Entenda a importância para o varejo de construção civil em ter um mix de produtos e saiba quais são as questões que você deve considerar na hora de montar o seu.

Ter um bom mix de produtos é essencial para o sucesso do seu varejo. A escolha dos itens certos impacta diretamente o número de vendas e de consumidores que retornam à loja, afetando áreas como logística, marketing e gestão de estoques.

Essa escolha deve ser feita com bastante cuidado, pois traz consequências para diferentes áreas. Muitos pensam que quanto maior a variedade de itens e linha de produtos, melhor. Entretanto, essa não é a realidade do negócio no mercado.

Para escolher o catálogo de mercadorias, é importante ter planejamento e considerar vários fatores, tendo assim maior assertividade. Entre eles, o porte da empresa, o tipo de produto que oferece, o perfil dos consumidores e a área do negócio.

Dá então para definir um mix coerente com as demandas dos clientes e a identidade do negócio. Isso então garante maior satisfação para o consumidor que vai encontrar o que está procurando, aumentando as chances de gerar uma experiência positiva.

Leia este artigo e entenda a importância do mix de produtos para sua loja. Descubra qual o seu conceito, seu papel na construção civil e o que deve ser considerado no momento da montagem.

O que é mix de produtos

É um conceito do marketing que se refere à variedade de itens e serviços disponibilizados por um negócio. Empresas que conseguem ter uma boa abrangência, com itens segmentados para perfis de clientes, têm vantagens valiosas entre a concorrência.

O principal objetivo é atender diferentes tipos de públicos e potencializar os lucros do negócio. Muitas vezes, até suprindo possíveis perdas que possam acontecer, principalmente ao trabalhar com produtos que tenham sazonalidade, ou seja, vendam mais em determinada época.

Uma estratégia correta passa por um bom conhecimento do público-alvo, pois permite escolher os itens mais procurados e investir em opções compatíveis. Saber os gostos e as características se torna essencial, suprindo assim os produtos menos consumidos.

A gestão de estoque faz parte da estratégia do varejo de construção civil

Organizar o estoque é essencial dentro do varejo de construção civil.

Mix de produtos em materiais de construção

Nas lojas de produtos de construção, não basta ter apenas materiais muito usados para ajustes em casa, como fitas e peças de manutenção. É importante pensar em profissionais da área e pessoas que buscam mudanças maiores, como obras e construções.

Em muitos casos, o cliente chega à loja sem conhecer marcas ou produtos específicos e precisa de ajuda de profissionais. O seu ponto de vendas então deve oferecer variedades para que o consumidor possa escolher aquele item que melhor atende suas necessidades.

As grandes lojas de materiais de construção no Brasil chamam atenção por esse fato. Atraem muitos clientes pela grande variedade de produtos e modelos disponíveis. Quem tem um projeto de construção sabe que provavelmente vai encontrar tudo que precisa nesses lugares.

Em lojas menores, muitas vezes, há o problema de armazenamento e também de fluxo de caixa para compra de materiais. Em casos assim, pensar no mix de produtos é ainda mais importante, pois a montagem do catálogo com ofertas deve ser certeira segundo o perfil dos clientes.

Guia do lojista de material de construção

Considerações ao montar o seu mix de produtos

Deu para entender a importância desse item em sua loja, principalmente pelos benefícios que traz ao fazer de maneira correta. Pensando nisso, separamos alguns pontos que você não pode deixar de considerar na hora de elaborar o seu catálogo.

Necessidades dos clientes

Compreender o público é fundamental para montar a oferta de produtos. Leve em consideração as necessidades do cliente, pois você pode se preparar para oferecer o que ele precisa. Mesmo que, talvez, ele mesmo não esteja ciente dessa necessidade ainda.

É comum chegar a uma loja de construção sem saber o que precisa. Pesquise que tipos de projeto seus clientes mais fazem, os materiais usados, e deixe sua equipe e o estoque preparados. Assim, você sabe o que oferecer para garantir a satisfação do consumidor.

Ter essas informações assegura uma melhor abordagem de vendas, o que também eleva a chance do consumidor sair da loja com o seu produto. 

Marcas e fornecedores

Há várias marcas de produtos de construção no mercado, mas nem todas com certificado. Antes de escolher as ideais para seu catálogo, verifique e opte apenas por aquelas que sigam os padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). É uma questão também de segurança.

Além disso, existem marcas mais conhecidas, com maior qualidade, preços maiores ou menores. Sempre pensa nas soluções mais procuradas pelos clientes para oferecer opções variadas. Assim, ele vai ter a capacidade de escolha por preços, materiais e estilos.

Bons fornecedores também são fundamentais para os resultados do mix de produtos na loja. Estabeleça um relacionamento com parceiros, pois seu negócio depende do trabalho deles. Fique atento a alguns pontos na hora de escolher uma empresa do tipo.

  • Ofereçam produtos de qualidade;
  • Cumprimento de prazos;
  • Condições estabelecidas por você;
  • Não prejudiquem a margem de lucro.

Conheça 6 dicas para armazenar os materiais em um depósito de construção

Mercado

Antes de decidir o que oferecer aos clientes, estude o mercado como um todo e descubra quais os concorrentes. É uma excelente forma de saber quais estratégias têm funcionado, o que melhorar e o que dá para implementar em sua loja para ter sucesso.

Um bom mix é muito importante para que a loja alcance resultados e absorva uma fatia maior de mercado. Não é uma etapa simples, mas é necessária para controle de estoque. Prepare-se para atender às necessidades dos clientes e aumente o número de vendas.

Experiência do cliente

Esse é um ponto fundamental. Em qualquer loja de construção civil, a experiência do cliente deve ser positiva. Isso vale para todas as etapas do processo de compra, desde o primeiro contato com o produto até mesmo após concluir a negociação.

Hoje, o perfil do consumidor mudou bastante. Muitos pesquisam na internet e perguntam para outras pessoas a respeito do produto. O vendedor tem que estar muito bem preparado para tirar potenciais dúvidas e ainda trazer informações cruciais sobre o item.

Ter um mix de produtos não significa apenas escolher e deixar. Lembre de reavaliar o catálogo com frequência. A indústria da construção civil sempre inova e recebe novos itens. Acompanhe as novidades do setor, analise o histórico de vendas e o mantenha atualizado.

Conheça as soluções da Ciser para o mercado da construção civil.

Guia do lojista de material de construção