Veja o que podemos aprender com as 50 maiores empresas do varejo de materiais de construção civil de 2019, de acordo com o ranking das lojas de varejo no Brasil, da revista Anamaco.
A Revista Anamaco – publicação da Grau 10 Editora – divulgou ao mercado o resultado de sua Pesquisa do Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção. Mais uma vez, a lista tem o objetivo de apontar os varejistas, atacadistas e distribuidores mais bem-posicionados do país, tornando-se a maior ferramenta de pesquisa do segmento. O ranking também dá origem ao extremamente renomado Prêmio Anamaco, cedido aos varejistas mais bem-posicionados.
A análise é feita em parceria com indústrias dos mais variados segmentos da cadeia produtiva de construção civil – desta vez, 597 empresas foram convidadas a participar e indicar seus maiores revendedores a nível nacional e regional. A Ciser foi uma das empresas convidadas e fizemos nossa parte para valorizar as empresas que ajudam a levar nossos produtos aos lares brasileiros. Com isso, também auxiliamos a fortalecer o mercado de construção civil regional e nacional.
Ranking das lojas de varejo no Brasil – 2019
O resultado da 20ª edição do ranking foi divulgado na feira Feicon Batimat, um dos maiores eventos da América Latina voltados à construção civil. Confira abaixo os 50 maiores varejistas do país do ano e veja o que podemos aprender com eles.
As empresas citadas aqui são conhecidas e lembradas pelo público brasileiro. Mas o que as diferencia das demais? O que torna uma loja de varejo mais relevante? Indo além, perguntamos: o que nós podemos aprender com elas?
Para ajudar nossos leitores lojistas, que podem já estar no ranking acima, trouxemos 5 táticas importantes que são aplicadas pelas maiores lojas de construção civil do Brasil e do mundo. Vamos lá?
Diversificação dos canais de venda
Não é novidade para ninguém que as vendas on-line dominaram boa parte da economia mundial. E não foi diferente para o segmento de construção civil. Diversas lojas atualizaram seus modelos de venda e distribuição, inclusive unificando as vendas físicas e on-line: há modelos de negócios em que o consumidor pode comprar seus produtos pela internet, com total comodidade, e ir à loja apenas para retirar. E você, está se atualizando?
Mix de produtos
Esta é uma tática que varia muito de acordo com a estratégia de cada empresa. Algumas lojas de varejo possuem mix de produtos extremamente variados – que vão de peças de madeira e de metal para projetos arquitetônicos, a concreto armado para construção civil –, enquanto outras preferem focar em um nicho de atuação para atender bem a um segmento específico. Para isso, analise sua loja e seu público e descubra: para quem você quer vender?
Presença nas redes sociais
Para não ser esquecido, você precisa ser visto. Use as redes sociais para interagir com seu público e entender suas necessidades, além de identificar novas oportunidades de negócio. É importante lembrar que o WhatsApp também é utilizado como uma importante ferramenta de comunicação, seja com clientes ou vendedores da sua loja. Analise a presença das empresas presentes no ranking das lojas de varejo no Brasil, inspire-se e defina uma estratégia de comunicação.
Uso de tecnologias
O varejo está em constante evolução. Ano após ano, tecnologias surgem e se disseminam, trazendo inúmeras possibilidades aos lojistas. Por exemplo: você já ouviu falar de caixas de autoatendimento?
Com elas, os clientes podem passar suas próprias contas sem a necessidade de um operador. Fique de olho nas novidades que estão surgindo e veja como pode utilizá-las em sua loja.
Veja mais: “Loja de material de construção: conheça 4 tendências de vendas”
Projetos de inovação
Outra tendência que cresceu muito nos últimos anos é a criação de projetos de inovação próprios. Ou seja, a marca oferece projetos recorrentes ou esporádicos, que podem ser em parceria com a população, para auxiliar no desenvolvimento de novos produtos e ideias.
É por isso que a Ciser implementou a plataforma de inovação aberta Ciser+. O programa nos conecta com universidades, startups e outras grandes empresas, compartilhando a inovação em diversos setores da economia. Tudo para gerar mais ideias, mais agilidade e mais resultados.
Investindo em melhorias constantes, levamos ao mercado produtos inovadores e que agregam valor ao cliente e às empresas. Prova disso são os diversos prêmios conquistados com o passar das décadas, com destaque para a pesquisa Campeãs de Inovação, idealizada pela Revista Amanhã, que elegeu a Ciser como a empresa mais inovadora do Sul no segmento de metalurgia.
E você, já está aplicando essas táticas na sua loja? Com elas, você pode aprimorar a atuação da sua empresa e, até mesmo, aparecer no próximo ranking das lojas de varejo no Brasil. E as dicas não param por aí! Conheça mais novidades para o mercado de construção civil e para o varejo como um todo, e descubra inúmeras oportunidades para o seu negócio.
Veja mais: 6 inovações na construção civil que você precisa conhecer