Saiba como se originou o sistema de construção light steel frame e veja quais vantagens ele oferece para seus projetos.

O Light Steel Frame é um sistema construtivo onde o principal elemento estrutural é o aço galvanizado, com fechamentos feitos por placas de drywall, madeira, cimentícias e outros.

Ganha destaque por proporcionar construções limpas e ágeis, além de outras vantagens que vamos mostrar ao longo do conteúdo. Quer entender mais sobre uma construção eficiente? Acompanhe o artigo, boa leitura!

Características e origem do light steel frame

A principal característica do Light Steel Frame, que proporciona uma construção ágil e limpa, é a industrialização das matérias primas. Os perfis de aço galvanizado são utilizados para produzir os mais diversos elementos construtivos, como por exemplo:

  • tesouras;
  • vigas;
  • passarelas;
  • escadas.

Veja quais são os tipos de arame galvanizado

História do light steel frame

Entretanto, nem sempre a indústria teve capacidade de fornecer esses componentes com a qualidade, quantidade e valores adequados, por isso a importância de conhecer a história por trás desse sistema.

História essa que começou nos Estados Unidos, mais especificamente a partir do ano de 1810. Tudo teve início com o aumento populacional, que gerou uma crescente demanda habitacional para atender a toda população. Light Steel Frame é um sistema de construção com diferentes vantagens

Para atender aos requisitos de agilidade e baixo custo nas construções, a madeira foi amplamente utilizada.

Assim, teve origem o que conhecemos hoje por Wood Frame, sistema construtivo realizado com peças de madeiras e placas estruturais para criar casas e edificações.

Desse modo, dois fatores foram primordiais para a substituição gradual da madeira pelo aço:

  1. a escassez de matéria prima em função do desmatamento das florestas;
  2. o desenvolvimento industrial durante a Segunda Guerra Mundial, que fortaleceu o uso do aço na indústria.

O principal gatilho para a virada de chave entre as matérias primas ocorreu em 1991, quando a madeira teve um aumento de preço acumulado de mais de 70% ao longo de 4 meses.

Assim, a utilização do aço se tornou mais interessante também em termos financeiros. A partir de então, o sistema Light Steel Frame teve um crescimento exponencial no mercado norte-americano, chegando no Brasil pouco antes dos anos 2000.

Conheça o futuro da construção civil: cidades inteligentes

Aumento da popularidade

Já difundido amplamente nos Estados Unidos, o Light Steel Frame vem ganhando popularidade também no mercado brasileiro.

No cenário norte-americano, a BuildSteel divulgou estudo que relata que o sistema é utilizado por mais de 70% dos arquitetos e mais de 80% dos empreiteiros americanos, ressaltando sua ampla difusão.

Já no Brasil, o sistema está fortemente atrelado à construção de:

  • shoppings centers;
  • escolas;
  • residências;
  • e conjuntos habitacionais.

De acordo com a ABCEM (Associação Brasileira de Construção Metálica), em 2020, 37 empresas classificadas como fabricantes de perfis galvanizados para Steel Frame e Drywall registraram um crescimento de mais de 70% em relação à 2019, com faturamento de R$ 743 milhões de reais.

E para os próximos anos, a expectativa de crescimento anual do mercado como um todo, é de mais de 4%. São perspectivas que mantêm o setor otimista.

Benefícios de usar Light Steel Frame

1. Obra mais rápida e em menos etapas

A maior velocidade de execução da obra, está ligada diretamente com o menor número de etapas construtivas.  Um projeto em steel frame é executado seguindo apenas 5 etapas principais.

Light Steel Frame possibilita maior agilidade na obra

A construção com Light Steel Frame proporciona economia de tempo à obra.

  • Fundação: responsável por transmitir o peso da edificação ao solo, tem como vantagem poder ser executada no Steel Frame em forma de Radier (espécie de laje apoiada no solo). Esse método traz ganhos em velocidade, e só é possível em virtude do menor peso da estrutura de aço comparada com uma alvenaria convencional.
  • Estrutura: tem como diferencial o fato de manter a produção dos perfis em paralelo com a execução da fundação, fazendo com que quando a fundação esteja pronta seja necessário apenas montar a estrutura. Mais um ganho de tempo.
  • Fechamento externo: pode ser executado com grande variedade de acabamentos, como cores, texturas e propriedades hidrofóbicas, que são aplicadas de acordo com o desejo do cliente e necessidade do ambiente. Possibilita grandes variações arquitetônicas.
  • Fechamento interno: geralmente realizado com placas de gesso acartonado, proporciona soluções fáceis para emprego de conforto termo acústico, através da aplicação de lãs protetoras entre os revestimentos.
  • Acabamento: extremamente parecido com os métodos e resultados do acabamento em construções de alvenaria convencionais.

Veja as tecnologias e aplicações da construção civil 4.0

2. Obra limpa

Diferentemente de construções de alvenaria, no Steel Frame o piso já é concretado logo no início da obra, eliminando o barro e consequentemente tornando o canteiro de obras muito mais limpo e organizado.

3. Ganho de espaço

Ao optar por construir com o método de steel frame, o proprietário tem um ganho de espaço interno na edificação.

Comparado com as paredes de alvenaria ou blocos convencionais, as estruturas de aço galvanizado com seus fechamentos possuem uma espessura menor. 

As construções de Light Steel Frame proporcionam ganhos de espaço

O planejamento durante a execução de uma obra é essencial também em construções com Light Steel Frame.

4. Fácil manutenção

Devido às paredes terem espaços entre os perfis, é extremamente facilitado o processo de montagem das instalações hidráulicas e elétricas.

Também são facilitadas alterações futuras após conclusão da obra, bastando retirar uma placa para realizar manutenções, sem necessidade de quebra-quebra. Depois é só fixar a placa novamente!

5. Sustentabilidade

Trata-se de um método construtivo que não utiliza água em sua execução. Além disso, como os perfis e fechamentos são industrializados, o aproveitamento dos materiais é altíssimo.

Assim, não são gerados resíduos durante a construção. O meio ambiente agradece!

Agora que você já conhece os benefícios de construir em Light Steel Frame, aposte nesse método. Ele dará mais agilidade para seus projetos de construção, além de trazer confiabilidade para os clientes.

Baixe o nosso catálogo e confira as soluções Ciser para proporcionar segurança e eficiência nesse sistema construtivo.

Produtos mais vendidos na Ciser