Saiba como você pode aproveitar melhor o seu tempo, aumentar a produtividade e conseguir um desempenho mais eficiente em suas demandas de trabalho.
A nossa rotina é repleta de tarefas e compromissos que, às vezes, é um verdadeiro desafio conseguir finalizar tudo no tempo, não é mesmo? Além do mais, ainda existem as preocupações pessoais e os imprevistos que podem interferir na produtividade.
Por isso, é importante buscar um jeito mais eficiente para executar as atividades e aproveitar o tempo da melhor maneira, visando sempre o equilíbrio entre cumprir a agenda lotada de atribuições e preservar a sua saúde mental e física.
Pensando no seu bem-estar e em como aumentar a produtividade, elaboramos este conteúdo com dicas úteis para você ter desempenho de forma fácil, seja para dar aquela alavancada nas vendas ou para coordenar a sua equipe. Pronto para melhorar a sua rotina de trabalho por completo?
Então, continue a leitura e coloque todos os passos em prática agora mesmo!
1.Faça uma coisa de cada vez
Às vezes, fazer várias coisas ao mesmo tempo pode parecer a solução mais óbvia para cumprir todos os prazos e dar suporte às demandas no trabalho. Pensar dessa maneira é comum diante de algumas situações, como:
- metas de vendas que precisam ser alcançadas no prazo;
- solicitações dos clientes que não param de aparecer;
- um relatório importante para finalizar;
- muitas prioridades para dar atenção.
Mas, você sabia que quando se trata de eficiência, esse modelo de querer executar tudo ao mesmo tempo pode não ser o mais ideal?
Um estudo publicado pela Associação Americana de Psicologia revelou que essa oscilação constante entre tarefas diferentes pode levar a um acréscimo no tempo final de realização de cada atividade de até 25% para as mais simples e até 100%, ou mais, para as mais complexas.
O nosso cérebro não consegue se concentrar totalmente em mais de uma coisa ao mesmo tempo, e quando acreditamos estar no modo multitarefas, estamos apenas alternando o foco. Assim, necessitamos de mais tempo para que a concentração seja novamente atingida após as interrupções.
A dica é fazer uma atividade de cada vez e se concentrar até terminá-la. Caso você tenha que parar o que está fazendo e iniciar outra tarefa mais urgente, escolha executar por etapas, priorizando sempre o que estiver à sua frente naquele momento. Em resumo:
- faça a tarefa até o final ou organize por partes;
- estabeleça períodos de trabalho bem divididos para uma ou outra demanda;
- concentre sempre em uma demanda por vez;
- não se distraia com outras atividades para que possa concluir a que está em execução e passar para a próxima.
Quer melhorar sua comunicação no trabalho também?
Veja 5 dicas de redação que irão ajudar no seu dia a dia!
2.Aproveite o período da manhã
Das tarefas que você precisa realizar todos os dias, existem aquelas que demandam mais energia criativa ou foco do que outras, não é mesmo? Para ter um rendimento maior, priorize essas atividades no período da manhã. Quer entender o motivo? Então, continue a leitura!
Um estudo da Escola de Administração de Stanford e Universidade de Ben Gurion analisou diversas decisões sobre liberdade condicional, revelando que após os intervalos para alimentação e descanso, as chances de uma decisão favorável são de até 65%, caindo para quase zero ao fim da jornada de trabalho.
Os pesquisadores relacionaram esses resultados ao desgaste mental, levando os juízes a tomarem a decisão padrão e segura, que é negar a liberdade condicional. Para concedê-la seria necessário uma análise criteriosa, e ao fim do período, a energia mental já está se esgotando.
Em outras palavras, o que podemos entender é que a nossa energia mental, assim como a física, não é infinita. Pela manhã, você está com as pilhas recarregadas e esse pico energético pode ser aproveitado para uma produtividade mais eficiente. Assim, siga essas dicas:
- não comece o dia trocando mensagens, a não ser que sejam urgentes;
- evite checar e-mails de rotina pela manhã, pois isso vai gastar o seu tempo, energia e concentração;
- aproveite o início do expediente para fazer aquele relatório detalhado com diversos dados complexos ou criar propostas bem elaboradas, por exemplo;
- use o período da tarde para reuniões rotineiras e outras tarefas que não exijam de você um foco tão alto.
Falando em rotina, sabia que você pode desenvolver ações diárias também no ponto de vendas e alavancar resultados?
Veja 3 dicas para aplicar táticas eficientes de merchandising no PDV.
3.Crie uma rotina
Já percebeu que existem aquelas coisas que você começa a fazer e parecem complicadas no início, mas, acabam se tornando mais simples e até automáticas com o tempo? Isso acontece porque o nosso cérebro é especializado em “poupar” energia.
Funciona assim: o cérebro automatiza os comportamentos das coisas que fazemos com frequência e cria os chamados “hábitos”. Por isso, quando você segue uma rotina, essas atividades e rituais de trabalho que estão sempre se repetindo ficam cada vez mais fáceis.
Além disso, dessa forma aperfeiçoamos as nossas habilidades, conseguindo executar tarefas com mais excelência. Essa também é uma boa maneira de melhorar a produtividade ao cumprir as atividades de forma mais eficiente e usando menos energia.
4.Siga uma agenda
Se levarmos em conta que um dia comum de trabalho é repleto de tarefas, como reuniões, relatórios, e-mails, mensagens, telefonemas, entre outras, percebemos o quanto a organização dessas atividades é importante para garantir a conclusão de tudo.
Nesse momento entra a agenda. Ela ajudará você na concentração, sabia? Pense assim: quando você está constantemente lembrando das coisas que precisa fazer, isso rouba o seu foco de forma similar a fazer duas coisas ao mesmo tempo.
Portanto, ao anotar suas atividades, você mantém a cabeça mais “limpa”, sem precisar se preocupar em não esquecer o que precisa fazer e pode manter o caminho livre para se concentrar muito mais no que está fazendo no momento.
Algumas pessoas preferem ter uma agenda física para anotar os compromissos. Mas, se você for alguém mais adepto ao digital, existem diversos aplicativos e planners que te ajudam a fazer isso de forma fácil e organizada no computador ou smartphone.
Você pode fazer o seguinte:
- comece organizando os compromissos importantes da semana ou mês;
- marque tudo o que precisa ser executado por dia;
- escolha um formato, como o de listas, por exemplo;
- adicione horários para se dedicar a uma tarefa por vez.
5.Tome um bom café da manhã
Que o período da manhã é quando temos mais energia para atividades que exigem mais concentração, nós já vimos. Mas, o que talvez você nunca tenha parado para pensar é que essa força de vontade precisa ser alimentada. Não sabe como? Então, confira!
Uma famosa série de estudos da Universidade de Stanford, conhecida como “Experimento do Marshmallow”, mostrou que a nossa força de vontade está diretamente associada ao nosso desempenho.
No estudo, crianças eram deixadas a sós com um doce à sua frente e avisadas que, se esperassem 15 minutos ganhariam um segundo doce. Porém, se ele fosse comido imediatamente, não ganhariam mais.
Com análises posteriores de diversos indicadores, os pesquisadores associaram que as crianças capazes de esperar por mais tempo pela recompensa revelaram uma tendência a ter melhor êxito na vida.
O que podemos aprender com isso? Seja na vida pessoal ou profissional, nós precisamos usar a nossa máxima força de vontade para obtermos coisas melhores, sermos produtivos e eficientes.
Outro fato importante é que o nosso cérebro, apesar de representar apenas 1/50 da nossa massa corporal, consome 1/5 das calorias que ingerimos. Isso significa que, para que possamos realmente aproveitar essa força de vontade, precisamos manter o cérebro bem alimentado.
Nesse contexto, é importante se alimentar bem e com um bom lanche ao acordar, principalmente, porque o período da manhã é o momento em que temos um potencial energético maior. E para aproveitá-lo, é preciso abastecer os estoques de calorias também, após passar várias horas em jejum durante o sono.
De acordo com as recomendações de nutrição, algumas refeições que você pode planejar para o café da manhã são:
- alimentos que contenham macronutrientes;
- pães integrais com farinha rica em fibras e fonte dos chamados carboidratos complexos;
- ovos mexidos, que possuem diversas vitaminas e sais minerais importantes para o corpo;
- saladas de frutas, que são opções mais leves.
Comece agora mesmo a pensar de que forma você pode aplicar todas esses passo a passo na sua vida e ter muito mais eficiência no seu dia a dia de trabalho. Quer obter mais dicas como essas? Veja outros conteúdos no nosso blog.