Saiba tudo sobre a Stock Car, competição que tem a Ciser como patrocinadora oficial da equipe Full Time Sports

A nova temporada da Stock Car vai começar. Carros acelerando, muita emoção nas pistas, estratégias das equipes e adrenalina pura. Interlagos recebe no dia 13 de fevereiro (domingo) a Corrida de Duplas, primeira das 12 etapas previstas no calendário.

Na esteira da competição, a Ciser dá mais um importante passo em 2022 para consolidação da marca como força no automobilismo nacional. Somos a patrocinadora oficial da Full Time Sports, uma das 15 equipes da modalidade.

Fundada em 2004, tem Maurício Ferreira como diretor, profissional que se tornou o mais jovem no cargo a conquistar um título da Stock Car, quando tinha 37 anos. A expectativa é que possa repetir a dose e conquistar o caneco na nova temporada.

Quer ficar por dentro de tudo que vai acontecer este ano? Fatos e curiosidades sobre os carros que vão acelerar nas pistas? Conhecer alguns dos principais pilotos? Entender mais sobre a categoria? Continue a leitura do texto e não perca nenhum detalhe!

História da Stock Car

O nome remete a “estoque”, ou seja, algo semelhante a “carro original”. Apesar das corridas com veículos tradicionais, ainda assim são modificados para as competições. Por isso, a modalidade se enquadra na categoria de corridas de carros de turismo.

A inspiração para a Stock Car vem da Nascar, nos Estados Unidos, onde os carros usados nas corridas são de série e muito semelhantes aos que saem às ruas. É extremamente popular em diferentes países, como Austrália, Canadá, Inglaterra e México.

No Brasil, a primeira corrida aconteceu em 22 de abril de 1979, no Autódromo de Tarumã, na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul. Affonso Giaffone Júnior se tornou o primeiro vencedor, mas foi Paulo Gomes quem conquistou o título ao fim da temporada.

Desde então, as disputas nas pistas brasileiras evoluíram com o passar do tempo. A modalidade soube aliar aspectos importantes para consolidar a marca em território nacional e mundial. Houve sucesso de público, expansão internacional e desenvolvimento dos carros.

Carro de corrida da Stock Car Brasil 2022

Ciser é uma das patrocinadoras da equipe Full Time, participante da Stock Car Brasil em 2022

Carros da Stock Car

Os veículos da Stock Car evoluíram com o tempo e acompanharam o desenvolvimento da indústria automobilística. “Iguais” entre si, apresentam o mesmo tipo de chassi, motor e pneu, com diferenças na pintura e na lataria.

Isso então ajuda a ressaltar o equilíbrio entre os competidores e o talento dos pilotos. Um carro da modalidade possui 15 mil peças, todas certificadas e dentro de rigorosos padrões de qualidade a fim de garantir a segurança dos envolvidos.

Entre as características, podemos citar:

  • Vida útil do motor é de, aproximadamente, 5 mil km;
  • Motores V8 importados dos Estados Unidos;
  • Temperatura dentro do carro pode ultrapassar 50ºC em uma corrida; 
  • Obrigatório o uso do motor de partida elétrico (carro não liga por chave);
  • Pastilha de freio isenta de amianto e especial para a modalidade;
  • Tanque de combustível feito com fibra de carbono e kevlar;
  • Sequencial de 6 marchas para frente mais a ré;
  • Pisca alerta e luzes de freio e chuva devem estar sempre funcionando;
  • Todos os carros devem ter cronômetros de tempo.
Carro verde da Stock Car em sala de uniformes

Os carros da Stock Car acompanham a evolução da indústria automobilística.

Saiba mais sobre as perspectivas do Brasil para o futuro da mobilidade urbana

Temporada da Stock Car 2022

Neste ano, a abertura da temporada acontece com o retorno da Corrida de Duplas após três temporadas, no tradicional Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A etapa acontece sem a presença do público em virtude da pandemia de Covid-19.

Estão previstas duas provas para essa abertura, em 13 de fevereiro (domingo). A primeira ocorre às 13h55 (de Brasília), com 30 minutos de duração mais uma volta. Na sequência, há 5 minutos para troca de pilotos e largada às 14h50 (de Brasília), com a mesma duração.

Imagem de carro da Stock Car visto de baixo para cima

Ciser é uma das patrocinadoras da equipe Full Time em 2022

Ao todo, a temporada de 2022 da Stock Car tem 12 etapas divididas em quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul) mais o Distrito Federal. São nove meses de competições até conhecermos o grande campeão.

  • 13/02 (1ª etapa): Interlagos (SP); 
  • 20/03 (2ª etapa): Goiânia (GO);
  • 10/04 (3ª etapa): GP do Galeão (RJ);
  • 15/05 (4ª etapa): Mogi Guaçu (SP);
  • 02/07 (5ª etapa): Brasília (DF);
  • 03/07 (6ª etapa): Brasília (DF);
  • 31/07 (7ª etapa): Interlagos (SP);
  • 04/09 (8ª etapa): Tarumã ou Santa Cruz do Sul (RS);
  • 25/09 (9ª etapa): Mogi Guaçu (SP);
  • 22/10 (10ª etapa): Goiânia (GO);
  • 23/10 (11ª etapa): Goiânia (GO);
  • 20/11 (12ª etapa): Brasília (DF).

A pontuação é diferente em etapas especiais, como a Corrida de Duplas, e etapas padrão. Todos os pilotos, do primeiro ao vigésimo lugar, pontuam – exceção à segunda corrida na categoria especial, em que a pontuação só vale até o 12º lugar.

Os pontos conquistados são somados ao fim da temporada para conhecermos o campeão da Stock Car. Além disso, também é divulgada a equipe vencedora. Para ver a pontuação completa, acesse o regulamento.

Pilotos da Full Time Sports e a Stock Car

Diferentes pilotos já participaram da Stock Car ao longo da história. Alguns nomes ilustres e de peso da Fórmula 1, por exemplo:

  • Rubens Barrichello;
  • Felipe Massa;
  • Jacques Villeneuve;
  • Ingo Hoffmann;
  • Timo Glock;
  • entre outros.

Para a edição de 2022, a equipe Full Time Sports, patrocinada pela Ciser, tem dois pilotos confirmados nas pistas: Rubens Barrichello e Rafael Suzuki.

Saiba mais sobre ambos logo abaixo.

Rubens Barrichello

Campeão em 2014 com a Full Time Sports, está há nove anos em carros da Stock Car, acumulando 17 vitórias e 12 poles. Aos 49 anos, é um dos pilotos mais experientes do grid, com know-how de ter participado das principais categorias do automobilismo mundial.

Ênfase para sua presença na Fórmula 1, em que participou de 19 temporadas de maneira ininterrupta. Dessas, seis foram pela Ferrari, equipe que o ajudou a ser duas vezes vice-campeão mundial. Ao todo, participou de 326 GPs e subiu ao pódio 68 vezes.

Desde que entrou para a Stock, Rubinho já venceu duas vezes a Corrida do Milhão (2014 e 2018). Essa prova faz parte do calendário anual e dá ao vencedor o prêmio de R$1 milhão, é a que mais costuma chamar atenção de patrocinadores, pilotos e emissoras de TV.

Rafael Suzuki

Piloto Rafael Suzuki em competição com o veículo Stock Car da cor verde.

Piloto Rafael Suzuki é um dos principais pilotos da equipe Full Time na Stock Car Brasil 2022

A equipe Full Time também traz Rafael Suzuki, que entra em sua oitava temporada dentro da modalidade. Aos 33 anos, tem uma vitória em Londrina, no Paraná, além de ter conquistado três poles e subido outras três vezes ao pódio.

Construiu grande parte da carreira no kart, categoria em que iniciou ainda jovem. Ganhou também experiência em diferentes continentes, com disputas na América do Sul, Ásia e Europa ao competir por F3 Sul-Americana, F3-Asiática, F3-Alemã e F3-Japonesa.

Automotivo e mais: conheça segmentos de cobertura dos parafusos Ciser

Campeões da Stock Car

A modalidade consagrou importantes nomes desde a primeira corrida, em 1979, e muitos escreveram o nome na história ao conquistar o título da temporada. Ao todo, 19 pilotos diferentes já tiveram o gosto de gritar “é campeão”, com Ingo Hoffmann como o maior deles.

  • 12 títulos: Ingo Hoffmann;
  • 5 títulos: Cacá Bueno;
  • 4 títulos: Paulo Gomes;
  • 3 títulos: Angelo Giombelli, Chico Serra, Daniel Serra e Ricardo Maurício;
  • 2 títulos: Giuliano Losacco;
  • 1 título: Afonso Giaffone, Alencar Júnior, David Muffato, Fábio Sotto Mayor, Felipe Fraga, Gabriel Casagrande, Marcos Gomes, Marcos Gracia, Max Wilson, Rubens Barrichello e Zeca Giaffone.

Quem vai ser o campeão em 2022? Essa é uma dúvida respondida ao fim da temporada da Stock Car. Fato é que a Ciser já se tornou vitoriosa ao consolidar seu nome como patrocinadora da equipe Full Time Sports em uma das principais modalidades do automobilismo.

Gostou do conteúdo? Siga a Ciser nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube, e fique por dentro das novidades.