Saiba mais sobre a revolução industrial na construção civil e como os recursos tecnológicos estão ajudando a aumentar a eficiência e a produtividade no segmento.

A tecnologia está presente em diferentes ações do dia a dia. Ao acender uma luz, ouvir uma música, mexer no celular, entre outras. Isso acontece devido ao rápido crescimento da internet e as mudanças que chegaram também em outras áreas, como na construção civil 4.0.

O termo “4.0” remete a Quarta Revolução Industrial que engloba diversos acontecimentos em todos os segmentos. Pautada pela integração entre seres humanos e recursos tecnológicos, traz maior eficiência e mais produtividade para as demandas de rotina nas empresas.

Estas transformações possuem diferentes pilares. A tendência é que as mudanças se acentuem cada vez mais à medida que os recursos tecnológicos estejam presentes na rotina das empresas.

Quer saber como esse processo acontece na construção civil? De que modo impacto interfere dentro do setor? Quais são as tecnologias geralmente usadas? Continue a leitura do texto e descubra sobre as mudanças no canteiro de obras.

O que é construção civil 4.0

Falar em construção civil 4.0 é entender a realidade da indústria 4.0 nas organizações e o impacto sobre a produção. As transformações ocorrem com base na combinação entre a tecnologia e os seres humanos para alcançar a máxima eficiência nos processos.

É a quarta fase de uma série de modificações no cenário industrial que estão acontecendo desde o século XVIII. Elas ficaram conhecidas como revoluções industriais e cada uma teve uma matéria-prima em destaque.

  • Século XVIII: 1ª Revolução Industrial (máquina a vapor e carvão);
  • Século XIX: 2ª Revolução Industrial (produção em massa);
  • Século XX: 3ª Revolução Industrial (computadores);
  • Século XXI: 4ª Revolução Industrial (automação e inteligência artificial).

O movimento atual tem como destaque a Internet das Coisas, em que objetos comuns do dia a dia aderem à tecnologia. Além dela, também podemos citar fatores como a automatização, tecnologia na nuvem, análise de dados e inteligência artificial.

Canteiro de obras agora conta com maior eficiência na construção civil 4.0

A tecnologia chegou ao canteiro de obras para trazer ainda mais eficiência à construção civil 4.0

As transformações dominaram diferentes setores e chegaram ao canteiro de obras. A construção civil se viu envolta pelos recursos da era 4.0, mas ainda a passos lentos em relação a outras áreas que estão experimentando as mudanças em ritmo acelerado.

Isso acontece pela necessidade de mão de obra profissional e qualificada. Desse modo, a entrada de recursos tecnológicos se dá de forma gradual ao complementar a força de trabalho. As tecnologias se tornam aliadas dos trabalhadores na cadeia produtiva.

Leia também sobre a revolução tecnológica na agricultura

Tecnologias da construção civil 4.0

O fenômeno acontece não apenas em grandes empresas da área de construção civil, mas também nas pequenas e médias. Para isso, é preciso de planejamento e organização, além de recursos tecnológicos que vão ajudar ao longo desses processos.

Entre as tecnologias comuns, podemos citar algumas com maior destaque.

1. Drones

Antigamente, quando profissionais de um canteiro de obras precisavam de imagens aéreas, precisavam contratar aviões ou helicópteros. Entretanto, o processo gerava altos custos e era muito difícil. Isso mudou recentemente.

O uso do drone no segmento chegou para tornar mais eficiente e com custos menores a captação de fotos e vídeos. Dá para fazer em tempo real, transmitindo para quem está em solo visualizar, além de possibilitar uma série de aplicações.

  • Fiscalização das obras;
  • Economia de recursos (opção mais acessível financeiramente);
  • Maior conhecimento da área;
  • Identificação de possíveis falhas;
  • Realização de análises da estrutura;
  • Acompanhamento do andamento das obras.

2. Impressora 3D

A impressora 3D é responsável por fazer a impressão em três dimensões (altura, largura e profundidade). Sua principal utilização na construção se dá pelo uso em maquetes por diferentes profissionais na hora de montagem de um projeto.

Isso então permite vantagens como:

  • Visualização de como vai ficar o empreendimento;
  • Satisfação do cliente ao saber como vai ser;
  • Auxílio no planejamento do canteiro de obras;
  • Diminuição nos custos de produção;
  • Automatização do trabalho;
  • Redução no tempo para execução.

Em alguns casos pelo mundo, a presença desta tecnologia na quarta revolução industrial aconteceu ao construir casas. Entretanto, ainda é um recurso que está sendo desenvolvido aos poucos e ajudando em demandas diárias.

Mulher alia tecnologia ao canteiro de obras na construção civil 4.0

Integrar novas tecnologias ao canteiro de obras faz parte da construção civil 4.0.

3. Realidade aumentada

Utilizar esta técnica significa colocar elementos digitais em nossa realidade para visualizar um cenário. Em construção civil, se torna algo bastante comum, pois dá para o cliente ter ideia do que deseja e ainda ter uma experiência imersiva com os colaboradores.

Podemos citar entre os benefícios da realidade aumentada:

  • Imersão do cliente em uma obra ou empreendimento;
  • Aumento na satisfação do consumidor ao visualizar o projeto de maneira realista;
  • Treinamento para profissionais da empresa;
  • Maior eficiência e produtividade nas tarefas diárias;
  • Comparar o trabalho em andamento com o projeto;
  • Simulação de produtos em tempo real.

4. Robôs

Aos poucos, os robôs passam a fazer parte da rotina na construção civil. Alguns precisam da operação por parte de um profissional, enquanto outros são automatizados. Acima de tudo são muito importantes ao realizar a integração com seres humanos.

Fora isso, a utilização deste recurso tecnológico é muito comum em ambientes onde há esforço repetitivo. Eles vão auxiliar no aumento da produtividade e na redução de custos, pois são capazes de fazer o mesmo trabalho ou até mais com menos.

Entre as aplicações, podemos citar:

  • Uso em demolições;
  • Perfurações;
  • Colocação de tijolos;
  • Assentamento de concreto.

5. Softwares de Gestão

Ter um software de gestão se tornou necessidade em qualquer segmento com o avanço da tecnologia. Na construção civil 4.0, ele aparece como uma ferramenta fundamental. Para isso, usa a tecnologia na nuvem, que dispensa cabos e grandes equipamentos no dia a dia.

Como a integração com as tecnologias no canteiro de obras ainda é lenta, o uso deste tipo de recurso possibilita corrigir imperfeições. Ao mesmo tempo, acelera o processo produtivo apenas com utilização de smartphones, tablets e notebooks.

Além de ser algo relativamente simples, ainda traz uma série de aplicações, como:

  • Organização de estoque;
  • Planilhas para alinhamento de ações;
  • Controle financeiro;
  • Status das compras;
  • Desempenho dos colaboradores.

Conheça o varejo 4.0 e descubra como impacta em seu negócio

Os softwares de gestão são muito comuns na construção civil 4.0.

Usar softwares de gestão ajuda no dia a dia de trabalho do canteiro de obras.

Vantagens da construção civil 4.0

Os recursos citados anteriormente são alguns exemplos de como a tecnologia pode ser empregada no dia a dia de um canteiro de obras. Se usada corretamente, vai se tornar uma importante aliada dos profissionais para execução das demandas.

Isso porque é capaz de trazer benefícios, principalmente o aumento na produtividade graças à automação dos afazeres. Vai também permitir a tomada de decisões com embasamento em dados, levando à assertividade e economia de tempo nas ações.

Essas vantagens tendem a trazer bons resultados para o canteiro de obras, pois permitem a otimização de recursos. Há ainda as informações a partir de dados, que podem indicar que há material faltando ou em excesso. Ajuda a direcionar investimentos a áreas necessitadas.

Uma gestão mais profissional e tecnológica reduz custos e ainda tem bons números. É o nome dado à eficiência produtiva, pois dá para produzir o mesmo ou até mais com menos. Esse é um dos pilares da integração entre o ser humano e as máquinas.

A construção civil 4.0 desempenha papel essencial no canteiro de obras. Apesar de caminhar a passos lentos em comparação a outras áreas, veio para ficar. As tecnologias estão cada vez mais presentes nas demandas diárias e vão ajudar na cadeia produtiva.

Acesse agora mesmo e conheça as soluções da Ciser para a construção civil!

Produtos mais vendidos na Ciser