A energia solar tem um grande potencial de geração de eletricidade. Prova disso são as maiores usinas fotovoltaicas do mundo. Conheça! 

As usinas fotovoltaicas, também conhecidas como usinas solares, geram energia elétrica, como o nome já diz, a partir do Sol — um recurso infinito. Levando isso em conta, já é possível destacar uma das suas principais características: a geração de energia renovável, de forma limpa e sustentável.

Além de não emitir gases poluentes, esse tipo de energia possui poucos gastos com manutenção e pode ser instalado em diversos locais. Apesar do alto custo inicial para a sua instalação, a longa vida útil compensa o investimento.

Nesses aspectos, as usinas fotovoltaicas são bem semelhantes aos sistemas de energia solar residenciais. A diferença é que elas são muito maiores e, é claro, têm uma capacidade muito maior de geração de energia. Isso porque, em vez das placas solares serem fixadas em telhados, elas são instaladas no solo ou sobre um sistema (solar-trecker) que direciona os módulos fotovoltaicos em direção à luz solar.

Devido a todas essas vantagens, a energia solar pode cobrir 75% da demanda de eletricidade global até 2050, e tende a crescer cada vez mais. Nesse cenário, algumas usinas fotovoltaicas já se destacam pelo tamanho e capacidade de geração de energia. A seguir, conheça as 5 maiores do mundo.

 1 – Parque Solar Desert Tengger (China)

O Parque Solar Desert Tengger fica localizado na China e é o maior do mundo em todos os aspectos: tamanho e produção de energia. Devido a tanta grandeza, ele chega a ser comparado com a Grande Muralha da China e também é chamado de Grande Muralha Solar. 

Construída em 2012, a usina levou 3 anos para ser concluída e foi ligada à rede elétrica um ano depois da finalização da obra. Esse parque solar ocupa uma área de 1.200 km² no deserto de Tengger e tem uma incrível potência de 1.547 MWp.  

Leia também: Como ter um painel de energia solar em casa.

 2 – Parque Solar Kurnool Ultra Mega (Índia)

O Parque Solar Kurnool Ultra Mega, da Índia, também traz números impressionantes. São mais de 4 milhões de painéis solares distribuídos em uma área de mais de 20.000 km², que contam com uma potência de 1.000 MWp. A obra grandiosa foi inaugurada em 2019.

 3 – Parque Solar Datong (China)

Mais uma vez, a China aparece na lista, afinal, esse é o país com a maior capacidade de geração de energia solar fotovoltaica do mundo: 130 gigawatts. Além de contribuir para esse número com uma potência de 1.000 MWp, o Parque Solar Datong traz um detalhe como nenhum outro: as placas solares formam a imagem de pandas — animal que é símbolo do país.

Resolução 482 da ANEEL: entenda as mudanças na legislação.

 4 – Parque Solar Longyangxia Hydro (China)

O Parque Solar Longyangxia Hydro, da China, não é apenas uma usina solar, mas também uma hidrelétrica. Dessa forma, a geração de energia solar reduz o uso de água pela barragem, enquanto a energia produzida pela hidrelétrica compensa a variação de energia dos painéis solares, que alcançam uma potência de 850 MWp. Juntas, a soma chega a 1.280 MWp. Esse é um ótimo exemplo de como aproveitar o que cada fonte de energia oferece de melhor. 

5 – Parque Solar PV Villanueva (México)

Um dos maiores do mundo e o maior da América Latina, o Parque Solar PV Villanueva está localizado em Viesca, no México, e conta com 754 MWp de potência para produzir energia a partir da luz solar. O projeto faz parte do objetivo do país de produzir 35% da sua eletricidade através de fontes limpas até 2024.

Leia também: Como a COVID-19 está impactando as empresas de energia solar.

 E no Brasil?

A maior usina fotovoltaica do Brasil — e de toda a América do Sul — é a São Gonçalo, localizada na cidade de mesmo nome, São Gonçalo de Gurguéia, que fica no Piauí. A usina conta com placas solares bifaciais, que captam a radiação solar dos dois lados, diferente dos painéis solares residenciais.

A capacidade de geração da usina fotovoltaica é de 475 MWp, quantidade responsável por reduzir a emissão de CO² na atmosfera em 860 mil toneladas por ano.

Agora que você já sabe quais são as 5 maiores usinas fotovoltaicas do mundo, veja também 4 tendências do mercado de energia solar.

Boas Práticas para a Instalação de Painéis Solares