Saiba algumas dicas de redação para se comunicar melhor com seus contatos e com o público, colhendo benefícios pessoais e profissionais no dia a dia.

Uma boa comunicação é essencial para captar o interesse de outras pessoas, expor nossas ideias e cultivar relacionamentos. Seja a nível pessoal ou profissional, desenvolver a linguagem traz uma série de benefícios para a rotina nas relações sociais. 

Isso vale tanto para se comunicar por conta própria quanto para as organizações e seus colaboradores. Eles se comunicam ao utilizar o próprio conhecimento, talento e experiência para representar a empresa no dia a dia, sobretudo ao conversar com clientes e parceiros.

A falta de um diálogo adequado, tanto pessoalmente quanto de forma remota ou em comunicados, é ruim para os negócios. Segundo o PMI (Instituto de Gerenciamento de Projetos, traduzido do inglês), a falha de comunicação afeta 64% das organizações. 

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas de redação. Elas são fáceis de aplicar e vão fazer toda a diferença na hora de se comunicar de forma muito mais eficiente. Continue a leitura deste conteúdo e confira todos os detalhes.

Por que é importante desenvolver uma boa linguagem escrita?

Em um mundo em que se comunicar de forma remota está cada vez mais presente por meio de chats e mensagens, é importante manter padrões de redação. Assim, dá para atingir com maior clareza as ideias propostas.

Isso só pode ser alcançado ao apresentar características importantes. Vão além das dicas de redação e servem para auxiliar no processo comunicativo.

 

Grupos de WhatsApp e cuidados com a comunicação

As dicas de redação são importantes para a comunicação falada e escrita.

1. Credibilidade

Utilizar a ortografia oficial em qualquer comunicação confere mais credibilidade ao comunicador. Isso ressalta uma preocupação em se comunicar com o receptor da mensagem da forma mais clara e correta possível. Facilitando assim seu entendimento.

2. Prioridade

Existe uma sensação de prioridade a quem recebe esta comunicação, pois um texto bem escrito demonstra que a pessoa dedicou atenção para redigir aquilo que está enviando. Isso assegura que a comunicação foi feita de maneira correta.

3. Confiabilidade

Da mesma forma, uma explicação bem elaborada demonstra um domínio sobre o tema que está sendo abordado como tópico de conversa. Desperta assim no receptor um sentimento maior de confiança na relação que está sendo estabelecida por meio desse contato.

Saiba mais detalhes sobre a estratégia de cliente no centro!

Agora que você já conhece a importância de uma escrita bem elaborada, está pronto para conhecer essas dicas de redação que separamos especialmente para guiar você neste desafio. Então, continue a leitura e aproveite!

Veja 5 dicas de redação para melhorar sua comunicação

1. Quando usar “mais” e “mas”

Esta é uma das dúvidas mais comuns na linguagem escrita, por se tratar de palavras muito fáceis de se confundir. Quando ditas em voz alta são bastante parecidas, mas quando escritas, entretanto, expressam ideias completamente diferentes. 

A palavra “mas” é uma conjunção adversativa e irá sempre expressar uma ideia adversa, uma oposição da ideia em relação à anterior. Exemplo: Eu quero brincar, mas preciso terminar o dever de casa primeiro – dá a noção adversa de uma ideia em relação à outra.

Uma das dicas de redação para ajudar a identificar se o “mas” está aplicado corretamente é substituir por “porém” ou “todavia”. Se o sentido permanecer o mesmo, então está certo. Por exemplo: Eu quero brincar, porém/todavia, preciso terminar o dever de casa primeiro. 

Já o “mais” exprime ideias de adição ou intensidade. Enquanto conjunção aditiva, expressa o significado do símbolo matemático – + –, ou seja, a junção de uma parte à outra. No sentido de intensidade, pertence a uma classe de palavras chamadas “advébios”.

Esses advérbios são expressões auxiliares que trazem noções contextuais ao texto. Exemplo: Aquela criança é a mais alta da escola. O “mais”, nessa situação, assume a posição de advérbio de intensidade, intensificando a característica da criança.

2. Para “mim” ou para “eu”: qual está correto?

Os dois estão certos, mas não precisa ficar confuso. A palavra “mim” pertence à classe dos Pronomes Pessoais do caso Oblíquo, ou seja, expressam finalização de ideia. Por exemplo: Você gostaria de fazer companhia para mim? – o “mim” dá um fechamento à fala.

Por sua vez, o “eu” é um Pronome Pessoal do caso Reto, juntamente de outras pessoas verbais como:

  • Tu;
  • Ele;
  • Nós;
  • Vós;
  • Eles.

Estes pronomes funcionam como sujeitos, ou seja, praticantes da ação verbal no texto. Exemplo: Você gostaria de trazer os ingredientes para eu cozinhar? – a ação do verbo “cozinhar” é expressa após o pronome, portanto o correto é usar “eu” e não “mim”.

Importante trazer mais uma dica para melhorar sua comunicação escrita. Sempre que houver um verbo depois do pronome, use “eu”. Quando não, use o “mim”.

Dicas rápidas de redação - texto corrigido com caneta vermelha

É fundamental ter assertividade na comunicação a fim de evitar ruídos no ambiente de trabalho.

3. O correto é falar “obrigado” ou “obrigada”?

É uma situação muito comum na prática, principalmente no contexto profissional, em que a todo momento há um contato direto por auxílio. Dessa forma, é muito importante saber a forma correta de agradecer alguém, seja por ajuda ou confiança em fechar negócio.

As duas formas são corretas, mas é preciso levar em conta quem está agradecendo para fazer isso da forma certa. Em uma definição simples: pessoas do sexo masculino devem dizer “obrigadoo”, enquanto do sexo feminino devem dizer “obrigada” ao expressar gratidão.

Por que isso acontece? De acordo com a gramática portuguesa, essa palavra é um adjetivo, ou seja, uma característica. Em contexto de agradecimento, significa que você se reconhece na obrigação de dever uma retribuição por algo que alguém tenha feito por você.

Saiba como fazer o seu planejamento anual de vendas!

4. “Porque”, “Porquê”,  “Por que” ou “Por quê”?

O uso dessas expressões é certamente uma das situações mais recorrentes no dia a dia, pois estamos a todo momento fazendo perguntas ou devolvendo respostas e explicações em nossas interações sociais. Por isso, merece estar em nossas dicas de redação

Por que

É sempre usado nas interrogações diretas ou indiretas. Portanto, pode aparecer no início ou meio da frase. Por exemplo: Por que você não atendeu quando liguei? – direta. Quero saber por que você não atendeu quando liguei – indireta.

Porque

É a forma mais comum de resposta e explicação. Uma dica é substituir o “porque” por “pois”. Se o sentido do texto não mudar, então está correto. Exemplo: Eu não atendi à sua ligação, porque/pois estava ocupada.

Por quê

O “por quê” desta forma sempre é usado no final de frases, sejam interrogativas ou não. Por exemplo: Você não atendeu quando eu liguei por quê?. Ou então: Não sei por quê!.

Porquê

Funciona como um substituto no texto e o acento serve para indicar que se trata de um “motivo” ou “razão” e não uma “explicação” ou resposta. Exemplo: Queria entender o porquê de você não ter atendido à minha ligação.

Ao substituir por “motivo” ou “razão” o sentido deve permanecer o mesmo. Se isso acontecer, significa que o uso está correto.

5. Usando a crase corretamente 

A crase gera muitas dúvidas, por isso vamos explicar de uma forma bem fácil. Assim, você pode ter uma comunicação escrita sem erros. Procure sempre lembrar que o à com crase é usado antes apenas de palavras femininas, mas não de todas. Veja os casos mais comuns.

Palavras femininas e masculinas

Uma dica simples é: substitua a palavra feminina por uma masculina. Se o texto pedir o uso de “ao” e não apenas “o”, então se deve usar a crase. Caso contrário, não use. Exemplo: Helena foi à festa no último sábado e Helena foi ao encontro no último sábado.

No exemplo acima, vemos que ao substituir a palavra feminina “festa” pela palavra masculina “encontro”, a frase exigiu o uso de “ao” e não apenas “o”. Portanto, é necessário usar a crase antes da palavra feminina.

Horas

Também se usa crase nas locuções indicativas de hora, exceto quando antecedidas pelas preposições: desde, até e para. Veja o exemplo: Sairei de casa às 20h. Esperei por ela desde as 14h. O encontro foi marcado para as 19h. Estarei na aula até as 12h.

Às vezes

Mais um caso é a expressão “às vezes”, que é sempre craseada, assim como outras locuções adverbiais femininas similares. Assim: Às vezes chego atrasada aos compromissos e Ele tomou banho às pressas, pois estava atrasado.

Casos opcionais

Em situações do tipo, você pode escolher se prefere ou não usar a crase. Dessa forma, a acentuação se torna algo facultativo, ou seja, não é necessária, mas você pode usar. Isso envolve casos como:

  • Antes de pronomes possessivos;
  • Antes de nomes próprios;
  • Após a palavra “até”.

Como exemplo dos dois carros corretos é possível citar:

  • Eu expliquei à minha mãe ou Eu expliquei a minha mãe;
  • Carlos pediu ajuda a Maria ou Carlos pediu ajuda à Maria;
  • Os namorados foram até a praça passear ou Os namorados foram até à praça passear.
Boa escrita no trabalho - homem negro digitando

Uma boa escrita no trabalho melhora a comunicação entre profissionais e evita problemas.

E aí, gostou dessas dicas?

Sabemos que, em meio à rotina e inúmeros compromissos, alguns detalhes acabam passando em branco. Por isso, esperamos que essas explicações práticas e fáceis ajudem a simplificar a sua comunicação e deixá-la ainda melhor.

Para que você tenha sucesso na comunicação no dia a dia, trouxemos essas dicas de redação. Elas ajudam a ter uma boa escrita, além de ajudar no diálogo e até nas vendas. Seguir conselhos do tipo ajuda a resolver demandas diárias dentro da empresa.

Quer conferir mais temas úteis para o seu dia a dia? Fique de olho no blog e nos siga nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.

Gestão de estoque novidades e tendências