Uma empresa inovadora é caracterizada por ser capaz de proporcionar soluções únicas e autênticas para o mercado, bem como no dia a dia de seus colaboradores.

O que é inovação? Se você abrir o dicionário ou fizer uma rápida pesquisa pela internet, vai encontrar algumas definições. A principal delas remete à criação de algo novo a fim de melhorar uma situação. Isso vale para diferentes segmentos, incluindo as empresas.

As instituições que se enquadram nesse quesito chamam atenção das pessoas de fora, dos colaboradores e até mesmo dos concorrentes. Por meio de ações planejadas, costumam se destacar ao trazer uma perspectiva diferente e desenvolver novas ideias.

Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que três em cada 10 empresas brasileiras são inovadoras. O número retrata que ainda há uma margem grande para crescimento através de um processo de melhoria contínua.

Há mais de 60 anos, a Ciser se concentra em alcançar esse objetivo ao trazer inovação e progresso em suas unidades produtivas. Estamos entre as 150 instituições mais inovadoras do país e no top-5 da categoria “Materiais de Construção” no Valor Inovação Brasil.

Além disso, aparecemos na 15ª posição entre 50 empresas no ranking Campeãs da Inovação da Região Sul. Elaborado pelo Grupo Amanhã em parceria com o IXL-Center, é baseado na metodologia Global Innovation Management Institute e 2º lugar na categoria Produto Inovador modalidade Design Industrial, Prêmio Professor Caspar Stemmer.

Quer saber mais detalhes de por que somos uma empresa inovadora? Quais os atributos que uma instituição do tipo precisa ter? De que forma fomentamos novos negócios com os clientes por meio deste título? Continue a leitura deste conteúdo para descobrir.

O que uma empresa inovadora precisa ter?

Uma empresa que pode ser chamada de inovadora apresenta diferentes tipos de características. Ela passa uma imagem de desenvolvimento para o mercado, acima de tudo, capaz de gerar novos conhecimentos em diferentes áreas dentro da organização.

Isso pode ser feito, por exemplo, ao estabelecer foco na elaboração de produtos a fim de solucionar problemas. Também pode ser algo para melhorar a experiência do cliente, o relacionamento com os stakeholders ou até mesmo o dia a dia dos colaboradores.

Todas as ações de uma empresa inovadora sempre são norteadas justamente pelo pilar da inovação. É a oportunidade de oxigenação das ideias, prospecção de novos clientes e até mesmo encontrar meios de uma melhoria contínua ao longo dos processos.

Ainda há uma margem grande para crescimento das empresas

Reconheça instituições que promovem a gestão de inovação.

Entre as características comuns em instituições do tipo, podemos citar:

  • Busca constante por inovações;
  • Investimento em pesquisas;
  • Valorização de profissionais;
  • Colaboradores engajados;
  • Definição de processos;
  • Preocupação com os clientes;
  • Tecnologia como aliada na rotina;
  • Estímulo aos colaboradores para inovar;
  • Ações voltadas para o impacto no meio ambiente.

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Motivos que tornam a Ciser uma empresa inovadora

1. Produtos inovadores

O portfólio de produtos Ciser é amplo e conta com mais de 27 mil soluções para atender clientes de diferentes segmentos. Alguns deles são únicos, com linhas exclusivas e desenvolvidas a partir de pesquisas, estudos e com auxílio de profissionais qualificados.

Um exemplo é a bucha refixe, que não possui nenhum similar entre os concorrentes, e atua na recuperação de furos. Esse produto possui dois modelos diferentes, um para alvenaria e outro para madeira.

Além disso, há outros produtos que ajudam a ilustrar o porquê somos uma empresa inovadora. Todos possuem em comum o fato de terem sido pensados para resolver problemas dos consumidores, fornecendo qualidade e segurança.

  • Haste Solar em Aço Carbono;
  • Nanotec 3.000;
  • Nanotec Alumínio;
  • NanoGeo;
  • Parafuso Plast Ultra;
  • Parafuso Dual Pitch.
Todas as ações de uma empresa inovadora são norteadas pelo pilar de inovação.

O chão de fábrica é onde acontece a verdadeira transformação da inovação Ciser

2. Inovação comprovada por certificação

Premiar instituições que promovem a gestão da inovação é o objetivo principal da ISO 56002. A Organização Internacional de Padronização, responsável por estabelecer certificações a empresas com boas práticas, passou a promover a entrega em 2020.

Na ocasião, apenas 150 instituições ao redor do planeta foram contempladas com a ISO 56002 que trata sobre a estruturação de processos. 

Essa certificação é baseada em oito pilares:

  1. Abordagem por processos; 
  2. Adaptabilidade e resiliência;
  3. Cultura colaborativa;
  4. Direção estratégica;
  5. Gestão de incertezas;
  6. Gestão de insights;
  7. Liderança com foco no futuro;
  8. Realização de valor.

A Ciser conquistou a certificação por meio do #Colmeia, o Hub de Inovação do Grupo H. Carlos Schneider, o primeiro Hub do Brasil a receber a certificação ISO 56002, saiba mais logo abaixo.

3. Estímulo à criação e ao desenvolvimento

Estimular a criação e o desenvolvimento fazem parte do DNA do Grupo H. Carlos Schneider, do qual a Ciser também participa.  O Hub #Colmeia visa fomentar conexão da empresa com startups, universidades e corporações, a fim de desenvolver projetos que alavanquem o modelo de negócio da Organização por meio de estratégias de Pesquisa & Desenvolvimento, inovação aberta e Venture Builder.

A ideia do espaço é gerar o desenvolvimento de novas ideias, potencializar a criatividade de cada um e ainda agregar valor à empresa inovadora. Isso é possível graças à conexão com o ecossistema de inovação, acelerando negócios e trazendo excelência aos resultados.

A Ciser estimula à criação e desenvolvimento dos seus colaboradores.

Os colaboradores Ciser são instigados a trabalharem com inovação no hub #Colmeia

4. Modelos de investimento em pesquisa

Como citado anteriormente, a Ciser tem um de seus pilares pautado pelo investimento em pesquisa e desenvolvimento. O objetivo é garantir as melhores soluções de fixadores para os diferentes segmentos do mercado, incluindo programas de incentivo universitário.

Há 14 anos, desenvolvemos uma área dentro da instituição voltada apenas para recursos em tecnologia. Com ela, um manual de referência para os gestores foi elaborado com orientações aos colaboradores, prezando por estratégias ao mercado interno e externo.

No #Colmeia, por exemplo, as ações se dão pelo P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Uma equipe qualificada busca desenvolver novas soluções e promover conexões em áreas distintas da empresa, como marketing, novos negócios e inteligência de mercado.

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5. Foco no meio ambiente

Dentro da Ciser, existe uma preocupação muito grande com as questões ambientais e de que maneira nossas ações podem impactar no meio ambiente. O pensamento comum é de cuidar do mundo no presente para pensarmos em um bom futuro às próximas gerações.

Isso passa por promover ações de preservação a ecossistemas importantes da fauna e flora brasileira, como o Cerrado e a Mata Atlântica. Além disso, há a preferência por fontes de energia limpas e renováveis, bem como o uso consciente da água nas operações.

Outros aspectos importantes de ações ESG (Environmental, Social, Governance) na Ciser voltadas para minimizar o impacto à natureza são:

  • Reciclagem de resíduos;
  • Uso de embalagens retornáveis;
  • Educação ambiental dos colaboradores;
  • Campanhas para redução de copos plásticos;
  • Coleta de pilhas e baterias;
  • Coleta seletiva do lixo.

Atitudes como as promovidas pela Ciser em diferentes ambientes e a fim de proporcionar benefícios para os mais variados setores a tornam uma empresa inovadora. Isso é de fundamental importância para prospectar novos negócios e ampliar a inovação.

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