O desenho técnico mecânico garante mais qualidade e precisão na fabricação de peças e produtos. Conheça os programas utilizados para essa técnica.

O desenho técnico mecânico é uma forma de representar, com o máximo de detalhes possíveis, todos os componentes de um projeto, que pode ser uma peça, máquina, motor ou até mesmo um automóvel completo. Em geral, o desenho traz a vista frontal, superior, lateral esquerda e lateral direita do objeto, permitindo a visualização a partir de todos os ângulos. Entre suas vantagens, estão a redução de erros de projeto, mais qualidade e a padronização na produção dos produtos.

Durante seu trabalho, o desenhista mecânico elabora projeções, cortes e diagramas dos projetos mecânicos, incluindo todas as informações necessárias para a sua produção e documentação. Com o objetivo de garantir a qualidade e segurança, tudo deve ser feito de acordo com as normas técnicas como ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ISO ou DIN.

Com o avanço da tecnologia, para desenvolver o desenho técnico são utilizados principalmente programas de computador. A seguir, conheça alguns dos principais deles.

Pessoa feminina fazendo um desenho técnico mecânico de maneira digital usando softwares

O desenho técnico de produtos mêcanicos garantem mais qualidade em sua fabricação

AutoCAD

O AutoCAD é um dos softwares de desenho técnico mais conhecidos entre arquitetos, engenheiros e outros profissionais da construção civil. Com ele, é possível elaborar desde projetos em duas dimensões (2D) até modelos tridimensionais (3D). Além de permitir a criação de desenhos técnicos e o detalhamento de peças mecânicas, a ferramenta torna possível organizar a quantidade de materiais que serão enviados para as fábricas, o que orienta a produção de forma mais precisa.

SolidWorks

O SolidWorks é parecido com o AutoCAD, pois também funciona a partir da tecnologia CAD (Computer Aided Design), que é o desenho assistido por computador. O programa permite a criação de projetos em 3D e a simulação do funcionamento de peças, incluindo esforços mecânicos, fluidez e possibilidades de montagens, o que ajuda a tornar o projeto ainda mais completo e realista. 

CATIA

O CATIA é mais um software que pode ser utilizado para projetar, simular e analisar projetos de produtos dos mais diversos segmentos. Além do design (CAD), ele também pode ser aproveitado para o desenvolvimento de produtos nas áreas de engenharia (CAE) e manufatura (CAM), integrando todas as etapas do projeto em um só lugar.

Estas são algumas das opções de softwares disponíveis para o desenho técnico mecânico. Vale a pena testar cada uma delas para descobrir qual se adapta melhor ao seu segmento e tipo de projeto.

Gostou desse conteúdo? Leia também as 5 tendências na indústria automobilística!  

Produtos mais vendidos na Ciser