Entenda como uma produção mais sustentável pode beneficiar o setor agrícola e conheça algumas das principais práticas do mercado. 

Segundo uma análise da FAO, órgão das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, a agricultura e a pecuária tendem a enfrentar grandes mudanças nas próximas 4 décadas. Com a expectativa de que a população mundial chegue a 9,8 bilhões de pessoas em 2050, 29% a mais que o número atual, a produção agrícola e pecuária deverá sofrer um aumento de 70% para atender à nova demanda.

Nesse contexto, a produção agrícola precisará passar por adaptações para conquistar ganhos de produtividade. E uma parte fundamental dessas mudanças envolve a adoção de práticas de preservação ambiental, o uso eficiente de recursos e a redução de desperdícios. Assim, a agricultura sustentável tem um grande espaço no futuro do agronegócio.

Neste texto, você vai entender melhor como funciona a agricultura sustentável, os benefícios que ela traz para os negócios e algumas das suas principais práticas.

 Como funciona a agricultura sustentável 

Chamamos de agricultura sustentável a produção agrícola que busca reduzir os seus impactos ambientais e, ao mesmo tempo, garantir um bom desempenho econômico para os produtores e o mercado. Dessa forma, atende às necessidades alimentares e têxteis da sociedade sem comprometer o solo, os reservatórios de água e o ar da região. 

Isso acontece, por exemplo, por meio da redução — ou, quando possível, eliminação — do uso de pesticidas e agrotóxicos, do uso de uma adubação verde, do reflorestamento e da integração de lavouras e florestas.

Outras características importantes da agricultura sustentável são a oferta de produtos nutritivos e de alta qualidade, mais seguros para a saúde humana e melhores condições de trabalho para os agricultores.

Quais são os benefícios da agricultura sustentável

Embora a manutenção do meio ambiente seja a vantagem mais conhecida da agricultura sustentável, o modelo pode trazer grandes vantagens para os consumidores, a sociedade e os negócios.

Isso porque lidamos com grandes problemas socioambientais, como a mudança do clima e a poluição dos oceanos, que preocupam a sociedade como um todo. Cada vez mais conscientes, muitos consumidores preferem comprar de marcas comprometidas com o meio ambiente, investindo em produtos reconhecidos por certificações, selos e processos de produção ecológicos e transparentes.

Além de um elemento estratégico, a agricultura sustentável ainda é capaz de trazer economia para os produtores. Embora muitos não prestem atenção a este fato, o uso racional de recursos naturais e a diminuição de desperdícios aumentam a eficiência da produção agrícola e reduzem os custos com a recuperação do solo, de rios, outros cursos d’água e a obtenção de novas terras para plantio.

Na ponta da cadeia, as pessoas podem contar com alimentos sadios, nutritivos e confiam mais nas marcas com as quais interagem. As cidades e os agentes públicos, por sua vez, precisam empregar menos esforços para preservar recursos naturais e garantir que todos tenham acesso a eles.

Conheça os principais implementos agrícolas que ajudam a aumentar a produtividade no campo.

Práticas sustentáveis para a produção agrícola

Várias estratégias podem ser empregadas para tornar a produção agrícola mais sustentável. Hoje em dia, ainda contamos com tecnologias e inovações que promovem a economia de recursos, ajudam a reduzir os impactos da atividade para o meio ambiente, reduzem custos e aumentam a segurança do trabalhador do campo.

A seguir, conheça algumas práticas e ferramentas importantes para uma agricultura mais consciente.

Uso eficiente da água

Novamente segundo a FAO, a agricultura é a atividade que mais utiliza os recursos hídricos disponíveis, sendo responsável por aproximadamente 70% do consumo mundial. Ou seja, o setor tem a grande responsabilidade de usar a água de forma eficiente, evitando desperdícios e contaminações.

Para isso, existem alternativas bastante viáveis, como o uso de irrigadores de maior precisão e o reaproveitamento da água da chuva — no último caso, é preciso investir em um sistema de captação e garantir que o armazenamento seja feito de forma adequada.

Uso de energias renováveis

Outra forma de tornar a produção mais sustentável é usar energia gerada a partir de fontes renováveis. Para suprir a demanda por energia, que é grande em várias atividades do campo, a energia solar e a eólica podem ser alternativas bastante vantajosas. 

Além de promover economia a médio e longo prazo, elas não emitem gases de efeito estufa e nem geram resíduos nocivos para o meio ambiente.

Uso de produtos orgânicos

Uma das maiores exigências dos consumidores nos últimos anos tem sido a redução e até a eliminação — de produtos químicos que podem contaminar o solo, os cursos d’água e provocar danos à saúde.

Algumas alternativas que podem ajudar nesse sentido são a adubação orgânica, o uso de pesticidas naturais e o manejo integrado de pragas e doenças, que utiliza diferentes técnicas para fazer o controle de pragas de forma mais sustentável.

É claro que cada tipo de cultura vai precisar de estratégias diferentes para adequar a sua produção às novas demandas do mercado. No entanto, a adoção de estratégias para reduzir os impactos da atividade agrícola será cada vez mais importante para a manutenção dos negócios.

Hoje, a agricultura sustentável traz grandes alternativas não apenas para que o agronegócio se reinvente, mas também para que ele crie as condições necessárias para continuar em funcionamento sem enfrentar grandes problemas pela frente.

Gostou do conteúdo? Aproveite para se informar mais sobre a produção agrícola em nosso blog.

Agronegócio: desafios e perspectivas pós-COVID-19