Entenda o que é o marketing moveleiro, os benefícios que essa ação proporciona para a sua indústria de móveis e como começar a praticá-la agora mesmo.
A Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) divulgou que o setor de móveis apresentou um crescimento de 34,1 milhões de peças produzidas no início o semestre anterior. Esse volume corresponde ao maior desempenho para o segmento em todo o ano.
Mas, o que isso significa para a sua indústria? Se a produção está aquecida, é sinal de que há consumidores interessados nesse segmento, o que também aumenta a concorrência. E, para manter a competitividade, é necessário destacar os diferenciais da sua marca para o público.
Existem muitas maneiras de valorizar os móveis da sua indústria. Investimentos em matéria-prima de qualidade, fornecedores parceiros e uma produção alinhada com os desejos dos consumidores são alguns exemplos indispensáveis. Somado a isso, você precisa construir uma identidade de marca para conquistar seu espaço no mercado.
E é nesse momento que o marketing moveleiro irá te auxiliar. Quer saber como? Continue a leitura e descubra!
O que é o marketing moveleiro?
O marketing moveleiro pode ser considerado um conjunto de ações estratégicas para destacar a sua fabricação de móveis, aumentar o reconhecimento, credibilidade e a consciência da sua marca no setor moveleiro. Há muitas maneiras de investir em marketing e alcançar esses resultados.
O marketing digital é um dos meios para gerar aproximação, criar relacionamento e conquistar a confiança do público. A sua empresa pode utilizar diferentes recursos para atrair as pessoas e transformá-las em clientes.
Atualmente, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 90% das residências no Brasil têm acesso à internet. Isso corresponde a aproximadamente 183,9 milhões de pessoas só aqui no país. Certamente, grande parte do público ideal para a sua marca encontra-se entre esses usuários.
Por que investir no marketing para indústria moveleira?
Mesmo com a presença no ambiente digital, a sua empresa de móveis precisa disputar a atenção do público com a concorrência. Assim, é necessário tornar a sua marca memorável, criando uma identidade que faça com que o público logo reconheça os seus produtos.
Esse reconhecimento de marca é chamado de awareness ou brand awareness. Por meio dessa estratégia de marketing, a sua empresa pode se conectar com o público de diversas formas, ao despertar sensações positivas, como mais bem-estar com um móvel, entre outras.
O objetivo dessa estratégia para o marketing moveleiro é fazer com que os consumidores sejam capazes de lembrar da sua empresa ao pensarem em móveis, ao invés das marcas concorrentes. Assim, seu negócio começa a ser a principal referência no mercado moveleiro.
Investir no marketing para indústria de móveis proporciona diversos benefícios, como:
- aumentar a visibilidade da sua empresa;
- fortalecer a sua marca;
- divulgar os seus produtos;
- ganhar reconhecimento entre o público B2B e B2C;
- melhorar as vendas;
- entre outros.
Leia também: O que é trade marketing e qual é o seu impacto nas vendas.
Primeiros passos para colocar em prática o marketing para indústria de móveis
Agora que você já sabe o que é o marketing moveleiro e as vantagens que a sua indústria pode garantir com essas ações, que tal colocá-las em prática, alinhando com o planejamento de vendas? Veja alguns passos que irão te auxiliar.
Entenda qual o seu público
Não tem como colocar uma estratégia para rodar, sem definir a persona da sua empresa, certo? A segmentação do seu público é importante em diferentes aspectos, entre eles, para entender o comportamento de compra, quais canais ele utiliza para buscar informações sobre produtos e etc.
Para ter sucesso com o marketing moveleiro, é fundamental fazer o levantamento do perfil do público da sua marca, com informações, como:
- as dores;
- os problemas;
- os desejos;
- as necessidades.
Essas informações irão te auxiliar na construção de uma estratégia que ofereça não só o produto que o seu cliente procura, mas também mostre esse móvel no momento certo, quando a pessoa se encontra mais preparada para efetuar uma compra e no canal que ela acessa.
Tenha uma proposta de valor
A relação das pessoas com o lar e o mobiliário mudou bastante após a pandemia de Covid-19 e a adoção do regime home office por muitos profissionais. Mais do que algo funcional, a sua indústria de móveis precisa oferecer um valor agregado para os consumidores.
Por isso, é tão importante mapear bem o seu público, conhecer seu perfil e suas preferências. Ao proporcionar mais do que um móvel para os consumidores, a sua empresa estará se destacando da concorrência e começando a construir um diferencial de marca.
Fortaleça a presença nos canais digitais
Assim como apenas ter uma indústria de móveis não é mais o suficiente para se destacar no mercado, só a presença no ambiente digital também não basta. Com muitas marcas disputando a atenção dos usuários, é necessário fortalecer a sua empresa nos canais certos.
Compreenda quais são as redes sociais mais utilizadas pelo seu público e por aqueles potenciais clientes que a sua indústria deseja atingir. Com esse levantamento, crie estratégias para gerar diálogo, engajar e apresentar o seu produto no momento certo para essas pessoas.
Gere experiências
Estamos reforçando muito o “destaque sua empresa diante da concorrência”, certo? Uma maneira de colocar esse conceito em prática é proporcionando experiências para os consumidores. Mais do que uma venda comum, as pessoas estão buscando cada vez mais uma relação diferenciada com as marcas.
Dessa maneira, você pode unir o ambiente digital com o ambiente físico, por exemplo, para criar ações que sejam atrativas para o público. Um evento pode ser uma iniciativa inovadora que irá reunir pessoas interessadas no setor e proporcionar uma troca relevante.
Use automação de marketing
Ao definir a sua estratégia de marketing moveleiro e visando otimizar a sua rotina, você pode contar com o recurso da automação para criar uma comunicação personalizada com cada pessoa e fortalecer o relacionamento do público com a sua marca.
Você pode criar fluxos de e-mail marketing, oferecer materiais ricos, artigos do seu blog e muito mais. Esse tipo de ação ajuda a ampliar o reconhecimento da sua marca com a audiência e construir uma relação de proximidade e confiança com o público.
Invista em SEO
Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia de marketing valiosa para a exibição da sua empresa on-line. Por meio de sites de busca como o Google, é possível colocar os conteúdos da sua indústria entre as primeiras páginas de visualizações no momento de pesquisa dos usuários.
Para ter resultados efetivos com SEO é necessário um trabalho focado na escolha correta de palavras-chaves e uma produção de conteúdo que comunique bem as dores ou necessidades da sua persona. Assim, as chances da sua empresa aparecer na hora de uma pesquisa online são bem maiores.
Esses são alguns passos iniciais para começar a sua estratégia de marketing moveleiro e fortalecer o seu brand awareness. Além de colocar em prática essas ações que compartilhamos é importante sempre rever a sua estratégia e analisar os resultados de todos os investimentos para ter mais sucesso.
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