabamentos e materiais. 

Os parafusos de madeira tem outras vantagens em relação aos comuns, como a alta resistência, a fácil aplicação e o baixo custo. A fixação possui muita qualidade em uso direto na madeira e também nas que envolvem outros objetos, como fechaduras e dobradiças.

É importante fixar os parafusos da forma mais correta possível para evitar o excesso de esforço na entrada em uma madeira mais resistente, diminuir a chance de surgirem rachaduras e melhorar a sua fixação, que é potencializada ao ter o parafuso colocado no ângulo correto.

Quais são os tipos de parafusos para madeira?

Como já dito, existem vários tipos de parafusos para madeira, com diferentes características para a junção de peças em construções, móveis e objetos que utilizam madeira ou materiais derivados. Conheça alguns tipos de parafusos para essa empreitada.

Drywall

Existem parafusos especiais para aplicações de drywall. Esse tipo de parafuso costuma ser composto por uma ponta fina e uma rosca de duas entradas. Ele pode ser aplicado direto no material, descartando o buraco prévio.

Conheça as vantagens e aplicações do drywall

Chipboard

O parafuso chipboard foi desenvolvido inicialmente para ser usado em peças de madeira, mas sua gama de aplicações aumentou muito. Isso se reflete em seu nome, que significa “aglomerado”, em português.

O fixador conta com uma rosca que fixa madeiras e uma ponta autocortante, que facilita a aplicação no material e torna o processo mais rápido. O chipboard também possui um tratamento químico que o torna mais adaptável, reduzindo o dano na estrutura da madeira.

Tipos de parafuso para madeira variam de acordo com suas necessidades.

Tipos de parafuso para madeira variam de acordo com suas necessidades.

Agora que você já conhece certos tipos de parafusos, veja alguns dos itens mais comuns para o segmento:

  • Parafuso para móveis tampinha – Fenda Philips;
  • Parafuso Madeira – Fenda combinada;
  • Parafuso Madeira – Fenda simples;
  • Parafuso Madeira – Fenda Philips;
  • Parafuso Fixer Cabeça Flangelada – Fenda Philips;
  • Parafuso Puxador Multi Size Cabeça Flangelada Fenda Combinada;
  • Parafuso Prateleira Fendado UNC;
  • Parafuso Chipboard Phillips Cabeça Chata.

Os modelos acima são utilizados para diversas finalidades, furando desde madeiras finas até as mais resistentes. A escolha depende do material da fixação, como uma parede de concreto ou de tijolos, além do objeto a ser fixado, seu peso e outros fatores.

Como escolher os melhores parafusos para madeira?

Existem diversas questões que precisam entrar na conta antes de escolher o parafuso ideal para o seu projeto, como o material onde será fixado, o peso do objeto, entre outros fatores. Confira!

Tipos de parafuso para madeira

Tipos de parafuso para madeira

Dimensões

O comprimento dos parafusos é uma das características que devem ser consideradas quando o trabalho for feito em madeira. Se você busca acomodar objetos mais pesados, por exemplo, os parafusos naturalmente devem ser mais extensos para fixar e suportar o peso.

Esses parafusos são reforçados com uma camada de cera, que assegura proteção ao móvel. As prateleiras também precisam de parafusos para madeira longa, a fim de sustentar itens de maior peso.

Acabamento

Elementos de decoração, por outro lado, pedem parafusos mais curtos, já que os objetos normalmente não possuem um peso tão significativo. Você pode entender mais sobre a escolha de um parafuso para madeira em nosso outro post.

Em termos de aparência, os parafusos de cabeça chata costumam ser mais discretos, pois ficam rente ao material. Já as cabeças sextavadas, com formato hexagonal, ficam um pouco mais aparentes na madeira, no entanto são mais fáceis de serem aplicadas.

Já os parafusos para madeira flangeados, possuem um ressalto na parte do meio, tornando-se ideais para aplicações em suportes de objetos.

Função

Para fixar objetos leves como quadros, os modelos mais adequados são em aço, com a cabeça chata e fenda simples. Podem ter rosca por todo o corpo ou ter a parte próxima à cabeça sem rosca.

É interessante escolher um parafuso três vezes maior que a espessura da primeira peça, além de analisar o diâmetro dos parafusos, já que fixadores muito grossos podem rachar a madeira e muito finos podem não dar fixação suficiente. Confira as medidas sugeridas para não errar na escolha:

  • Madeira de até 12mm: diâmetro do parafuso de 3.0 mm;
  • Madeira de 15 a 18 mm: diâmetro do parafuso de 3.5 mm;
  • Madeira de mais de 18 mm: diâmetro do parafuso de 4.0 mm.

No geral, são diversos fatores que devem ser considerados na escolha do parafuso de madeira ideal para o seu projeto, como o peso do objeto, comprimento e diâmetro do fixador, material onde será fixado, entre outros quesitos.

Não importa o tamanho do projeto e suas inúmeras especificidades: a Ciser sempre tem o fixador ideal para você. Temos conhecimento de mercado e qualidade em cada produto que vendemos, com tecnologia integrada para a melhor fixação. 

Se quiser conferir esses e outros parafusos para madeira, visite a nossa loja online e aproveite nosso catálogo de produtos.

Produtos mais vendidos na Ciser