O foco em pessoas norteia as ações de uma estratégia B2P, que pode ser adotada tanto no modelo B2B, entre empresas, quanto B2C, entre empresas e clientes.

A experiência do cliente é um dos principais conceitos da atualidade quando envolve vendas. Pensar em como criar algo diferenciado que garanta a satisfação do consumidor e ainda o faça comprar um produto ou serviço é essencial dentro de qualquer empresa.

O Brasil é o país em que a experiência mais faz diferença na tomada de decisão para uma compra. De acordo com pesquisa da consultoria PwC, 9 em cada 10 brasileiros destacam esse aspecto como principal responsável na escolha por efetuar ou não um negócio.

Dessa forma, é muito importante adotar estratégias para oferecer uma boa experiência. Quando isso acontece, tende a direcionar os rumos da instituição, assim como o número de consumidores, as opiniões sobre ela e a imagem que existe perante a opinião pública.

Um dos mecanismos envolve o conceito de B2P, que apresenta extrema utilidade para alcançar bons resultados. Quer saber mais sobre ele? Como pode ser usado? De que maneira deve ser feita a aplicação no dia a dia? Continue a leitura para descobrir.

O que é B2P

A fim de entender melhor o conceito, o primeiro passo é explicar a diferença entre B2B e B2C para não gerar nenhum tipo de dúvida. A primeira definição engloba negociações feitas diretamente entre empresas, enquanto a outra é de empresas para o consumidor.

O B2P envolve as duas, pois há o entendimento que ambas são feitas por pessoas, que estão relacionadas e norteiam todas as ações. Dessa forma, surge o conceito de Business to People ou Negócios para Pessoas, em que tudo gira em torno das emoções.

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Emoções estão no centro da estratégia B2P.

É imprescindível saber que as pessoas direcionam a estratégia – seu humor, suas reações e seus sentimentos. Mesmo para quem trabalha em acordos feitos entre empresas, precisam haver mecanismos para alcançar o público, pois fala com indivíduos.

Afinal, quem compra, vende e fecha negócios não é a empresa física em si, mas sim um grupo de pessoas. Isso ajuda a aumentar, inclusive, o alcance de público nesses casos.

Outro ponto importante envolve as necessidades do cliente. É indispensável entender que cada pessoa a quem a estratégia busca impactar tem uma. Os interesses podem mudar mesmo dentro do mesmo grupo social, pois são características únicas dos indivíduos.

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Características da estratégia B2P

  • Pessoas no centro da estratégia;
  • Foco na experiência dos indivíduos;
  • Busca pela satisfação do consumidor;
  • Pode ser usado em empresas B2B ou B2C;
  • Objetivo de gerar reações no público envolvido;
  • Maior conexão com as pessoas;
  • Humanização da marca – contato mais próximo;
  • Autenticidade às ações da marca;
  • Originalidade;
  • Alcança um público maior;
  • Reforço no posicionamento de marca.

Ter entendimento das principais características é muito importante, pois permite criar estratégias para se diferenciar de empresas do mesmo segmento. A estratégia B2P mostra ser um diferencial competitivo em meio à concorrências cada vez maiores.

Isso demonstra a necessidade de compreender quais os desejos e as necessidades do público para quem está se dirigindo. Tenha uma relação próxima com as pessoas e escute quais as demandas para atender bem e garantir a satisfação de cada um.

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Foco na valorização do cliente

Em meio a adotar ações focadas em pessoas, o mais importante é demonstrar que existe valorização do cliente. Deixe claro que ele é a sua prioridade e tudo foi pensado ao seu redor para atender às suas necessidades, criando uma sensação de pertencimento.

Consumidores que se sentem valorizados pela marca tendem a tecer elogios sobre a experiência que tiveram. Pode ser nas redes sociais ou apenas boca a boca para familiares e amigos. Isso permite um alcance maior da empresa, gera, assim, um impacto positivo.

Para que tenha efeito na prática, é preciso desenvolver um relacionamento com a pessoa por meio do B2P. Consiste em ter preocupação com o cliente em todas as etapas do processo de vendas, desde o primeiro contato no atendimento até o momento do pós-vendas.

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Existe uma preocupação entre os consumidores, inclusive, de ter uma relação mais pessoal e conectada com a marca. A afirmação ressalta a importância de apresentar uma estratégia que coloca os indivíduos no centro das ações, demonstrando reconhecimento por eles.

A pesquisa da Opinium Research em parceria com a Verint, uma empresa de software, mostra esse sentimento de parceria. Ao todo, 71% dos entrevistados preferem as marcas que permitem maior engajamento, enquanto 73% gostam de um relacionamento multicanal.

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Os clientes buscam marcas que engajam mais com eles.

Colocando em prática a estratégia B2P

Para ter sucesso por meio desta estratégia, é fundamental conhecer pontos importantes em seu negócio. Não basta pensar na ação e querer fazer a divulgação da noite para o dia, sem qualquer tipo de planejamento de vendas. Organização é imprescindível.

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É preciso unir planejamento com estratégia para ter sucesso.

Algumas dicas importantes para o universo B2P envolvem conhecer o tipo de público da empresa e definir para quem vai ser a ação, bem como as necessidades. Quando se tem conhecimento dessas informações, o desenvolvimento das estratégias se torna mais fluido. 

Isso passa, por exemplo, pela inovação, que vai ser essencial na abordagem com o seu público. Ao inovar, você está se diferenciando no mercado, mostrando para o consumidor que não tem nada em comum com a concorrência, ou seja, existe algo que vale a pena.

Atenção a pontos importantes do B2P

  • Faça um atendimento personalizado;
  • Ofereça uma comunicação multicanal;
  • Tenha uma comunicação pessoal com seu público;
  • Busque transmitir empatia por meio da sua marca;
  • Demonstre originalidade em seu conteúdo;
  • Crie uma imagem única sobre sua marca;
  • Assuma riscos criativos.

Humanização da marca pelo B2P

Proporcionar a humanização da marca é um dos pontos mais importantes da estratégia B2P. Afinal, a empresa parece adquirir uma personalidade e um rosto, não apenas algo burocrático, mas é personificada, facilitando o contato com as pessoas.

Isso possibilita uma comunicação mais direta, próxima e empática com o consumidor. Ele entende que possui uma relação muito mais direta, aumentando as chances de fidelização com a marca, bem como conscientizar os indivíduos a respeito das ações.

Entretanto, alcançar um patamar de sucesso na estratégia Business to People só vai acontecer se houver inovação, originalidade e identificação com as pessoas. Acima de tudo, a empresa sempre deve pensar nas emoções dos consumidores impactados.

Dessa forma, o B2P coloca em prática o discurso de preocupação com o cliente e com a consciência que a marca desperta. É imprescindível ter algum tipo de conexão com seu público, afinal, sua empresa está falando com pessoas reais, com senso crítico e opinião.

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