Existem diferentes tipos de automação industrial que buscam proporcionar maior produtividade e trazer uma série de vantagens para o dia a dia de trabalho.

A automação industrial traz importantes benefícios para as empresas. Ela se caracteriza pela implementação de tecnologias ao longo dos processos. Dessa forma, tem o intuito de proporcionar maior produtividade, reduzir o esforço humano e dar mais autonomia.

É uma inovação que está em alta no segmento e há espaço para crescer ainda mais. De acordo com levantamento da McKinsey, uma consultoria norte-americana, 8 em cada 10 negócios vão investir no ramo. Isso porque boa parte deles já faz investimentos na área.

Investir em automação pode levar a gastos no início, mas vai proporcionar retorno. A ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) estima redução anual de R$73 bilhões em custos industriais ao todo. Entretanto, para ter sucesso, é fundamental se planejar.

Parte de alcançar esse objetivo passa por entender quais são os diferentes tipos de automação industrial, bem como aqueles que podem ser aplicados a diferentes áreas. Isso permite conhecer os principais diferenciais de cada um na aplicação. 

Assim, dá para você escolher aquele que melhor atende às suas necessidades a fim de suprir as demandas na indústria. Continue a leitura deste conteúdo para aprender mais detalhes sobre o tema. 

Tipos de automação industrial

O segmento industrial é muito importante para a economia brasileira, com uma participação de 22,2% do PIB (Produto Interno Bruto). Existem quatro tipos de automação que podem ser usados em diferentes situações dentro do ramo, com características distintas entre si.

  1. Automação Fixa;
  2. Automação Flexível;
  3. Automação Integrada;
  4. Automação Programável.

Profissional da Ciser trabalhando em máquina com automação na indústria

Saiba todos os detalhes sobre a Construção Civil 4.0!

1. Automação industrial fixa

Ideal para quem trabalha com um alto volume de produção na indústria. Isso acontece por conta da configuração do maquinário, que demanda maior trabalho e rigidez. Dessa forma, usar o software para automatizar requer habilidade, oferecendo maior exigência. 

É muito usada em casos nos quais é preciso realizar tarefas repetitivas que não demandam alterar muitas vezes a programação do recurso tecnológico.

2. Automação industrial flexiva

É mais um dos tipos de automação industrial, mas como o próprio nome diz, tem função oposta à anterior. Dá para realizar mudanças na programação em um curto espaço de tempo e em diferentes estágios, proporcionando muito mais agilidade.

3. Automação industrial integrada

Para quem deseja integrar todas as operações dentro da empresa, essa automação é a mais recomendada. Ela possibilita uma maior interação entre diferentes áreas e pode ser adaptada conforme as necessidades internas ou do cliente, fornecendo boa organização.

4. Automação industrial programável

A exemplo da automação flexível, a programável também permite maior adaptação ao recurso tecnológico. É ideal para indústrias que possuem uma demanda menor de serviços, pois a reprogramação demanda maior tempo, acontece ao final da produção do lote.

Colaborador da Ciser programando máquina

Entretanto, as possibilidades não ficam restritas a esses tipos de automação industrial

Afinal, existem também outros modelos disponíveis no mercado que podem ser usados como forma de facilitar processos, ampliar a produtividade e trazer resultados em várias áreas.

5. Automação de vendas

Automatizar as vendas pode significar praticidade, agilidade e maior comodidade para o consumidor. Para que isso aconteça, é fundamental adotar uma estratégia que consiga suprir as necessidades do consumidor e garanta a ele uma boa experiência. 

Isso pode ser feito, por exemplo, de diferentes formas:

  • Field sales;
  • High-touch;
  • Low-touch;
  • No-touch.

Pelo sistema de “field sales”, a automação está na gerência do estoque, no armazenamento de dados, na organização de produtos e em outras tarefas. O contato do vendedor com o consumidor fisicamente é essencial para que tudo saia conforme o planejado.

Já no caso do “high-touch”, a interação humana acontece em determinado momento do processo. Há como automatizar o primeiro contato ou alguma outra etapa na venda, mas a finalização da compra tem que ser feita após a referência de um profissional.

O “low-touch”, por sua vez, dispensa parte do contato do cliente com o vendedor. Ele consegue fazer tudo sozinho, mas o vendedor está à disposição caso tenha algum tipo de dúvida. É o que geralmente acontece em caixas automatizados de supermercado.

Vendedor usando ferramentas tecnológicas para vender

Por último, o “no-touch” é encontrado no e-commerce. Isso porque não há nenhum tipo de contato com os consumidores. Todo o processo consiste em a pessoa fazer a compra sem precisar de ajuda, realizando o pagamento e esperando pela entrega diretamente em casa.

6. Automação de contratos

Também entra nos tipos de automação industrial que podem ser aplicados para outros segmentos a fim de ter maior facilidade com auxílio de tecnologia no dia a dia. Nas indústrias, é muito comum o relacionamento com fornecedores e prestadores de serviços.

Por isso, estar atento aos contratos é um ponto fundamental. Nem sempre você vai ter uma pessoa para executar esse serviço ou até mesmo podem acontecer falhas. O sistema automatizado vai evitar erros do tipo e proporcionar maior segurança a ambos os lados.

7. Automação de marketing

O marketing é uma importante estratégia a fim de agregar valor à marca, atrair mais clientes e aumentar o número de vendas. Isso vale também para o segmento industrial com a finalidade de criar mecanismos para interagir com seus clientes e ter resultados positivos.

Com o intuito de atingir esse objetivo, a empresa pode adotar a automatização de diferentes maneiras. Vale para estratégias de redes sociais, envio de e-mails, criação de páginas personalizadas para vender, entre outras ações no ambiente online.

Descubra como a Fábrica do Futuro pode ser uma aliada para a indústria!

Por que optar pela automação industrial?

Você percebeu que existem diferentes tipos de automação industrial, além de outras que podem também ser aplicadas em variados segmentos. Elas são capazes de trazer uma série de vantagens para a rotina de trabalho quando executadas corretamente.

Essas vantagens no dia a dia, por exemplo, credenciam as empresas a investir na automação industrial. Podemos destacar uma série de benefícios que englobam as mais diferentes esferas, como:

  • Aumento de produtividade;
  • Maior controle de processos;
  • Economia de custos;
  • Redução de tempo nos serviços;
  • Competitividade em relação a outras empresas;
  • Ampliação de segurança durante os processos;
  • Potencial de aumento nas vendas;
  • Redução de erros;
  • Melhor gestão dos ativos nos negócios;
  • Versatilidade dentro da linha de produção;
  • Maior qualidade dos produtos;
  • Chance de garantir a satisfação dos clientes.

Entender o conceito de automação e seus diferentes tipos de aplicação é muito importante para os negócios. Entretanto, para que a aplicação aconteça de maneira correta, é preciso de muita organização aliada a um bom planejamento a fim de trazer eficiência.

Isso passa diretamente por analisar quais as necessidades para conquistar resultados e assim pensar na aplicação. Os diferentes tipos de automação industrial possuem certa complexidade para serem implementados, por isso demandam uma estratégia assertiva.

Quer conhecer mais sobre processos de inovação da Ciser? Acesse o site do Hub #Colmeia:  www.hubcolmeia.com.br