Quer poupar espaço e ainda valorizar a estética da sua casa? Siga o nosso passo a passo e monte uma mesa suspensa com as próprias mãos.

As mesas suspensas são uma opção cada vez melhor para ambientes compactos. Fixadas diretamente na parede ou suspensas pelo teto, elas ajudam na economia de espaço e facilitam a locomoção no dia a dia. Mas, além disso, também valorizam a estética do ambiente com seu design simples, capaz de criar uma atmosfera clean e elegante.

Apesar de mais vantajosas para imóveis com ambientes pequenos, essas mesas têm sido bastante usadas na decoração de grandes espaços, em cozinhas, quartos e sala de estar. Isso porque as possibilidades de aplicação do seu modelo de mesa são muito diversas: há ideias de mesas de tamanhos, cores e materiais diferentes (mesa de madeira, bancada suspensa em granito, entre outros).

Se você quer ter um ambiente mais funcional, ainda é possível apostar em um projeto DIY e fazer o seu próprio móvel, seja para estudar ou trabalhar. Nesse caso, além de ter uma peça personalizada você também poderá economizar espaço. Quer saber como fazer uma mesa suspensa presa na parede? Veja o tutorial a seguir.

1. Planeje-se

O primeiro passo para fazer a sua mesa suspensa é definir o tipo de móvel que você deseja. Ele ficará em qual cômodo? Será usado com qual finalidade? Será fixada na parede? Você imagina um estilo específico?

Pense sobre essas perguntas para se planejar.

Depois, meça o espaço disponível em sua casa, esboce um desenho do imóvel finalizado e vá a uma loja para comprar os materiais necessários para iniciar o projeto.

2. Compre os materiais necessários

 Para fazer uma mesa suspensa você vai precisar de alguns materiais:

  • chapas de madeira do tamanho que você precisar;
  • mãos francesas;
  • buchas;
  • parafusos para madeira;
  • lixa nº 80;
  • verniz;
  • fita métrica;
  • martelo;
  • furadeira.

Após o planejamento você já saberá o tamanho da sua mesa. Em lojas de construção é possível encontrar chapas de diferentes tipos de madeira e cortá-las no tamanho que você precisa. Neste projeto, as possibilidades são quase infinitas. Você pode usar apenas uma chapa de madeira reta, sem nada na parte debaixo, ou fazer gavetas e prateleiras, usando caixotes de feira, por exemplo.

O número de mãos francesas, assim como o de parafusos, vai variar de acordo com o tamanho da madeira que você escolher e o peso que ela precisará suportar. Ferramentas como furadeira podem ser adquiridas em lojas ou alugadas pela internet.

Leia também: Banheiros com nichos embutidos: tipos e como fazer

3. Prepare a superfície da madeira

Nas lojas de construção você pode encontrar chapas de madeira de diferentes acabamentos. É comum, porém, encontrar algumas em estado menos trabalhado. Para aumentar a durabilidade do material e valorizar a sua estética, vale a pena aplicar um pouco de verniz. 

Com a lixa, vá esfregando a superfície da madeira, removendo farpas e qualquer uniformidade. Uma dica importante é sempre lixar no sentido do veio da madeira — ou seja, seguindo as fibras do material para garantir um bom acabamento. Depois, passe o verniz com o auxílio de um pincel. Espere secar e, se for necessário, passe uma nova camada.

Se quiser uma mesa colorida, basta comprar uma tinta para madeira, da cor que você preferir, e pintar as chapas.

4. Monte a sua mesa

Se você optar por fazer gavetas, precisará encaixar as peças de madeira umas nas outras. Com a furadeira e os parafusos, monte o seu móvel. Para construir divisórias ou gavetas, meça o material com bastante cuidado antes de colocar os parafusos.

5. Prenda o móvel na parede

Depois que o seu móvel já estiver pronto, use a fita métrica para marcar nele os pontos em que as mãos inglesas ficarão. Posicione os metais sobre as marcas e use a furadeira para fixá-las com os parafusos. Depois, posicione o conjunto na parede e faça novas marcações.

Use a furadeira para fazer furos nos locais marcados e, quando eles estiverem prontos, insira as buchas nos espaços com o auxílio de um martelo. Depois, basta prendê-la na parede com os parafusos.

Outra opção é apenas posicionar a madeira sobre as mãos inglesas, deixando-a solta. Nesse caso, não é preciso prender os parafusos no móvel.

mesa suspensa com um notebook sobre ela

6. Teste a estrutura

Depois de prender todos os parafusos a sua mesa suspensa já está pronta. No entanto, antes de começar a usar o móvel é importante garantir que ele está bem firme. Em primeiro lugar, use um nivelador para conferir se a peça está reta. Depois, coloque os objetos que você pretende usar sobre a madeira e observe se o peso provocou alguma alteração na estrutura.

Agora a sua mesa já pode ser usada! Para aproveitá-la melhor, você pode fazer alguns ajustes no cômodo em que ela foi instalada. Por exemplo, pode colocar uma nova tomada se a mesa for usada como uma escrivaninha ou instalar luzes relaxantes sobre o móvel se ele estiver na sala de jantar.

Como você descobriu neste artigo, a mesa suspensa é perfeita para ganhar espaço e bastante versátil, podendo ser usada como mesa de estudos para quarto, mesa de trabalho para home office, mesa de jantar e até bancada. Ao optar por fazer o móvel em casa você pode ter uma peça ainda mais adequada para as suas necessidades.

Gostou do passo a passo? Para começar o seu projeto, não deixe de escolher bons materiais, que garantam qualidade e segurança, como os parafusos Ciser. Quer ver mais dicas para a sua casa? Saiba como pendurar quadros pesados na parede.

Produtos mais vendidos na Ciser