Saiba de que forma o uso de energia solar pode trazer benefícios para o dia a dia do seu negócio e contribuir com o seu planejamento estratégico

Se pensarmos a história da humanidade, é fácil notar que a energia elétrica teve um papel fundamental na evolução do estilo de vida moderno, desde o desenvolvimento das cidades aos confortos tecnológicos sem os quais sequer imaginamos viver hoje.

Com uma trajetória de evoluções, sabemos que foram surgindo diversas fontes das quais se produz a energia que utilizamos diariamente. Elas são usadas nos mais variados setores, do uso residencial às grandes demandas industriais, como a hídrica, principalmente, além de carvão mineral, petróleo e derivados, gás natural, nuclear, biomassa, eólica e fotovoltaica.

Hoje, com o contexto social e ambiental da sustentabilidade em pauta, as fontes renováveis e limpas são vistas como soluções óbvias e importantes. Com isso, a energia solar é uma das que mais tem se destacado com muitas vantagens em diversos contextos. E é justamente isso que vamos ver a seguir!

Mas antes, entenda do que se trata isso com mais detalhes.

Instalação de painéis solares

O que é energia solar?

Em uma definição simples, podemos dizer que o sol é uma fonte de energia totalmente renovável, alternativa a outras opções mais consolidadas no mercado, como o petróleo e seus derivados. A diferença, nesse caso, é que a energia solar não produz resíduos ou poluentes, além de ser infinita, por assim dizer.

Na prática, é obtida a partir da incidência da luz e calor do sol captados por sistemas especiais, que os absorvem para, então, converter em corrente elétrica e utilizar normalmente, nos mais diversos meios que se possa imaginar, seja para fins comerciais, produtivos ou mesmo residenciais.

Um dos sistemas de produção de eletricidade a partir do sol é o heliotérmico, que utiliza painéis solares, também chamados de espelhos, coletores ou helióstatos, para refletir a luz solar em um único ponto receptor, onde um líquido próprio armazena o calor recebido para aquecer a água nas usinas. Esse processo de aquecimento transforma a água em vapor, e o vapor movimenta as turbinas ligadas a geradores, que produzem, assim, energia elétrica.

Já a energia solar fotovoltaica faz a conversão direta da radiação solar em eletricidade, por meio de células fotovoltaicas, que são compostas por um material semicondutor, normalmente o silício. Ao incidir sobre essas células, a luz solar provoca a movimentação de elétrons no material condutor, que são captados por um campo elétrico, gerando eletricidade.

Esses painéis fotovoltaicos, como também são conhecidos, são planejados considerando a demanda da unidade consumidora e substituem de forma integral ou parcial a eletricidade provinda da rede de fornecimento regional. Lembrando que, para isso, é preciso desenvolver um sistema especializado na captação e uso por esse meio, e de acordo com a legislação em vigor.

Veja melhor como os sistemas solares funcionam neste conteúdo que preparamos especialmente sobre o assunto.

Pronto, agora que você já sabe do que se trata, acompanhe 5 pontos de destaque a favor da energia solar para entender melhor como isso pode beneficiar a sua empresa!

Pessoas conversando sobre energia solar, com capacetes e roupas formais

1.Economia

Um dos grandes benefícios da energia solar é justamente a redução de custos, ou seja, da conta de energia elétrica mensal. Isso porque manter um sistema próprio de captação solar é capaz de suprir a demanda energética parcial, ou mesmo total, da unidade consumidora.

Na prática, ao produzir a própria energia, acaba não sendo mais necessário utilizar a energia que vem da rede de distribuição, e não precisando mais pagar por ela. Legal, né?

Agora, pense no dia a dia das residências, empresas, organizações, enfim, seja qual for a edificação, quantas aplicações utilizam eletricidade a todo o momento. Se considerarmos as linhas de produção, por exemplo, ou grandes redes lojistas, tente imaginar o valor gasto mensalmente com custo energético e a diferença que a geração própria pode fazer nesses orçamentos!

Mulher contemplando o horizonte, perto de placas solares

2.Preservação ambiental

As chamadas fontes de energia limpa, ou energia renovável, são aquelas que não agridem o meio ambiente, não geram resíduos e que provêm de fontes inesgotáveis. Aqui, você já percebe que a energia solar se encaixa muito bem, não é mesmo?

Com isso, as residências e, sobretudo, as empresas que utilizam energia de fontes renováveis estão contribuindo diretamente com a preservação ambiental.

Por seu caráter sustentável, e considerando a evidente vantagem de qualquer ação em prol da sustentabilidade, essas formas de produção energética têm sido muito incentivadas pelos governos e organizações ambientalistas, sendo a solar uma das que mais têm se destacado nesse cenário.

3.Disponibilidade energética

Obras públicas, reformas na rede, manutenções de rotina, acidentes, desastres naturais, enfim, se pararmos para pensar nos diversos problemas que podem levar à falta de energia, já fica claro o quanto ter uma produção energética independente é benéfico.

Especialmente para as empresas, que dependem da eletricidade em plena disponibilidade para poder cumprir prazos, metas e entregas, e estar completamente à mercê da rede de distribuição pode ser um tiro no pé!

Por isso, a energia solar se apresenta como uma ótima alternativa nesse sentido, além de todas as demais vantagens.

Entenda como a energia solar pode ser a solução em tempos de crise hídrica.

4.Alta eficiência

Os sistemas de geração de energia solar fotovoltaicos atuais são muito sofisticados, e disponibilizam relatórios com inúmeras informações não apenas sobre a geração, mas também relacionadas ao consumo, de forma que se pode ter um controle da sua eficiência facilmente.

Outro ponto que impacta principalmente no custo-benefício é a durabilidade, que só vem crescendo. É isso mesmo, a vida útil da grande maioria dos equipamentos nesses sistemas chega muito bem aos 25 anos. Além disso, tendo os devidos cuidados, poucas manutenções são exigidas nesse período.

Na prática, o valor investido acaba tendo o retorno condizente e ainda trazendo a economia que já comentamos no primeiro item!

5.Imagem corporativa

Só as vantagens apresentadas até agora já são mais do que pontos a favor do uso de energia solar, não é mesmo? Mas, junto a tudo isso, existe ainda, especialmente para as empresas, o bônus de elevar a imagem corporativa.

Isso porque o uso de energia renovável permite a essas empresas se posicionarem em alinhamento ao panorama ESG e se enquadrarem nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Assim, ao criar uma apreciação da marca, como amiga do meio ambiente, isso também ajuda a elevar o seu valor de mercado. No caso do uso de energia solar em residências, esses sistemas também ajudam a valorizar o imóvel, trazendo não só o conceito ambiental, mas um toque tecnológico e moderno à construção.

Saiba como financiar o seu sistema solar e começar a beneficiar sua empresa agora mesmo!

Interessante, não é mesmo?

Agora, se a empresa não quiser, ou, por algum impedimento estrutural, por exemplo, não puder instalar o seu próprio sistema de energia solar, existe a alternativa de optar por essas fontes no Mercado Livre de Energia.

Trata-se de um mercado em que os consumidores de alta tensão podem escolher o fornecedor de eletricidade e acordar condições diversas em contrato, de forma personalizada e conforme as suas necessidades, inclusive preços mais competitivos e a fonte da qual desejam adquirir eletricidade, sendo uma ótima alternativa para manter os benefícios de uma energia limpa.

E aí, o que você achou deste conteúdo?

Compartilhe esse conhecimento com a sua rede de contatos também, e não deixe de conhecer nossos outros blogposts para adquirir muito mais conhecimento!

Panorama da Geração Distribuída no Brasil