Usar o material adequado faz a diferença na hora de colar vidro, e a atividade exige que você tenha atenção por se tratar de algo extremamente delicado.

Um enfeite que caiu no chão, uma janela quebrada, uma garrafa que se partiu em vários pedaços. Objetos de vidro podem representar um problema em situações assim, mas existem casos em que há a chance de reparo ao colar vidro de modo correto.

Esse tipo de material é considerado extremamente frágil, o que exige cuidado na hora de manusear. Qualquer contato ou batida, às vezes, por menor que seja, pode causar um verdadeiro problema ao quebrar por conta da sua composição.

Isso pode ser explicado pelo fato do vidro ser composto a partir de ligações moleculares desordenadas. A característica o torna diferente de outros sólidos, com uma estrutura mais próxima aos líquidos, que os torna mais frágeis.

Por sorte, existem colas desenvolvidas por equipes de especialistas que ajudam a juntar os cacos. Para a sua elaboração, são seguidos rigorosos padrões de qualidade e segurança para tudo sair conforme planejado, possibilitando, assim, a aplicação correta.

Continue a leitura do texto e descubra como colar vidro e quais os tipos de cola mais recomendados para uma aplicação certeira. Não deixe de se informar sobre os cuidados a serem tomados para minimizar o risco de acidente e outros problemas.

Tipos de cola para vidro

Cola da Ciser é altamente recomendável para a atividade de colar vidro.

Há diferentes modelos de cola que ajudam a colar vidro de maneira eficiente.

Qual o jeito certo? O que é preciso fazer? Sempre existem dúvidas de como fazer para restaurar o material de vidro que quebrou e parecer que o trinco nunca existiu. O primeiro passo é escolher o tipo de cola ideal para a tarefa.

Para que a colagem seja realizada da melhor maneira possível, existem os fixadores químicos. Eles são responsáveis por unificar dois ou mais materiais no momento da aplicação. Desse modo, criam resistência e evitam que eles voltem a se separar.

É muito importante não utilizar colas comuns. Elas podem parecer tentadoras devido ao custo menor para realizar a colagem, entretanto, não terá a mesma eficiência, com exceção dos materiais indicados na embalagem.

Adesivo epóxi

Esse é um dos modelos mais conhecidos e usados para colar vidro, principalmente em peças pequenas ou médias. O acabamento transparente o torna essencial no trabalho, pois ao formar uma película de cola, não permite que o remendo fique visível, garantindo a vedação completa da área utilizada.

Além disso, o adesivo epóxi possui secagem rápida e suporta diversas condições climáticas. Isso faz com que suporte fatores como chuva e temperaturas até 70 °C, possibilitando o uso em ambientes internos e externos.

Fique atento a algo importante: esse tipo de cola apresenta uma resina e um agente catalisador na composição. Como são dois componentes, eles devem ser misturados no momento da aplicação para permitir maior eficiência ao projeto.

Adesivo Instantâneo

Pode ser aplicada em diferentes materiais, englobando desde pequenos reparos até projetos maiores de DIY (Do It Yourself). Tem alto poder de adesão e elevada resistência a temperaturas que chegam até 80 °C.

O Adesivo Instantâneo tem um bico antientupimento e de alta precisão responsável por aplicar a quantidade correta do material. Isso é extremamente útil no momento da aplicação e colagem das peças de vidro, pois apresenta uma secagem rápida.

Cola UV

As colas de secagem ultravioleta são usadas em diferentes segmentos, como o automotivo e o de decoração, além de vidraçarias. Um diferencial marcante é a presença da luz UV como aliada, algo essencial para que o trabalho seja concluído da maneira correta.

Entre os pontos fortes da sua utilização para  colar vidro está a aderência aliada à resistência que proporciona. Ainda assim, é considerada um produto de simples aplicação, principalmente por não sujar e apresentar um excelente acabamento no projeto.

É muito importante que não seja usada em excesso na execução da colagem. Isso porque em grandes quantidades pode levar à diminuição da resistência e atrapalhar o trabalho.

Cola à base de silicone

Mais um tipo de cola usada para realização da atividade, principalmente quando envolve box de banheiro e pequenos reparos. Conhecida pela vedação, também auxilia na cola do material e é considerada extremamente resistente.

Como colar vidro

Agora que você conhece alguns dos tipos de cola usados ao reparar vidros, é hora de saber o jeito certo de colocar a mão na massa. Apesar de existirem modelos diferentes de colas, existem instruções fundamentais a seguir e que são comuns a todas:

Pai e filho utilizam jeito correto para colar vidro.

Colar vidro do jeito correto requer alguns cuidados e métodos na hora de colocar as mãos na massa.

1. Limpeza das peças

O primeiro passo na hora de fazer a junção de pedaços de vidro é realizar uma boa limpeza. Limpe com cuidado usando água e sabão — faça uso de luvas feitas de látex para evitar possíveis acidentes ou cortes.

A maioria das colas, atualmente, são desenvolvidas para resistir às condições de água e outras intempéries. Mesmo assim, é fundamental secar os itens com um pano limpo ou deixar que sequem naturalmente para poder colar o vidro.

2. Aplicação da cola

Terminada a limpeza, é hora de dar prosseguimento ao segundo passo. Nesse momento, você deve pegar uma das peças e cobrir bem a superfície com a cola. Use a quantidade certa, nada de excessos.

Isso porque utilizar cola em excesso pode ser ruim para a colagem. Na sequência, logo após a aplicação, pegue a peça e pressione contra a outra por alguns segundos. Faça isso com cuidado, sem forçar para não quebrar.

Já em casos em que a cola usada apresenta dois componentes, como o adesivo epóxi, o ideal é aplicar quantidade iguais de cada um e misturar ambos.

3. Secagem

O último passo é a secagem da cola. Depois que terminar o processo de aplicação, deixe o vidro de lado, descansando, para secar. Podem existir particularidades, como no caso da cola UV, que precisa ser exposta ao brilho das lâmpadas UVs — o fabricante vai indicar nas instruções.

Desse modo, é fundamental seguir o que está indicado no rótulo do fabricante. Nele, constam todas as informações necessárias de como usar e os cuidados a tomar. Também dá para saber o tempo de secagem necessário para esperar.

Cuidados na hora de colar vidro

Para colar vidro de um copo quebrado é preciso ter cuidado.

A quebra de diferentes objetos costuma causar apreensão por não saber se é possível o conserto.

O vidro é um material extremamente sensível, que pode quebrar em caso de algum tipo de batida. Portanto, é fundamental seguir normas e cuidados na hora de aplicação da cola a fim de juntar os cacos e ter segurança no processo.

  • Use luvas para proteger as mãos de possíveis cortes;
  • Não coloque força excessiva ao juntar duas peças de vidro;
  • Faça uso da cola em ambientes bem ventilados;
  • Caso necessário, use máscaras para trabalhar com a cola;
  • Siga as instruções que constam no rótulo do fabricante.

Atitudes assim parecem simples, mas evitam transtornos e minimizam riscos. Em caso de cortes superficiais, é fundamental lavar com água morna e sabão. Deixe a área limpa e seca para facilitar a cicatrização e coloque gaze ou um pano para cobrir o ferimento.

Em cortes profundos, o mais indicado é manter a calma para tentar controlar a hemorragia. Isso pode ser feito com auxílio de panos limpos. Se não for possível, procure imediatamente um estabelecimento de saúde, como hospitais, farmácias e postos de saúde.

O trabalho correto ao colar vidro traz grandes resultados e dá uma cara nova ao produto consertado ao juntar os cacos. Assim, escolher a cola certa entre os fixadores químicos faz a diferença para ter uma melhor resistência, sem deixar de tomar os devidos cuidados, é claro. 

Conheça agora mesmo a linha química da Ciser! Acesse nossa página e veja todos os produtos!

A Fantástica Fábrica de Fixadores