Pontes, habitações sociais, mesquitas e mais: conheça as grandes obras que marcaram o ano de 2019 com seus projetos de engenharia impecáveis e arquiteturas inovadoras. 

Para o desenvolvimento de obras de construção civil – de grande, médio ou pequeno porte –, é necessário e é imprescindível a aplicação de projetos de engenharia muito bem definidos. Neles, encontram-se técnicas como: topografia, sondagem do solo, projeto estrutural e muito mais.

Sem planejamento e projeto, as chances de uma obra fracassar são imensas, de problemas com mão de obra e gestão de pessoas no canteiro de obras às dificuldades com licenças ambientais e instalações elétricas. Para entendermos melhor a importância dos projetos de engenharia, e nos inspirarmos com eles, nada melhor do que conhecermos algumas das maiores construções dos últimos tempos.

A última década nos presenteou com obras incríveis pelo mundo, e o fim dela, por sua vez, trouxe o nascimento de grandes obras provindas da Inglaterra. Nos últimos anos, construções sustentáveis começaram a ganhar cada vez mais espaço em meio à arquitetura vitoriana, típica da região britânica.

Que tal conhecer algumas das principais obras inglesas de 2019?

 1. Mesquita Central de Cambridge, por Marks Barfield

Mesquita Central de Cambridge, por Marks Barfield

Foto: Abdallah Abada/BBC

Cunhada como a “primeira mesquita ecológica da Europa”, a Mesquita Central de Cambridge abriu suas portas no final de 2019. A construção foi feita com um investimento de 23 milhões de libras – mais de R$ 130 milhões, no momento em que este artigo foi escrito –, arrecadado com mais de 10 mil doações pessoais, empresariais e, até mesmo, governamentais de outros países.

O local, que suporta mais de mil pessoas, possui zero emissões de carbono, coleta de água da chuva e outras soluções sustentáveis. O objetivo era criar “uma verdadeira mesquita britânica no século 21” e, para isso, as crenças e o paraíso descrito no Alcorão inspiraram diretamente o visual do local.

A equipe responsável pela gestão do projeto não se prendeu apenas à qualidade dos materiais utilizados, mas, sim, à disposição deles na obra. O produto final é deslumbrante: colunas semelhantes a galhos de árvores, um jardim aberto na entrada, sala de oração e muito mais.

Com a Mesquita, o arquiteto Marks Barfield e sua equipe conseguiram transformar um local de culto em um ponto turístico, sem minimizar ou desrespeitar a crença dos envolvidos, e venceram 14 prêmios internacionais de arquitetura e engenharia civil.

Veja mais: “Ciser em grandes obras: conheça as 12 principais construções

2. O Projeto Auckland, por Purcell & Niall McLaughlin

O Projeto Auckland, por Purcell & Niall McLaughlin

Foto: Nick Kane/The Guardian

Depois de quase mil anos, o Castelo de Auckland, no condado inglês de Durham, foi finalmente aberto novamente para visitas. Erguida no século XXI, a fortaleza já passou por diversas alterações com o passar dos séculos, e a última reforma, finalizada em 2019, somou um investimento total de 12,4 milhões de libras.

Um dos destaques vai para a nova torre de cerco, com visual bem peculiar: o jornal The Guardian informou sobre a obra: “parece que um aparador de barba gigante foi plantado no centro do histórico Condado de Durham”. Mas a escolha não foi por acaso.

A torre de 35 metros tinha o objetivo de contrastar com o visual neogótico do castelo e transmitir levemente uma mensagem de acolhimento. Além disso, todo o local foi restaurado e novas instalações foram projetadas, como a incrível estufa de bolhas com vidro ultrafino.

“Foi minha reação infantil quando visitei o site pela primeira vez. Pensei: ‘Se eu fosse criança e fosse ao castelo, não teria algo para subir e olhar para baixo – o que é certamente o que todo castelo precisa.” – Niall McLaughlin, sobre o Projeto Auckland.

 3. Ponte do Castelo de Tintagel, por William Matthews & Ney and Partners

Ponte une continente ao Castelo de Tintagel

Foto: Casa Vogue Brasil

E já que estamos falando de castelos, não poderíamos deixar de mencionar o Castelo de Tintagel. A construção, localizada no condado inglês de Cornualha, é conhecida mundialmente por ser apontada como o local em que o lendário Rei Arthur foi concebido.

O castelo fica em uma região remota e exigia que todos visitantes subissem por 148 degraus – já a nova ponte, que custou um investimento de 5,5 milhões de libras, une o castelo ao continente pela primeira vez em 500 anos.

A obra é formada por duas estruturas majoritariamente de aço. Em sua união, uma abertura de quatro centímetros no meio permite a expansão e contração da ponte de acordo com a mudança de temperatura.

4. Rua Goldsmith, Mikhail Riches

Rua Goldsmith, Mikhail Riches

Foto:  Tim Crocker/RIBA/CNN

Definitivamente, um dos projetos de engenharia mais grandiosos da lista. Muito mais do que um projeto arquitetônico, a “Goldsmith Street” pode representar o futuro das habitações sociais no mundo.

O projeto engloba mais de 100 casas, construídas na cidade de Norwich, com ótima eficiência energética: atendendo às exigentes normas alemãs de Passivhaus, garante até 70% de redução no consumo de energia!

Com gerenciamento de obras exemplar e soluções estratégicas, como a aplicação de grandes janelas e a inclinação do teto para que não impeça a luz do sol nas demais casas, a equipe de Mikhail Riches possibilitou a redução do espaço usual entre os lares sem afetar o bem-estar dos moradores.

A Rua Goldsmith quebra completamente o padrão das habitações sociais, que costumam oferecer lares apertados e com pouca iluminação em troca de um aluguel baixo. O projeto inovador conseguiu entregar casas de boa qualidade e econômicas aos moradores, e merecidamente conquistou diversos prêmios.

Ver mais: “Geração Distribuída: 4 tendências do mercado de energia solar

 5. Estrada McGrath, por Peter Barber Architects

Estrada McGrath, por Peter Barber Architects

Foto: Peter Barber Architects

Tratando-se de habitações inovadoras, outra obra que chamou atenção em 2019 foram os novos lares na Estrada McGrath, projetados por Peter Barber. Com um exterior quase medieval, preenchido por pedras, o interior do projeto transmite exatamente a mensagem oposta: tudo foi projetado pensando na boa convivência dos moradores.

O pátio interior com varandas, janelas e arcadas, os detalhes coloridos e o uso de curvas contrastam diretamente com o visual que remete a uma fortaleza, e trazem um ar leve e divertido à vizinhança.

por dentro da estrada McGrath, por Peter Barber Architects

Foto: Peter Barber Architects

O arquiteto já é conhecido mundialmente por suas soluções inovadoras para habitações sociais, e afirma: “o foco de todos esses projetos é o design de um espaço público ou compartilhado que aproxima as pessoas, tornando-as altamente visíveis umas às outras e, portanto, mais propensas a se encontrar realmente”.

6. Windermere Jetty: Museu de Barcos, Vapor e Histórias, por Carmody Groarke

Windermere Jetty: Museu de Barcos, Vapor e Histórias, por Carmody Groarke

Foto: Carmody Groarke

À primeira vista, o museu de Windermere pode parecer simples: traços retos, cores neutras e uso de materiais mais tradicionais. Mas a obra é uma das construções mais inovadoras a serem entregues em solo britânico em 2019.

O investimento de 20 milhões de libras resultou em uma obra que se molda à natureza ao redor, sendo notável ao mesmo tempo que se mistura ao ambiente. Unindo matérias-primas refinadas, com destaque para o cobre e a madeira, os responsáveis pelo projeto criaram um visual semelhante a galpões com o objetivo de “equilibrar as histórias pitorescas e industriais da área.”

Além de ajudar a contar a história da região, o museu Windermere Jetty desenha um grande pedaço da história naval no mundo. Das embarcações expostas, podemos até mesmo conhecer invenções do século 19 ou além, e o projeto aberto de engenharia civil permite que cisnes e lontras conheçam o local junto aos visitantes.

7. Galeria MK, por 6a Architects

Galeria MK, por 6a Architects

Foto: Iwan Baan/The Guardian

A galeria de arte contemporânea da cidade de Milton Keynes tinha um objetivo bem claro: destacar o estilo original de sua cidade, Milton Keynes, nas décadas de 1960 e 1970. O visual, que foi abandonado pela maioria dos arquitetos e engenheiros da região a partir dos anos 90, preza pelas linhas retas, cores vivas e uso de materiais como aço e concreto – algo que se diferencia claramente, externa e internamente, do estilo que dominou o local.

Mais do que um projeto ousado, que custou 12 milhões de libras, a Galeria MK é uma afirmação de orgulho da sua cidade-natal. Uma obra que revive e valoriza um pedaço histórico da região, que foi esquecido com o passar dos anos.

O ano de 2019 trouxe projetos de engenharia extremamente bem idealizados e desenvolvidos, resultando em grandes obras. Mas o que será que vem por aí? O avanço das tecnologias pode indicar o futuro caminho: de impressão 3D a contrapisos autonivelantes, as novas ferramentas e soluções estão transformando o mercado de construção civil.

Veja agora as 6 inovações na construção civil que você precisa conhecer.