Saiba como você pode cuidar daqueles pequenos reparos em casa de forma muito mais eficiente, facilitando manutenções e trazendo benefícios ao dia a dia.

Algo que atrapalha bastante a nossa rotina é o mau funcionamento de objetos ou materiais que estão precisando de um conserto. Há ainda aqueles serviços manuais que são deixados de lado e se acumulam, mas têm que ser feitos.

Nós sabemos que, no agito do dia a dia, é importante facilitar nossos afazeres o máximo possível. Dessa forma, podemos aproveitar melhor o tempo para cumprir as atividades de forma mais confortável e eficiente, principalmente em nossos lares.

Pensando nisso, apresentamos algumas dicas simples para te ajudar a deixar os ambientes mais funcionais e práticos. Isso pode ser feito por meio de pequenos reparos em casa, trazendo eficiência e melhorias estéticas para os lugares por meio dos produtos certos.

Acima de tudo, essas dicas vão fazer do seu ambiente um espaço muito mais acolhedor e preparado para sua rotina. Ficou curioso e quer saber mais detalhes sobre o tema? Então, continue a leitura deste conteúdo para conferir outras informações.

4 dicas para facilitar os reparos em casa e trazer conforto

1. Pendurar objetos e fixar prateleiras

É comum usar pregos ao pendurar objetos e fixar prateleiras, principalmente pela praticidade que oferecem. Entretanto, nem sempre essa é a forma mais segura e eficaz, seja para fins decorativos, colocar trilhos de cortinas ou pendurar prateleiras.

Por isso, é importante diferenciar. Os pregos são mais indicados para usos diversos em madeira durante os pequenos reparos em casa. Já as paredes de alvenaria, por sua característica mais rígida e pouco maleável, podem sofrer rachaduras ao forçar a entrada do prego.

Apesar de o dano ser leve e superficial, não levando a problemas estruturais maiores, ainda assim significa um obstáculo para a boa estética de sua parede. Além disso, o ideal é usar parafuso e bucha projetados a este fim, apresentando maior aderência.Homem pendurando quadros

Dessa forma, esses itens suportam melhor o peso que o prego. O prego, por sua vez, corre o risco de escapar e danificar os materiais, assim como o piso da residência por meio do impacto.

Portanto, para evitar possíveis transtornos, escolha o parafuso e a bucha corretos de acordo com o tamanho da peça que você deseja pendurar. Não se esqueça também de uma broca condizente para a sua furadeira.

Uma outra dica para ajudar nos consertos em casa entre pregos ou parafusos envolve a limpeza. Para impedir que a poeira se espalhe pelo chão, segure uma toalha logo abaixo do ponto que está sendo perfurado. Depois, é só descartar a sujeira em local apropriado.

Conheça os diferentes modelos e tamanhos de parafusos e buchas disponíveis!

2. Barulhos indesejados

Barulhos das dobradiças rangendo pela casa ao abrir uma porta incomodam bastante. Isso acontece sobretudo à noite, quando precisamos abrir e fechar quartos e banheiros com todo cuidado para não acordar o restante da casa.

A situação é ainda pior quando se mora em apartamento, pois os vizinhos ficam bem mais próximos e podem ser prejudicados também. Pensando nisso, para realizar pequenos reparos em casa com eficiência, sempre tenha à mão o desengripante.

O produto é ideal para resolver situações como essa. Trata-se de um tipo de óleo lubrificante, especialmente desenvolvido para reduzir o atrito. Assim, auxilia a prevenir o desgaste entre partes metálicas, conservando essas juntas por muito mais tempo.

Além da eficiência, o desengripante se destaca pela versatilidade. Por isso, é indicado para uso geral em pequenos reparos do dia a dia, mas também em escala industrial. Fora o uso em dobradiças, por exemplo, também pode ter diferentes utilidades.

  • Ajudar na remoção de parafusos corroídos ou enferrujados;
  • Lubrificação de peças de bicicletas;
  • Uso em carros para proteger componentes;
  • Aplicação em trincos de portas para evitar problemas ao fechá-las.

É importante ficar atento a um ponto: por se tratar de um spray, a lata precisa ser agitada antes de usar. Há ainda a necessidade de realizar a aplicação a uma distância de, aproximadamente, 15 cm, para ter maior eficiência.

Isso porque o óleo consegue sair com uma espessura mais homogênea quando usado dessa maneira. Impedindo assim que aconteça o acúmulo de líquido, o que melhora também o rendimento, evitando desperdícios e resultando em uma economia de recursos.

3. Fixação instantânea em pequenos reparos

Há diferentes tipos de reparos que precisam ser feitos. Colar o pé da geladeira que não encaixa bem, a moldura do espelho que lascou a ponta, o enfeite que quebrou. Existe uma solução simples e rápida nesses casos: usar o adesivo instantâneo.

Quando o assunto é pequenos reparos em casa, este é com certeza um item coringa para se ter à disposição. Trata-se de uma super cola que traz praticidade ao conserto por conta da transparência, não prejudica a estética e oferece uma secagem rápida em segundos.

O adesivo instantâneo é essencial para pequenos reparos em casa

O adesivo instantâneo é muito usado para pequenos reparos em enfeites e objetos quebrados.

Para que o produto tenha máxima performance e eficiência, é fundamental a armazenagem correta. Separamos algumas dicas que vão auxiliar nesse processo.

Local seco

Após o uso, guarde o adesivo instantâneo em local seco. Por ter o princípio ativo quimicamente reativo à umidade do ambiente, inicia a chamada polimerização ao entrar em contato com ela. Na prática, é o processo de secagem.

Embalagem fechada

Tenha o cuidado de manter a embalagem bem fechada, evitando a entrada de umidade e comprometendo o conteúdo interno. Para isso, limpe bem o bico antes de encaixar a tampa corretamente, garantindo uma boa vedação e evitando excessos durante a aplicação.

Necessidades

Identifique o adesivo que melhor atende às necessidades ao fazer pequenos reparos em casa. A viscosidade média é indicada para substratos poderosos, como a madeira, por exemplo. Já a viscosidade baixa é ideal para metais, borrachas, papéis, couros e plásticos.

4. Melhor ajuste para a sua fixação

Sabe aquela situação em que a gaveta do guarda-roupas está um pouco desalinhada? A porta do balcão meio solta pelo uso frequente? Episódios comuns do dia a dia, muitas vezes, provocados pelo uso frequente e que podem trazer dores de cabeça.

Em momentos assim, é importante ter as ferramentas certas para facilitar o trabalho e garantir a eficiência do conserto. É essencial ter a chave ideal para afrouxar ou apertar o parafuso, pois utilizar uma diferente ao encaixe do fixador pode causar problemas.

Um deles é a possibilidade de espanar a cabeça do parafuso e dificultar o aperto, até mesmo impedindo a remoção. Isso ainda abre espaço para se transformar em um dano permanente ao móvel ou objeto em que o trabalho está sendo feito.

Desgaste na cavidade do parafuso

Situações em que a cavidade do parafuso fica desgastada com o passar do tempo são comuns. Não é possível apenas fazer um aperto para resolver o problema. Nesse caso, a dica é usar a bucha refixe, um produto da Ciser para pequenos reparos em casa.

Fazer pequenos reparos em casa passa por ter a bucha refixe em casa.

Usar a bucha refixe é essencial para atuar na recuperação de furos antigos.

Ela atua na rápida recuperação de furos onde estavam parafusos, preenchendo o espaço deixado e se ajustando conforme a profundidade. Há dois modelos disponíveis nas cores vermelha, para madeira, e preta, para alvenaria.

Mãos a obra

Agora que você conhece produtos eficientes para pequenos reparos em casa, é hora de colocar as mãos à obra. Situações do tipo podem surgir de emergências ou apenas por um desejo pessoal, mas quando feitas corretamente, trazem durabilidade, economia e conforto.

Conheça mais detalhes sobre os produtos Ciser e peça uma cotação pela Loja Online!

Produtos mais vendidos na Ciser