Conheça a importância de uma construção sustentável bem feita, responsável por aliar estética e eficiência ao projeto.

Assim como em outras áreas, a construção civil também está integrando a sustentabilidade em seus processos. Para reduzir os impactos causados pelo setor, muitas organizações estão investindo em modelos de produção que contemplam aspectos ambientais, sociais e econômicos, tanto em obras residenciais quanto em comerciais.

Isso porque a sustentabilidade envolve muito mais que o uso de materiais naturais ou recicláveis. Deve ser uma construção sustentável de qualidade, que garanta conforto e economia aos seus habitantes. Isso gera menos resíduos, demanda menos manutenção e não deixa as aspirações estéticas de lado.

No mundo de hoje, preocupações como essas deixaram de ser um diferencial para alcançar um novo patamar de importância. Trabalhos que priorizam a preservação, a eficiência e o bem-estar estão se tornando cada vez mais comuns.

Continue a leitura do texto e vamos explicar o porquê essas construções com maior preocupação ao meio ambiente são importantes. Saiba a importância, quais são as vantagens e características desses projetos.

O que é uma construção sustentável

As construções sustentáveis são projetos que buscam o equilíbrio entre os ambientes naturais e os construídos. A ideia é aliar o uso consciente de recursos naturais e a redução dos impactos dos processos sobre a natureza:

  1. Durabilidade;
  2. Qualidade de vida;
  3. Equidade econômica.

Para isso, contam com projetos estruturados que inserem boas práticas em todas as fases do processo de construção. Passando assim pela escolha de terrenos e materiais, o tratamento de resíduos, o relacionamento com os moradores até o momento de demolição.

A importância da construção sustentável

A construção civil é uma área de grande importância para a economia brasileira. Ela é responsável por milhões de empregos e a movimentação de diversos negócios, como mercados, restaurantes e bares. 

Jardins verticais se destacam na construção sustentável

O equilíbrio com áreas verdes é a chave para uma construção sustentável.

Mas a atividade, que é tão importante, também é responsável por alguns dos maiores impactos ambientais. Por exemplo, é um dos setores que mais consomem recursos como água e eletricidade.

Um estudo da FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) revelou que o setor é responsável pelo consumo de 20% a 50% dos recursos naturais do planeta. Cada m2 consome 200 a 250 litros de água, segundo a US Green Building Council, ressaltando o alto gasto do recurso.

Além disso, há ainda outros problemas, como a produção de lixo e o desperdício. É comum que muitos resíduos sejam gerados ao final de uma obra, o que pode trazer novos problemas se o descarte não for feito de maneira correta. 

Como a preocupação com as questões socioambientais é crescente e os clientes estão cada vez mais exigentes , as práticas de sustentabilidade estão se tornando mais que um diferencial. É comum encontrarmos projetos e regulações que exijam cuidados para aumentar o padrão e a qualidade das obras.

Conheça os fixadores para energia solar que não podem faltar no seu projeto com painéis fotovoltaicos. 

Vantagens da construção sustentável

Além de cumprir as regulamentações e atender às expectativas de consumidores e do mercado, as construções sustentáveis apresentam grandes vantagens aos proprietários. Isso se refere, principalmente, a alternativas mais sustentáveis.

  • Uso de energia renovável;
  • Escolha de materiais recicláveis e naturais;
  • Redução da necessidade de manutenção.

Fora os benefícios para o bolso, esse tipo de projeto também oferece ambientes mais confortáveis, que aproveitam melhor a luz natural, os fluxos de ar e os espaços disponíveis. Assim, aumentam o bem-estar ao passo que diminuem os gastos com energia elétrica.

Características da construção sustentável

Embora já tenhamos mencionado algumas das características das construções sustentáveis nos tópicos anteriores, o modelo de produção envolve o uso de muitas práticas. A seguir, saiba mais sobre as principais delas.

Técnico instala painel solar como característica de construção sustentável.

As energias renováveis são uma característica marcante da construção sustentável.

Eficiência energética

A eficiência energética é o uso racional de energia, que busca alcançar o maior aproveitamento possível com a menor quantidade de eletricidade. Na construção sustentável, ela pode ser alcançada com investimentos em diversas formas.

Uma delas é trabalhar com energias limpas, como a solar e a eólica. Além disso, ter estratégias para refrescar os ambientes naturalmente, como janelas maiores e tetos verdes.

Economia de água

Para evitar o desperdício e conquistar o melhor aproveitamento da água, outro recurso de importância crítica, as construções se empenham em fazer uso consciente. Além de gestão durante a obra, é preciso soluções que otimizem o uso no dia a dia dos moradores.

  • Sistemas de racionamento;
  • Aproveitamento de água da chuva.

Materiais de menor impacto

A escolha de materiais também tem uma grande influência nos resultados de uma obra. Pensando no meio ambiente, materiais orgânicos, renováveis ou recicláveis são priorizados para reduzir os impactos gerados. Por exemplo:

  • Tintas ecológicas;
  • Madeira de demolição;
  • Bioplástico.
Materiais que reduzem o impacto ao meio ambiente são essenciais em um planejamento sustentável.

Planejamento para construção sustentável usando madeira.

Controle de resíduos

Os resíduos de uma construção podem causar grandes impactos não apenas ao meio ambiente, mas também às pessoas que vivem perto do empreendimento.

Desse modo, fazer uma destinação adequada e cumprir as determinações da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) também faz parte dos projetos comprometidos com questões socioambientais.

Existem tipos de construção sustentável, que podem variar conforme as práticas, as ferramentas e os materiais utilizados. Isso traz benefícios ao meio ambiente e também valor aos clientes, colaborando para a construção de uma boa imagem nos negócios.

Saiba como aplicar a sustentabilidade na construção civil!

Produtos mais vendidos na Ciser