Saiba o que é rosca soberba e descubra suas principais características e aplicações no dia a dia para garantir resistência completa na hora de utilizar

Se você está lendo este post, certamente já sabe que quando falamos de parafusos, estamos em casa. Afinal, somos especialistas em produzir esses fixadores em diferentes tamanhos, funções e especificações. Entre eles está o modelo rosca soberba.

O parafuso de rosca soberba é comum em grandes construções, ao mesmo tempo que faz parte do nosso dia a dia em lugares que nem imaginamos. Essencial para diferentes tipos de segmentos, principalmente no ambiente doméstico, dentro de nossas casas.

Quer saber mais sobre o que é esse tipo de parafuso? Onde ele pode ser aplicado? Como garantir uma máxima performance quanto à resistência e sustentação? Continue a leitura do texto e descubra as respostas para essas perguntas.

O que é a rosca soberba?

As roscas têm diversos modelos que variam de acordo com diâmetro, número de filetes, tamanhos e formas. A soberba é um fixador aplicado em qualquer tipo de madeiramento, principalmente em madeiras de alta densidade, mais duras e pré-furadas, diretamente na superfície ou com buchas de nylon.

Um exemplo é o parafuso sextavado com rosca soberba. Ideal para construções maiores que envolvam madeira e que demandam maior segurança, pois garante a estabilização de peças com maior rapidez. Isso acontece devido à cabeça hexagonal que permite aplicações de maior torque.

Entre suas principais características, podemos citar:

  • Resistência;
  • Durabilidade;
  • Excelente segurança;
  • Fácil utilização;
  • Suporte a cargas intensas;
  • Confiabilidade na instalação;
  • Conexão com madeira pesada;
  • Estabilização mais rápida.

O formato da cabeça permite a junção com a rosca para madeira, que possui filetes afiados e espaçados. Abre então a possibilidade de que o parafuso entre com maior facilidade na madeira, mesmo naquelas maiores e mais resistentes.

Um outro ponto importante deve ser levado em conta ao buscar um parafuso rosca soberba. Cuidado para não se confundir, pois existem tipos diferentes: rosca inteira e rosca parcial. O primeiro tem filetes de rosca em toda haste, enquanto o segundo apresenta apenas em parte dela.

Esse tipo de parafuso costuma ser fabricado com três materiais:

Aço Carbono

Utilizar um parafuso de rosca soberba feito à base de aço de carbono é fundamental para quem busca alta resistência contra corrosão. Além disso, há casos em que acontece a cobertura do parafuso com zinco para uma proteção extra. É o mais comum de ser usado.

Aço Inox

Recomendado se você vai realizar construções ou qualquer projeto à beira-mar. Isso porque esse aço se mostra resistente à oxidação provocada pela maresia, grande vilã em obras e também em móveis. Aumenta a resistência à corrosão, sendo muito utilizado em cidades do litoral.

Aço Liga

A produção desse aço gira em torno do principal objetivo: sustentar grandes cargas. Aí está uma grande utilidade do parafuso rosca soberba na construção civil e indústria. Assim, ele pode aparecer de duas formas: polido, ou seja, sem revestimentos, ou revestido com zinco ou cádmio. 

Onde o parafuso rosca soberba é aplicado?

É possível realizar a aplicação desse tipo de parafuso para diferentes finalidades, principalmente aquelas que envolvem madeira e buchas de nylon. Isso significa que o uso se dá bastante para utilidades no ambiente doméstico e na construção civil.

No caso das buchas de nylon, é ideal em situações como colocar o suporte de uma prateleira ou então fixar a televisão na parede. Ambos os casos demandam resistência na hora de estabilizar, pois minimiza o risco de queda e de maiores problemas.

Aplicação do parafuso de rosca soberba

O parafuso de rosca soberba é ideal para aplicações em madeira e buchas de nylon

Além disso, outra situação em que a rosca soberba costuma ser usado é na montagem de móveis, como camas boxe e convencionais. Nesse caso, funcionam como uma espécie de conexão ao ligar a lateral com a cabeceira de forma prática, garantindo mais segurança.

Há mais móveis em que a presença do item é muito comum, como:

  • Armários;
  • Estofados;
  • Poltronas;
  • Cadeiras;
  • Estantes;
  • Bancos;
  • Mesas.

A exemplo do ambiente doméstico, o setor da construção civil é outro em que a aplicação desse tipo de parafuso acontece por conta de suas características envolvendo a madeira. Afinal, geralmente são materiais em que há cargas mais intensas e aplicação maior de torques.

Desse modo, a resistência se torna essencial para garantir uma boa performance por meio da eficiência. Por isso, essa peça vai ser encontrada em situações que envolvam materiais de madeira, como estruturas de casa, telhados, portões e cercados.

Como fazer a instalação do parafuso de rosca soberba?

A instalação não é difícil de fazer, mas merece atenção por parte de quem está executando. Separamos alguns pontos para você ficar de olho e evitar qualquer tipo de problema durante a instalação. Isso ajuda a garantir um bom uso das peças e aumenta a performance.

Tipo de material

Sempre lembre de verificar o tipo de material a ser perfurado, assim como o diâmetro de maneira correta. Sua aplicação costuma acontecer em diferentes tipos de madeiramento, mas os mais pesados geralmente são os mais comuns.

Pré furo

Dependendo do material, em alguns casos pode ser necessário fazer um pré furo antes da aplicação. Esse deve ser menor que o parafuso. Aí a importância de avaliar as necessidades de cada situação antes de iniciar o seu projeto. Caso for realizar a fixação de duas peças, recomenda-se realizar a operação de pré furo ao mesmo tempo, evitando que um furo fique em posição diferente do outro.

Materiais

A fácil aplicação possibilita o uso de diferentes tipos de materiais para garantir a eficiência, como chave de boca, chave inglesa e parafusadeira. Todas são recomendadas para a utilização, mas cada uma pode se encaixar melhor de acordo com a situação.

Portanto, o parafuso sextavado de rosca soberba tem fácil utilização e apresenta uma grande resistência com a instalação correta. Isso então possibilita uma estabilização mais rápida, garantindo a segurança em grandes construções com madeira e em objetos menores por meio das buchas de nylon.

Gostou deste conteúdo? Conheça a linha completa na loja Ciser

A Fantástica Fábrica de Fixadores