Saiba quais datas trazem mais oportunidades para os varejistas e prepare o seu negócio para o ano

Não é novidade que todo negócio precisa de planejamento para se manter e se desenvolver. No varejo não é diferente. A organização é fundamental para que uma empresa melhore o seu desempenho e alcance os seus objetivos e o calendário de 2020 pode ajudar bastante nesse sentido.

Conhecer as principais datas comemorativas é uma ótima estratégia para planejar ações capazes de aumentar o número de vendas, pois as campanhas sazonais costumam ter um grande impacto nas vendas. Por isso, é muito importante conhecer os momentos que trazem mais oportunidades para os varejistas, como as principais datas comemorativas do ano, como as que listamos abaixo, ou datas mais específicas como Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho), Dia da Independência do Brasil (7 de setembro), ou Dia Mundial da Água (22 de Março).

Quer tornar o seu comércio mais competitivo e alavancar as suas vendas? Conheça as principais datas comemorativas de 2020 e saiba como elas podem beneficiar o seu negócio.

15 de Março – Dia do consumidor

O início do ano tem momentos bastante esperados por muitas pessoas, como as férias de verão e o carnaval. Mas, para o varejo, uma data muito importante é o Dia do Consumidor, que é celebrado em 15 de março.

Apesar de ter sido criada em 1962 por John Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos, a data começou a se tornar mais popular no Brasil em 2014. O Dia do Consumidor se torna cada vez mais relevante no mercado, sendo até comparado à famosa Black friday. 

A data traz grandes oportunidades para quem deseja trabalhar o relacionamento com o cliente. Muitas empresas oferecem promoções e liquidações com o objetivo de mostrar aos compradores o quanto eles são importantes. Além disso, também é possível conquistar novos clientes e aumentar a taxa de conversão das compras.

Última semana de abril – Dia do Frete Grátis

Em 2020, abril teve dois feriados: Sexta-feira Santa, que caiu no dia 10 de abril, e o feriado com data fixa de Tiradentes, no dia 21 de abril. Mas outra data promocional tradicionalmente norte-americana que tem sido aproveitada no Brasil é o Dia do Frete Grátis, ou “Free Shipping Day”. Criado em 2008 para estimular as vendas do primeiro trimestre do ano, o Dia do Frete Grátis é o momento em que os varejistas oferecem seus produtos na internet sem cobrar nenhum valor pelo envio.

Essa data acontece sempre na última semana de abril, mas varia a cada ano. O valor do frete é um fator que influencia bastante a decisão de compra por aumentar o valor de aquisição de um produto ou serviço. Por isso, oferecer entrega gratuita é uma forma de facilitar a decisão do público, conquistando mais clientes e aumentando o número de vendas.

Para aproveitar a data, faça parcerias com transportadoras e pense nas estratégias de venda com antecedência. Você pode oferecer frete grátis para compras que ultrapassem um valor determinado ou para regiões específicas, por exemplo.

Outra oportunidade é o dia 22 de Abril, em que comemoramos o Dia do Descobrimento do Brasil, e pode render uma ação comercial diferenciada com o tema.

25 de outubro – Dia da Construção Civil

Outubro é conhecido como o mês do Dia das Crianças, mas, quando falamos sobre o varejo de materiais de construção, uma data que pode trazer grandes oportunidades é o Dia Nacional da Construção Civil, que é comemorado dia 25. Em 2014, a data foi instituída para parabenizar e homenagear todos os profissionais do setor, que colaboram com o desenvolvimento do país.

Embora esse dia não tenha um forte apelo comercial, ele pode ser bastante aproveitado pelos varejistas que trabalham com materiais de fixação. Como esses materiais são muito usados em construções, é possível fazer promoções e oferecer descontos especiais para os clientes, como forma de comemoração. Além de incentivar a compra, essas ações também ajudam a trabalhar o relacionamento com o cliente.

Última sexta-feira de novembro – Black Friday

A Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro, se torna mais popular a cada ano no Brasil. Ela é uma das datas que mais merecem atenção por trazerem grandes resultados para o comércio: em 2019, a Black Friday provocou um aumento de 24% das vendas online e 16% nas lojas físicas em todo o país.

Além de ser bastante conhecida por seus descontos e suas promoções, a data é bem próxima do Natal, por isso ainda atrai pessoas interessadas em fazer compras para o mês seguinte.

A black friday demanda muita atenção e muito planejamento por parte dos varejistas. Para se beneficiar das taxas de conversão do período — já que as campanhas podem durar a semana inteira ou até mais —, é preciso ter uma boa estratégia de comunicação e o estoque e a logística preparados.

Procure bons fornecedores e parceiros de logística, faça negociações com antecedência, saiba quais produtos terão descontos e deixe as campanhas de marketing preparadas para serem rodadas no momento ideal. Por fim, tenha uma equipe preparada para atender os clientes durante o período das promoções.

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25 de dezembro – Natal

O Natal é a data mais importante para o comércio brasileiro, sendo um dos períodos mais rentáveis para o varejo. No dia 25 de dezembro, é comum as pessoas trocarem presentes, por isso muitos vão às compras no último mês do ano — ou na Black Friday, como dissemos no tópico anterior.

Lojas de todos os setores aproveitam o período natalino para vender mais. Ou seja, é preciso se preparar bem para conquistar um bom espaço entre os concorrentes. Para isso, é muito importante ter uma boa comunicação nos meios online e offline.

Quer aproveitar o Natal ao máximo? Faça campanhas para exibir as promoções do período nas mídias digitais e, se tiver uma loja física, invista na sua decoração. Também é fundamental se preparar para a data, garantindo o estoque, a entrega dentro do período combinado e as embalagens corretas. Outra ação importante é disponibilizar todas as informações sobre o produto de forma bem clara, inclusive as regras de troca e devolução.

No fim do ano, você pode preparar algumas ações especiais para os melhores clientes, como enviar brindes e oferecer descontos, ou aproveitar para divulgar a sua marca nas mídias digitais — sorteios nas redes sociais são ótimos para isso.

Agora você já sabe que conhecer as principais datas comemorativas de 2020 é fundamental para preparar o seu negócio para o ano que virá. Neste artigo, falamos sobre os momentos mais importantes para o varejo de materiais de construção, mas cada negócio deve avaliar as opções para definir as datas mais relevantes antes de começar a elaborar suas estratégias. Mas não se esqueça: o mais importante é pensar em formas de atrair o público, envolvendo-o no clima das comemorações.

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