Quanto maior o investimento em ferramentas de Gestão da Qualidade, maiores as chances de aperfeiçoamento e otimização dos processos de produção dentro das empresas.
Diante de um mercado tão competitivo, as empresas precisam se manter focadas em encontrar e desenvolver diferenciais que as coloquem em um lugar de destaque no mercado.
Para alcançar tais objetivos, uma das melhores estratégias é a implementação de ferramentas de Gestão da Qualidade. E neste artigo você vai entender por quê e como utilizá-las na sua organização.
Qualidade gera fidelidade
Uma pesquisa da KPMG afirma que para 84% dos consumidores brasileiros, o principal requisito para ser fiel a uma marca é a garantia de consumir um produto de qualidade.
Para alinhar uma empresa a essas expectativas, é preciso entender que uma Gestão da Qualidade é um esforço contínuo que pode assegurar que os padrões sejam atendidos, além de tornar possível o trabalho na melhoria deles.
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Mas afinal, o que é Gestão da Qualidade?
O conceito de Gestão de Qualidade é o resultado de diversas estratégias, técnicas e ações que, juntas, entregam uma garantia de qualidade e melhoria da qualidade, e isso vai desde o início da produção até o pós-venda.
Tudo isso surgiu a partir do tão falado “foco no cliente”, a busca incansável para atingir o máximo de eficiência no atendimento e no serviço prestado.
É importante entender que não há uma fórmula que indique a maneira correta de realizar esse gerenciamento. Mas pode-se dizer que existem 4 elementos que compõem essa gestão:
- planejamento;
- controle;
- melhoria;
- garantia.
A implementação de cada um desses componentes resulta no que chamamos de Gerenciamento Total da Qualidade (SGQ).
Quer saber como a implementação dessa gestão de processos pode impactar positivamente o dia a dia da sua organização? Continue a leitura e descubra.
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O que são as ferramentas de Gestão da Qualidade?
Utilizadas para mensurar, analisar e desenvolver ações efetivas para soluções de problemas, as ferramentas de Gestão da Qualidade proporcionam um aumento de produtividade por meio da otimização de processos e definição das responsabilidades de todos os elementos. Afinal, quanto mais assertiva for a produção, menos divergências, retrabalhos e desperdícios.
Existem diversas ferramentas da qualidade. Cada uma delas carrega uma grande importância dentro de uma empresa, podendo ser facilmente adaptadas conforme o segmento e o tamanho da organização.
7 ferramentas da gestão da qualidade
Fluxograma
Trata-se de uma representação gráfica de todas as etapas de um processo, onde se torna possível compreender o seu funcionamento como um todo. Através da utilização de símbolos geométricos, podem ser identificados os materiais, serviços, recursos e decisões a serem tomadas para alcançar o melhor resultado.
Diagrama Ishikawa
O Diagrama Ishikawa, também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe, diagrama de Causa e Efeito ou diagrama 6M, é bastante utilizado no âmbito empresarial. Essa é uma ferramenta de análise que auxilia a equipe a encontrar as causas reais de problemas que atrapalham o funcionamento dos processos de uma organização.
Folhas de Verificação
A folha de verificação busca padronizar e otimizar a rotina através de um formulário que realiza uma coleta de dados em tempo real. Essa ferramenta não exige um padrão específico: pode ser uma planilha, quadro ou tabela, basta escolher a maneira que que torna a atividade mais assertiva.
Diagrama de Pareto
O Diagrama de Pareto é uma representação gráfica que tem o objetivo de esclarecer sobre a relação causa-benefício, uma vez que identifica quais ações devem ser priorizadas para alcançar resultados positivos. Assim, é possível sanar os problemas rapidamente.
Histograma
O Histograma é uma ferramenta que permite a análise da frequência que uma determinada amostra de dados ocorre. Isso torna mais fácil a visualização, comparação e comunicação dessas informações, além de oferecer uma previsão acerca dos resultados.
Diagrama de Dispersão
Essa ferramenta, representada por um gráfico, é utilizada na análise, verificação ou comprovação de uma relação de causa e efeito, tornando possível a identificação da correlação entre esses pontos e a determinação de uma possível falha.
Cartas de Controle
As Cartas de Controle mostram, de maneira ampla, informações relevantes a partir de um padrão de referência. Dessa forma, é possível o controle eficiente do processo e a tomada de providências necessárias para melhoria do processo e correção de alterações, caso elas existam.
Benefícios
Todas essas ferramentas da qualidade são essenciais para o aperfeiçoamento dos processos de forma eficaz. Com mapeamento de processos, metodologias que se adequam às necessidades da empresa e acompanhamento dos resultados, podem gerar resultados esclarecedores.
Essas melhorias devem levar a empresa ao patamar desejado. E esse nível traz diversos benefícios à organização, como:
1. Aumento da produtividade dos colaboradores
As ferramentas de gestão de qualidade podem proporcionar um aumento de produtividade por meio da otimização de processos e definição das responsabilidades dos elementos. Assim, permite-se que a produção se torne mais precisa.
2. Otimização da organização interna
As melhorias das organizações internamente, acontece porque as partes envolvidas no processo, ou seja, todos os níveis hierárquicos, entendem as etapas existentes e passam a fazer parte dos padrões estabelecidos pelas ferramentas.
3. Controle dos processos de produção
Com todas as etapas bem claras para todos, a garantia do controle total no processo produtivo fica mais viável, além da consistência do produto final, ou seja, o alcance de um padrão de excelência.
4. Redução de custos e desperdícios
Devido à otimização das etapas e da rápida identificação de problemas, a implementação de ferramentas de gestão de qualidade auxilia na diminuição dos recursos desperdiçados, além de absorver menos custos da produção e evitar retrabalhos posteriores.
Como resultado, permite um aumento do desempenho financeiro, o que ajuda em um planejamento mais consistente do fluxo de caixa e na promoção do melhor controle das despesas e lucros.
5. As Ferramentas de gestão da qualidade criam uma base para melhoria contínua
Ao optar pela utilização de ferramentas de gestão de qualidade, a empresa estará em melhoria constante, gerando satisfação e desenvolvendo confiança e assim, fortalecendo a imagem da organização.
Desde a diretoria até os funcionários envolvidos diretamente na produção e realização de serviços, é essencial que cada colaborador da empresa tenha conhecimento para utilizar tais ferramentas, uma vez que é o trabalho em equipe que torna a aplicação mais eficaz.
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A prática leva à perfeição e traz resultados
Por fim, é possível compreender que, com ferramentas da qualidade, as organizações podem obter resultados muito mais satisfatórios, além de alcançar melhorias no gerenciamento dos seus recursos e processos e estimular o aperfeiçoamento dos negócios como um todo.
Apostar nessas mudanças também é colocar a empresa em outro nível, uma vez que novas estratégias são sempre bem-vindas na hora de se posicionar diante de um mercado que, a cada dia, está mais competitivo. São medidas como estas que permitem que cada organização avalie seu desempenho diante das novas exigências e demandas atuais.
Agora que você sabe quais as ferramentas, conheça o setor de qualidade da Ciser e inspire-se para fazer melhorias no departamento da sua empresa. Acesse o link e descubra:
https://blog.ciser.com.br/institucional/setor-qualidade/