Com a grande variedade de modelos de parafusos, é comum que surjam dúvidas no momento de escolher os fixadores para certos projetos.

Isso porque, para garantir a fixação de materiais, as peças precisam ter características que as tornem compatíveis com o tipo de aplicação.

Em websites, lojas e até em um catálogo de parafusos é possível encontrar a maioria das informações necessárias sobre uma peça. No entanto, é preciso que você entenda o que essas informações significam para garantir que os produtos escolhidos terão um bom desempenho.

Para ajudar você no processo de escolha, fizemos um levantamento dos principais pontos que devem ser observados no momento da escolha. Por isso, continue a leitura e saiba como encontrar o parafuso ideal para o seu projeto!

Tipo de material

Os parafusos podem ser feitos de materiais diferentes, como aço e latão, e receber revestimentos distintos, como galvanização a fogo e zincagem eletrolítica. Os revestimentos podem beneficiar as peças de diferentes formas, tornando-as mais resistentes a fatores do ambiente ou valorizando a sua estética, por exemplo.

Como o material (matéria prima) é o grande responsável pela resistência dos fixadores e o revestimento por sua aparência, é preciso conferir se o parafuso escolhido é adequado para o projeto onde será aplicado. Na maioria das vezes, o tipo de material e de revestimento são informações que podem ser encontradas nas especificações técnicas dos fixadores, em websites, catálogos ou lojas de parafusos.

 Tamanho do parafuso

Para saber o tamanho de parafuso ideal, é preciso analisar a espessura do substrato em que ele será fixado. Ter essa informação em mãos é fundamental para evitar erros e problemas no seu projeto.

Na hora da compra, para conferir se as peças têm o tamanho certo, basta procurar pelas dimensões do produto. Normalmente, os catálogos de parafusos reúnem as informações sobre o tamanho das peças, como o comprimento de todo o parafuso, da parte da rosca e da cabeça. Esses dados ajudam a entender se o parafuso oferecerá a resistência e o acabamento necessários para o material em que será aplicado, por exemplo.

Classe de resistência

A classe de resistência informa a carga máxima a qual os parafusos podem ser submetidos, indicando a resistência à tração, ruptura e ao escoamento das peças. Assim, indica os fixadores ideais de acordo com o grau de responsabilidade de cada projeto.

Em alguns modelos de parafusos, o dado pode ser encontrado na parte de cima das cabeças das peças e no catálogo, junto com as especificações técnicas. Quanto maior o número, maior é a resistência do produto. 

Saiba tudo sobre a classe de resistência de parafuso.

Neste texto você conheceu algumas das principais características que devem ser observadas para escolher os produtos ideais para o seu propósito. A classe de resistência e os outros critérios apresentados neste texto podem ser consultados em sites, lojas ou em um catálogo de parafusos, que contém todas as informações necessárias para ajudar você a garantir a qualidade e a segurança do seu projeto.

Observando os critérios apresentados neste texto você poderá encontrar os parafusos certos para o seu projeto. Encontre os modelos mais adequados na Loja Ciser e solicite uma cotação. Nossa equipe entrará em contato!

A Fantástica Fábrica de Fixadores