Entenda para que serve a numeração que encontramos gravada na cabeça do parafuso e saiba como interpretá-la

Você já deve ter percebido alguns números gravados na parte superior das cabeças dos parafusos. Mas e então, para que eles servem? De forma resumida, essa marcação indica a classe de resistência das peças, ou seja, a carga a que elas podem ser submetidas.

Essa informação é importante por mostrar quais fixadores são mais adequados de acordo com o grau de responsabilidade de um projeto. Por exemplo, em equipamentos que têm muita vibração, parafusos com baixo grau de resistência devem ser evitados. E os mais resistentes priorizados.

A classe de resistência de parafuso é um dado técnico muito importante para a escolha das peças certas. Para ajudar você a usá-la, explicaremos melhor o que ela é, falaremos sobre os significados dos números e daremos alguns exemplos de classes. Boa leitura!

O que é classe de resistência de parafuso?

A classificação de resistência indica a resistência à tração, à ruptura e ao escoamento de um parafuso. De acordo com a norma ISO 898 parte 1, deve ter dois números gravados na superfície da cabeça dos parafusos. Esses números precisam ser legíveis.

Quanto mais altos os números, mais resistente é o produto. Por outro lado, quanto menores forem os números, menos capacidade de resistência e mais ductilidade tem o fixador — ductilidade é a capacidade do material de se deformar até se romper no processo de aperto.

Sendo assim, peças mais dúcteis têm maior capacidade de alongamento, porém, menos capacidade de gerar força. Por isso, se o seu projeto precisar de uma resistência maior, é imprescindível atentar-se à especificação da classe de resistência e ao número gravado na superfície dos parafusos. 

Quando os parafusos são apertados excessivamente, eles podem sofrer deformações nos filetes de roscas, podem se alongar e, até mesmo, fraturar. Para evitar que isso aconteça, são definidos valores de torque de apertos, levando em consideração a bitola e a classe de resistência dos produtos.

Como forma de garantir as especificações, recomenda-se a utilização do torquímetro, ferramenta de aperto controlado para a montagem de parafusos. Isso porque a peça consegue medir a força de rotação do fixador. Depois, diz se há necessidade de apertá-lo mais para garantir a sua firmeza.

Leia também: Os principais tipos de parafuso.

Como entender a marcação

E agora, o que os números da classe de resistência significam? O primeiro deles, que fica à esquerda, define o limite de resistência à tração e à ruptura. O segundo informa o percentual do limite de escoamento da tração, ambas em N/mm².

Para que você entenda a marcação, é importante compreender primeiro alguns conceitos. O primeiro deles é o limite de Tensão de Tração a Ruptura: nesse caso, o parafuso aplicado com força de aperto além do limite de resistência, poderá romper-se.

Outra consideração importante é relacionada ao limite de resistência ao alongamento. Aqui, caso o limite seja superado, o parafuso sofrerá deformações permanentes, provocando afrouxamentos nas juntas. Consequentemente, o projeto pode tem a sua segurança reduzida, passando a oferecer riscos ao usuário.

Para evitar que isso aconteça, a CISER disponibiliza tabelas de orientação de valores de torque de aperto, que são definidos em função das bitolas e das classes de resistência dos produtos. Seguindo essas tabelas, fica mais fácil ter a garantia de montagens adequadas.

Agora, vamos a um exemplo? Partindo de um parafuso com a numeração 10.9, o que podemos entender? O primeiro número (10), multiplicado por 100, define a resistência de tração a ruptura em N/mm², sendo então 1000 N/mm².

Já o segundo número, que vem acrescido do ponto (.9), ao ser multiplicado por 1000 representa o valor de limite de escoamento nominal em N/mm². Ou seja, são 900 N/mm². Lembrando que, ao superar esse limite o material sofre uma deformação irrecuperável.

Embora a classe de resistência defina os valores de torque máximo que os fixadores são capazes de suportar, a quantidade de força que pode ser aplicada às peças também varia de acordo com o diâmetro dos parafusos e os seus materiais de junção.

Por isso é tão importante entender a função do diâmetro e sempre consultar o manual do fabricante do equipamento. Dessa forma, é possível ter todas as informações necessárias para saber a aplicação ideal de cada material. Atenção e cuidado nunca são demais.

Imagem ilustrativa cabeça do parafuso, ilustrando o que signica as marcações na cabeça dele.

Diferenças entre as classes de resistência

Como você já sabe, os parafusos têm classificações de resistência que indicam as peças ideais para cada tipo de aplicação. Na indústria em geral, por exemplo, os parafusos mais utilizados são das classes 4.8, 5.8, 8.8, 10.9 e 12.9.

Há, também, diferenças entre as classes que têm materiais e tratamentos distintos. Os parafusos de classe 4.8, 5.8 e 6.8, por exemplo, não recebem tratamento térmico, de têmpera e revestimento e costumam ser produzidos em aço de baixo ou médio teor de carbono.

Já os fixadores de classe 8.8, 10.9 e 12.9, precisam receber o tratamento em teor de carbono e são fabricados com aço ligado ou de médio teor de carbono. Dessa forma, conhecer esses processos e os diferentes materiais é fundamental.

A classe de resistência de um parafuso é uma informação técnica muito importante, como você aprendeu neste texto. Peças de resistência adequada são fundamentais para garantir a segurança das instalações, evitando danos, ou alterações na ligação. Por isso, sempre preste atenção na classe utilizada!

Quer continuar aprendendo sobre fixadores? Saiba tudo sobre normas e padrões de especificação de parafusos.

A Fantástica Fábrica de Fixadores