O anel de vedação é uma peça essencial para impedir que o mau cheiro e possíveis vazamentos em o seu banheiro

Você já entrou no banheiro e sentiu um cheiro desagradável? Pode ser na sua própria casa, em um estabelecimento comercial, onde trabalha ou em qualquer outro lugar. Para evitar esse problema, é fundamental fazer o uso correto do anel de vedação para vaso sanitário.

O odor serve como uma espécie de alerta para nos avisar que alguma coisa está errada. Um outro indicativo muito importante é a presença de água em torno do vaso sanitário. Quando isso acontece, é hora de chamar um profissional para averiguar a situação.

Desse modo, entra em cena a utilização desse tipo de anel. Quer saber como funciona? Qual a melhor forma de aplicação? Por que escolher um produto de qualidade faz toda diferença? Siga a leitura do texto e aprenda mais detalhes sobre o item.

O que é o anel de vedação para vaso sanitário

Vaso sanitário exige a presença do anel de vedação.

A presença de um anel de vedação é essencial para o funcionamento do vaso sanitário.

Sua função é vedar contra vazamentos de água e cheiro, evitando problemas relacionados ao esgoto e ao encanamento. Isso pode acontecer principalmente ao soltar a descarga.

Tem uma função muito importante com o intuito também de garantir higiene e limpeza ao banheiro. Isso porque a peça apresenta uma função antibacteriana, impedindo a proliferação de bactérias, algo bastante comum em ambientes úmidos.

Há um tamanho padrão no mercado, mas dois tipos diferentes são usados nos vasos sanitários. O primeiro deles apresenta uma guia no aro, enquanto o outro não tem o item adicional. A única diferença está no modo de instalar, relacionado a uma questão cultural.

O uso do anel de vedação para vaso sanitário sem a guia costuma ser mais comum na região Nordeste. Isso não interfere em nada na performance, pois ambos desempenham a mesma função.

Conheça 12 segmentos de cobertura dos parafusos Ciser

Instalação com ou sem guia

Quando tem a guia, o profissional consegue visualizar com facilidade o posicionamento correto do vaso sanitário em relação à tubulação. Dá para deixar o cano rente ao piso sem nenhum tipo de elevação, tornando o processo de instalação mais simples.

Por outro lado, com a ausência da guia, o procedimento possui uma alteração em comparação ao outro. Desse modo, você tem que deixar uma sobra do cano de esgoto em relação ao nível do piso. Esse espaço deve ter, pelo menos, dois centímetros.

A pequena diferença na hora de instalar torna a execução do processo um pouco mais trabalhosa. Entretanto, o desempenho entre os dois tipos vai ser o mesmo.

Leia também sobre os diferentes tipos de abraçadeiras

Hora de trocar

Problema no anel de vedação para vaso pode causar inundação no banheiro.

Um anel de vedação para vaso gasto ou mal colocado pode levar a problemas como inundações.

O mau cheiro e a água são dois indicativos de que chegou a hora de trocar o anel no vaso sanitário. O primeiro costuma aparecer antes, pois você entra no banheiro e percebe o odor forte com mais facilidade. Ali há a sinalização de que existe algum problema fora do normal.

Geralmente, o vazamento de água ocorre quando a situação já está complicada e a peça realmente estragou. Além disso, também ocorre a formação de poças d’água ao redor do vaso, levando ao risco de acidentes.

É importante nas aplicações sempre considerar as hastes. Elas são dois parafusos já com a bucha feita para fixar o vaso sanitário no chão. Quando troca o anel, já dá para aproveitar e trocar também os fixadores. Mas, para isso, é preciso ter uma instalação assertiva.

Instalação do anel de vedação para vaso sanitário

Para fazer a instalação da peça, você deve seguir alguns passos.

1º passo

Corte o tubo de esgoto de maneira que ele fique paralelo ao piso. O serviço pode ser feito com auxílio de uma serra para que seja o mais perfeito possível. Isso vai facilitar a instalação na hora de colocar o vaso sanitário.

2º passo

Na sequência, ponha o vaso no lugar estabelecido de modo que fique na direção do cano de esgoto cortado. Faça então a marcação para identificar com mais facilidade onde vão estar os parafusos responsáveis por fixar a peça.

3º passo

Retire a proteção do anel de vedação e coloque o produto embaixo do vaso sanitário. Após isso, apenas posicione o vaso corretamente na direção do cano. Pressione para que o anel acomode e possa fazer a vedação de maneira completa.

4º passo

É hora de fixar os parafusos para finalizar a instalação. Nesse momento, você deve escolher peças que garantam resistência, segurança e durabilidade. Os fixadores Ciser te ajudam com isso, e ainda há a opção de usar um selante para melhor vedação.

5º passo

Finalizada a instalação, o vaso sanitário está pronto para uso. Assim, não há risco de vazamento de água ou cheiros indesejados.

Passo a passo para fazer a instalação correta do anel de vedação.

Passo a passo para fazer a instalação correta do anel de vedação.

Aplicações do anel de vedação

A principal utilidade da peça se dá em vasos sanitários, o que permite que seja aplicada em diferentes segmentos. O uso mais comum se dá no ambiente doméstico, mas qualquer lugar em que há a presença de um banheiro pede a necessidade do produto.

Desse modo, você pode encontrar a peça em outros lugares. A construção civil, por exemplo, precisa usar em instalações de edifícios ou residências na parte do encanamento. Também dá para ter em setores industriais, agrícolas e demais áreas.

Mesmo sendo usado em diferentes segmentos, é preciso ter muita atenção para não confundir o tipo de anel para vasos sanitários com o o-ring. Este último modelo é voltado para maquinários, então possui diferentes tamanhos que variam de acordo com as bitolas dos parafusos.

Por que escolher anel de vedação da Ciser?

Optar pelo anel de vedação para vaso sanitário da Ciser significa ter um produto com qualidade e resistência. Um dos principais diferenciais está na embalagem a vácuo, que permite durabilidade à borracha do material.

Isso porque ela não resseca, quebra ou amassa com facilidade, diminuindo assim os riscos em danificar o produto. Com maior qualidade, o tempo para manutenção também aumenta, além dos cinco anos de garantia fornecidos pela marca.

Características do tipo minimizam a possibilidade de eventuais problemas que possam existir. Caso aconteça algo errado, a dor de cabeça vai ser grande. Você vai precisar chamar um profissional especializado a fim de averiguar a situação e identificar o que aconteceu.

Desse modo, se você colocar as contas na ponta do lápis, o custo-benefício por uma peça de qualidade vale a pena. Ter o anel de vedação para vaso sanitário da Ciser deve ser visto como um investimento responsável por garantir segurança, durabilidade e também resistência.

Gostou do produto? Revenda já em sua loja! Acesse agora mesmo a Loja Ciser

A Fantástica Fábrica de Fixadores