Confira o passo a passo que preparamos e aprenda como fazer a sua mesa de madeira em casa.

Bastante versáteis, as mesas de madeira podem ser usadas em diferentes ambientes internos e externos. As diversas possibilidades de tamanho e acabamento permitem que o móvel componha decorações de todos os cômodos: salas de jantar, churrasqueiras, cozinhas e até quartos e banheiros.

Outra vantagem dessa peça é a sua durabilidade — quando bem cuidados, os móveis de madeira podem ser usados por muitos anos. E o melhor é que não é preciso pagar caro por essas vantagens, pois um móvel personalizado pode ser feito apenas com o auxílio de algumas ferramentas.

Tem disposição para colocar a mão na massa e confeccionar a sua própria mobília? Continue a leitura e descubra como fazer uma mesa de madeira em casa. Siga nossas dicas, veja o passo a passo que preparamos e aproveite!

Antes de tudo, planejamento

O como fazer a sua mesa de madeira vai depender dos seus objetivos. Isso porque ela pode ter diferentes tamanhos e acabamentos, sendo que os materiais vão variar conforme as escolhas de estilo de cada um. Por isso, é muito importante que você planeje o seu móvel antes de comprar qualquer peça ou equipamento.

Uma boa dica é procurar inspirações na internet. Sites como o Pinterest são ótimas fontes referências e ideias para a decoração. Imagine o que você quer e defina as principais características da sua mesa, como altura, largura, formato e cor.

Neste tutorial, vamos mostrar como fazer uma mesa de madeira retangular básica, sem gavetas, ideal para ser usada durante as refeições. No entanto, é possível fazer adaptações no tamanho para usar a peça como mesa de centro ou de canto.

Materiais necessários

Para montar o seu móvel, garanta que você tem tudo o que é  necessário à mão, lembrando que investir em materiais de qualidade é fundamental para obter bons resultados. Por exemplo, escolha madeiras resistentes e duráveis, como cedro e madeira maciça. Os fixadores também devem ser duráveis e de empresas confiáveis, como a Ciser.

Os materiais necessários para a construção da mesa são:

  • 2 tábuas de madeira para o tampo;
  • 4 pedaços de madeira para os pés;
  • 2 ou 3 pedaços de madeira pequenos para as travas do tampo;
  • 4 pedaços de madeira para o retângulo da base;
  • furadeira;
  • parafusadeira;
  • trena;
  • lixas para madeira Ciser;
  • 8 parafusos Cama Ciser (de tamanho compatível com os pés da mesa);
  • 4 parafusos Fixer Ciser (de tamanho compatível com a base da madeira);
  • porcas e arruelas Ciser (compatíveis com os parafusos);
  • kit MDF Ciser: adesivo instantâneo + ativador;
  • pincel;
  • selante (verniz ou stain).

Passo a passo: como fazer uma mesa de madeira

Agora, com todos os materiais separados, já é possível montar a sua mesa de madeira. Veja o passo a passo que preparamos e coloque as mãos na massa!

1. Lixe as peças de madeira

O primeiro passo para começar a montagem é preparar as peças de madeira. Se elas forem recém-cortadas e estiverem úmidas, deixe-as secar. Se estiverem secas, seguimos a uma das etapas mais importantes para a qualidade do acabamento: o lixamento.

Embora uma lixadeira elétrica facilite bastante a tarefa, usando as lixas manuais da Ciser também é possível uniformizar a superfície das peças de forma simples e rápida. Com a opção disponível, lixe a madeira até que ela fique bem lisa lembrando sempre de seguir o sentido das fibras para evitar que o material fique manchado.

A partir disso, vá para o próximo passo de como montar a sua mesa de madeira!

 2. Monte a base do tampo

Com todas as peças lixadas, chegou a hora de montar a base que apoiará o tampo da mesa e em que ficarão presos os seus pés. Pegue os pedaços de madeira selecionados para essa parte e deixe-os posicionados. Antes de utilizar parafusos para fixar as peças, você também pode aplicar um pouco de cola ou KIT MDF Ciser para garantir que o material não escorregue.

Com o auxílio de uma uma parafusadeira, prenda as peças da base. Você deve fixar parafusos Ciser menores nos pedaços de madeira mais compridos, pelo lado de fora das suas extremidades.

 3. Prenda os pés da mesa no retângulo base

Para fixar os pés da mesa na sua base, posicione as quatro peças de madeira nas quinas do retângulo formado. Nesta etapa, vamos usar parafusos Ciser maiores, que ficarão cruzados em cada um dos pés, para dar firmeza ao móvel.

Antes de inserir os fixadores, marque no retângulo base os pontos onde eles ficarão. Um gabarito — pode ser de papelão, feito por você — será de grande ajuda para fazer as marcações corretamente.

Em seguida, use uma furadeira para furar o retângulo e os pés da mesa. Insira o fixador na madeira e encaixe uma arruela e uma porca Ciser de tamanhos adequados na extremidade do material. A arruela é importante para evitar que a porca afunde na madeira no futuro.

Faça a mesma coisa do outro lado da quina, fixando um parafuso perpendicularmente aos já fixados. Lembre-se de não colocar os dois parafusos na mesma altura da madeira, pois um poderá acabar bloqueando o outro. Você vai notar que a base da mesa ficará bem firme. Por fim, aproveite para trabalhar o acabamento da peça, aparando eventuais sobras.

Saiba como escolher os modelos de parafuso ideais para madeira.

 4. Aplique o verniz na mesa

O selante é uma mistura química capaz de fechar os poros da madeira, ajudando a conservá-la. Para quem está fazendo a sua própria mesa, você pode optar por selante ou verniz em spray que facilita bastante a aplicação.

Comece o processo pela base da mesa, que já está pronta, e vá para a parte de baixo do móvel. Apenas ao final deste tutorial vamos impermeabilizar o topo, então não se preocupe com isso agora. Aguarde o tempo necessário para que o material fique bem seco.

5. Monte travas para a parte de baixo do tampo

As travas são peças de madeira que vão unir as tábuas do tampo pela sua parte de baixo, impedindo que elas se soltem durante a utilização. Elas devem ser finas e ter o comprimento necessário para unir as duas tábuas utilizadas no tampo — você pode até usar sobras das madeiras dos pés e da base.

Aqui, basta usar a furadeira para abrir os buracos ao longo do comprimento das travas, lembrando de deixar todos com a mesma distância. Posicione as peças de madeira no tampo, deixando uma metade em cada tábua, e prenda os parafusos com uma parafusadeira.

Você pode usar duas travas, mantendo-as paralelas, ou optar por fazer três peças, organizando-as em formato de “z”. No último caso, a peça que ficar no meio provavelmente terá um comprimento maior.

5. Finalize o tampo da mesa

Para finalizar o processo de como fazer uma mesa de madeira, basta colocar o tampo sobre a base já pronta e passar o selante em sua superfície. Caso você note alguma imperfeição, aproveite para lixar até que o material esteja perfeito para receber o verniz. Pronto! Assim que todas as peças estiverem secas, você já poderá usar a sua nova mesa.

Apesar de ter muitas etapas, o passo a passo  de como montar o seu móvel é bastante simples. Para ter sucesso em seu projeto, siga todas as orientações com bastante atenção e escolha materiais de qualidade, que vão garantir a durabilidade da sua peça.

Gostou do tutorial sobre como fazer uma mesa de madeira? Encontre os melhores produtos para o seu projeto na loja Ciser mais próxima de você!

Produtos mais vendidos na Ciser