Escola Bolshoi Brasil, orquestra, coral, ações em universidades… Conheça nossos projetos de incentivo à cultura, com objetivo de auxiliar no desenvolvimento social das cidades em que atuamos.
Muito se fala sobre a importância das empresas gerarem impactos positivos na vida das pessoas e no meio ambiente por meio das suas atividades. A Ciser tem esse propósito, mas vai além. Também acreditamos que as indústrias devem auxiliar no desenvolvimento social e econômico das cidades em que atuam. E colocamos isso em prática.
Há mais de 60 anos, a história da Ciser e da cidade de Joinville/SC se fundem. E, para agradecer as oportunidades, o crescimento e a confiança que recebemos, fazemos questão de retribuir o município com a criação e o apoio de projetos sustentáveis, inovadores e culturais.
Ao todo, são diversas ações voltadas ao esporte, à música, à dança e às universidades da região. Conheça agora algumas delas!
Apoio à cultura da dança com a Escola Bolshoi
Você sabe o que fixadores e balé têm em comum? Aqui na Ciser, tudo. E não estamos apenas falando dos inúmeros teatros construídos com nossos materiais, que são palco para espetáculos no Brasil e no mundo.
A primeira relação está na cidade-natal: a Ciser nasceu em Joinville/SC, conhecida como a Cidade da Dança. E ela faz jus ao nome: desde 2005, Joinville recebe o título de Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book, o livro dos recordes! O evento atrai mais de 230 mil pessoas, muitas do exterior do país, e irá chegar à sua 40.ª edição em 2023.
Mas a Cidade da Dança também recebe este nome por ser o lar de outro espaço excepcional: a Escola do Teatro Bolshoi. E é aí que a Ciser entra no ritmo.
Qual é a importância de apoiar o Bolshoi?
Reconhecida mundialmente por ser a única filial do Teatro Bolshoi fora da Rússia, a Escola oferece 100% de bolsas de estudo e benefícios para formar artistas com a mesma precisão do país europeu.
A Ciser tem a honra de fazer parte dos “Amigos do Bolshoi” há mais de 10 anos, um grupo de empresas e pessoas físicas que contribuem para a manutenção da Escola no Brasil. O apoio permite que, além do ensino gratuito, os alunos recebam diversos benefícios complementares, como:
- Alimentação e transporte gratuitos;
- Assistência médica de emergência e odontológica;
- Atendimento fisioterápico e nutricional;
- Orientação pedagógica;
- Uniformes e figurinos.
Em 2008, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil também criou a Companhia Jovem, com o objetivo de oportunizar o primeiro emprego para os talentos formados na instituição. Os alunos são contratados legalmente, de acordo com todas as leis trabalhistas e normas do sindicato vigentes, para atuar como “agentes formadores de plateia e incentivadores de novas vocações”. Isso significa que eles têm a oportunidade de iniciar a carreira profissional, fazer aulas mais avançadas e trabalhar com coreógrafos para ajudar a divulgar o nome da Escola pelo Brasil e exterior.
Ser um “Amigo do Bolshoi” é uma atitude que nos permite realizar sonhos, mudar vidas e incentivar à cultura gratuita e de qualidade para todos. E o melhor: a pré-condição para os alunos receberem o treinamento é apresentar bom rendimento no ensino médio ou fundamental. Dessa maneira, a Ciser também ajuda a Escola a iniciar carreiras promissoras enquanto exercita a responsabilidade, o companheirismo e a cidadania.
Coral Ciser Show: dança, canto, teatro e emoção
Mas nosso incentivo à cultura não para por aí. E já que estamos falando de dança, não podemos deixar de citar o Coral Ciser Show. O projeto foi criado em 1997 por colaboradores da Ciser, seus familiares e pessoas da comunidade com objetivo de valorizar a rotina de nossos profissionais.
O coral integrou arte e lazer com uma estrutura completa para proporcionar ao público verdadeiros espetáculos. A performance, porém, era bem diferente das tradicionais: os participantes também faziam aulas de expressão corporal e dança para agregarem coreografias às músicas.
Em 2009, o grupo subiu ao palco novamente para celebrar os 50 anos de história da Ciser. O espetáculo “Era Vidro e se Quebrou” aconteceu no Teatro Juarez Machado, em Joinville, e envolveu mais de 100 pessoas para reviver as brincadeiras infantis dos anos 1930 a 1950. Em 2015, o coral se reuniu mais uma vez para homenagear a chuvosa cidade de Joinville com o espetáculo “Será que Vai Chover?”, com 25 cantores do coral, uma banda e 3 convidados especiais.
O Coral Ciser Show estará sempre marcado na história da Ciser. E seu reconhecimento está enquadrado nas paredes de nossa sede: o projeto foi 2x vencedor do prêmio Empresa Cidadã, da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil, na Categoria Desenvolvimento Cultural!
Quer conhecer um pouquinho mais sobre o projeto? Assista agora à apresentação completa do espetáculo “Era Vidro e se quebrou”:
Incentivo à cultura erudita com a Orquestra Prelúdio
Para democratizar o acesso à cultura e ao ensino musical de qualidade, a Ciser também tem a honra de apoiar a Orquestra Prelúdio. Formada em 2011 com o intuito de fomentar a música erudita em Joinville/SC e região, a orquestra encanta o público ao trazer obras de compositores como Mozart e ao reimaginar músicas populares, como trilhas do cinema mundial ou clássicos do rock.
O apoio da Ciser e demais empresas permite que a Orquestra pratique constantemente e faça apresentações ao público com ingressos gratuitos. O resultado? Teatros lotados, é claro! Prova disso é o espetáculo Rock in Concert, no qual os músicos apresentaram versões eruditas de clássicos do rock em 3 noites de ingressos esgotados e músicos ovacionados em pé.
E você pode apoiar o projeto também! Siga a Orquestra Prelúdio no Instagram para acompanhar ensaios, apresentações e entrevistas.
Esporte, inovação e cultura incentivados em projetos universitários
E o nosso apoio cultural não acontece apenas nos palcos, não. A busca por inovação é constante aqui na Ciser, mas você sabia que ela também fomenta diversos projetos universitários voltados ao esporte?
Apoiamos as universidades com o objetivo de estimular e fortalecer o desenvolvimento tecnológico, além de reconhecer as oportunidades que surgem nos institutos de ensino. Com isso, desenhamos um caminho de mão dupla: ganha a Ciser, que se aproxima do ambiente de pesquisa, e ganham as instituições, que podem trabalhar próximas dos desafios diários das empresas.
Os projetos incentivam o desenvolvimento social, o crescimento profissional e ainda motivam a evolução constante das indústrias brasileiras. Conheça mais sobre os principais projetos universitários da Ciser.
ESG é a tradição e o futuro da Ciser
Apoiar a cultura é, para Ciser, ajudar a transformar o mundo para melhor. Muito antes de existir o nome “empresa ESG”, com princípios voltados para meio ambiente, questões sociais e de governança, isso já fazia parte da nossa história. Entendemos o caminho que temos trilhado e queremos pavimentar a estrada para um futuro que una inovação e cultura para garantir o desenvolvimento social e econômico.
Quer conhecer mais projetos culturais incentivados pela Ciser? Nas redes sociais, você pode acompanhar informações e notícias das ações sociais, de incentivo à cultura, e sustentáveis que apoiamos — e isso enquanto confere todos os detalhes e novidades de nossos produtos, claro!