Manter o controle dos custos da obra pode ser muito complicado, ainda mais para grandes projetos. Veja a melhor maneira de criar a sua planilha e se organizar!

Trabalhadores, itens utilizados, custos indiretos com água e luz… como fazer para organizar todos os gastos de uma obra? São inúmeros fatores que devem ser levados em conta ao fazer o seu planejamento. Isso porque um pequeno erro pode causar inúmeros problemas no futuro.

É aí que surge a importância da planilha de orçamento de obra. É uma forma de reunir os valores e as informações importantes em um só lugar. Desse modo, todos os envolvidos podem ter acesso ao documento de forma facilitada e simplificada.

E o melhor, os dados essenciais estarão tabelados detalhadamente, servindo como norte não só para tomar decisões, como para monitorar o progresso. Mas, como fazer isso? Como se organizar e criar um documento que realmente faça sentido?

Pensando nisso, preparamos, a seguir, um passo-a-passo para guiar você nesta etapa. Acompanhe!

1. Faça um levantamento dos produtos e serviços para execução da obra

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso fazer um levantamento de todos os itens e serviços que serão utilizados no projeto. A partir disso, com a planilha para orçamento de obra em mãos, você poderá identificar o valor que será pago por cada um dos artigos. 

Aqui, é importante levar em consideração tudo que gerará gastos, desde os materiais até a mão de obra. A finalidade é compreender os reais custos, o que será preciso investir, onde é possível economizar, entre outras informações importantes. A escolha correta e consciente pode fazer toda a diferença.

Leia também: “13 produtos de fixação para construção civil

2. Estruture a sua planilha de orçamento de obra

Após identificar cada serviço ou produto que será comprado ou contratado, é necessário fazer as composições de preços. Entre em contato com diferentes profissionais, confira os valores de lojas variadas, estude o mercado e compreenda as necessidades da sua empresa. Lembrando que é preciso considerar as individualidades do seu negócio.

Isto é, fatores que você julga como necessário e que afetarão no seu preço final. Neste sentido, a planilha de orçamento de obra pode ajudar. Normalmente, ela é composta por 6 colunas, detalhando as seguintes informações: código do produto ou serviço, descrição, unidade, quantidade, preço unitário e preço total.

Entenda mais a seguir.

Códigos dos produto

O código do produto é o número cadastrado no sistema interno da empresa. Com ele, é possível filtrar e identificar com facilidade os itens e/ou serviços em questão e verificar informações importantes.

Descrições

A descrição é a explicação detalhada do produto, como dimensões e materiais de composição. Em alguns casos, pode conter dicas de uso e outras informações que a equipe operacional precisa saber.

Quantidades

É a quantidade exata solicitada no orçamento, de acordo com a unidade informada. Quanto mais preciso for, melhor, visto que permitirá aproveitar os recursos disponíveis, sem desperdício.

Unidades

A unidade diz respeito a unidade de medida do item em questão, como kg, m² ou valor/hora do profissional. É mais um dado essencial para ajudar a organizar os artigos comprados.

Preços unitários

Valor de cada item vendido separadamente (ex: custo de um único parafuso). Com ele, você analisará um orçamento e/ou uma precificação e verá se existe alguma oportunidade de lucro.

Preços totais

Quantidade informada do produto multiplicada pelo preço unitário (fórmula pode ser automatizada pela planilha). Assim, você consegue enxergar a totalidade do seu projeto.

Uma alegre funcionária de uma loja de materiais de construção, adulta média, está de pé com uma prancheta e aponta para um item em uma prateleira. Ela ergue os olhos enquanto seu cliente estuda o produto.

Planilha de orçamento de obra colabora na organização do depósito e previne escassez de materiais.

3. Identifique os custos indiretos e o lucro desejado

Água, luz, telefone, itens de escritório, taxas trabalhistas etc. Tudo isso deve estar incluso como Benefícios e Despesas Indiretas (BDI). O objetivo de anotar esses valores é evitar surpresas desagradáveis depois. Da mesma forma que as outras despesas, eles fazem parte do orçamento final. 

Nesta etapa, você também deve informar as margens de lucro desejadas. Veja logo abaixo a fórmula BDI que pode ajudar com isso:

( (1 + AC) x (1 + DF) x (1 + R) x (1 + L) ) / ( 1 – T ) ) – 1 )

Parece complicado, não é? Calma, vamos ver cada um desses valores individualmente:

  • AC: percentual informado no contrato para gastos com administração central, como salários, aluguéis e afins;
  • DF: valor de despesas financeiras vindas da defasagem entre a data do efetivo desembolso e a data da receita;
  • R: percentual informado no contrato para cobrir imprevistos, seguros e afins;
  • L: margem de lucro desejada, já informada no contrato inicial do projeto;
  • T: soma dos gastos com os tributos COFINS, ISS e PIS.

Vale mencionar que existem diferentes modelos e jeitos de fazer esta conta. Apresentamos apenas um para você se inspirar e saber por onde começar.

4. Use fórmulas para reduzir os erros humanos

Para evitar o risco de prejuízos, todos os valores informados na planilha de orçamento de obra devem estar 100% corretos. Por isso, opte por criar fórmulas que automatizem os percentuais sinalizados e o preenchimento de alguns dados. Não se esqueça de conferir as informações registradas para ter certeza de que condizem com a realidade.

Uma ótima dica é avaliar os softwares disponíveis no mercado, que simplificam a criação e o desenvolvimento das planilhas. Atualmente, já existem programas totalmente customizados, úteis em todas as etapas.

5. Salve as planilhas de orçamento de obra na Nuvem

Parece simples, mas muitas pessoas pecam ao salvar o arquivo. Salve a sua planilha na nuvem. Além de permitir que você acesse o que fez de qualquer lugar, é possível compartilhar com outras pessoas. Como resultado, caso seja do seu interesse, poderá criar um arquivo colaborativo, em que outros profissionais dão as suas contribuições.

Leia também: “5 dicas para aumentar a eficiência do seu canteiro de obras

Como vimos ao longo deste artigo, alguns pequenos cuidados podem fazer toda a diferença ao planejar e desenvolver o seu projeto. Um exemplo disso é a planilha para desenvolvimento da obra civil, que auxilia na organização, controle e monitoramento do que está sendo feito.

Para quem deseja criar o seu próprio artigo, é fundamental fazer um levantamento dos produtos e serviços e estruturar a sua planilha. Depois, identifique custos indiretos e o lucro desejado. Se necessário ou achar pertinente, utilize um software para automatizar o processo. Por fim, salve na nuvem e compartilhe com a sua equipe.

Este conteúdo faz sentido para você? Assine a nossa newsletter e receba as melhores dicas de gestão para o seu negócio!

Produtos mais vendidos na Ciser