Tem dúvidas sobre como escolher as máquinas certas para a sua lavoura? Veja algumas dicas imperdíveis para acertar na escolha dos melhores equipamentos.

Não é novidade que as máquinas agrícolas otimizam, agilizam e aumentam a produção no campo. Tratores, pulverizadores, semeadeiras e colheitadeiras são exemplos de tecnologias que trouxeram grandes avanços para a agricultura, e que hoje se tornaram fundamentais para a conquista de mais produtividade e competitividade no mercado.

No entanto, para garantir a eficiência da produção, é preciso adquirir equipamentos de qualidade e que sejam compatíveis com as características e necessidades de cada lavoura. A compra, portanto, deve ser planejada e bem estudada para trazer ao negócio os resultados desejados.

Tem alguma dúvida sobre como escolher os seus equipamentos? Neste texto, vamos falar sobre o que observar no momento da compra do seu maquinário.

 Conheça a sua lavoura

O primeiro passo para comprar novas máquinas agrícolas corretamente é se certificar que elas serão apropriadas para as demandas da sua lavoura. Um equipamento inadequado, além de menos eficiente, pode provocar danos à plantação e apresentar defeitos com mais frequência, tendo seu tempo de vida útil reduzido e aumentando os gastos com manutenção.

Por isso, é importante estudar as características do terreno e da plantação em primeiro lugar.

Tipo de produção

A escolha dos equipamentos ideais demanda atenção a todas as etapas que envolvem a cultura, passando pela preparação da terra, o plantio e indo até a colheita e o transporte da produção.

Isso porque cada máquina tem funções e especificações técnicas diferentes, que vão atender necessidades distintas. Por exemplo, para a escolha de colheitadeiras é fundamental saber quais são os grãos que a máquina vai colher, qu preparação do solo e assim por diante.

Tamanho da lavoura

Não adianta comprar uma máquina com capacidade para somente 50% do trabalho, não é verdade? Ao mesmo tempo, um equipamento com o tamanho e a potência maiores que o necessário também pode causar prejuízos, gerando gastos maiores que o obtido com a produção.

Por isso é tão importante observar o tamanho da plantação. Quando maior o porte da lavoura, maior é a necessidade de investir em máquinas mais robustas, bem equipadas e com tecnologia agregada.

Conheça as inovações tecnológicas no agronegócio.

 Características do terreno

As condições do terreno também dão dicas muito importantes sobre os tipos de equipamentos que devem ser adquiridos.

A colheita mecanizada, por exemplo, funciona bem em terrenos mais planos, sem muitos obstáculos e barreiras que atrapalhem a circulação das máquinas. No entanto, também existem máquinas capazes de fazer a colheita em terrenos mais inclinados, aumentando a segurança dessas operações. 

 Saiba quais máquinas são necessárias

Conhecendo as condições do seu terreno e da sua lavoura, você já pode definir as máquinas que precisa para otimizar a sua produção.

O mais indicado é ter equipamentos que auxiliam em todas as etapas, mas caso a ideia seja investir em melhorias ou começar a produzir, também é possível avaliar os pontos que trazem mais problemas ou custos para encontrar as máquinas que solucionem essas questões.

Por exemplo, em uma plantação que tem o solo muito compactado e há falta de nutrientes nas camadas mais profundas, pode ser interessante adquirir ou investir em um novo subsolador.

Conheça os 6 implementos agrícolas mais utilizados

Observe as características das máquinas agrícolas

Como você já sabe, a escolha das melhores máquinas agrícolas envolve a análise de funcionalidades de cada equipamento, considerando as necessidades da produção e as características do terreno. A seguir, saiba as principais especificações que você deve avaliar.

Capacidade

A capacidade de uma máquina agrícola é a sua potência, que costuma ser medida na unidade cavalo-vapor (cv). A potência deve ser escolhida de acordo com o esforço necessário para a atividade e o tamanho da lavoura.

Isso porque terrenos maiores demandam uma potência maior. Como exemplo, a potência indicada para terrenos de até 30 ha é de 75 cv, enquanto para terrenos com mais de 500 ha a potência ideal é de mais de 130 cv. Tratores que precisam movimentar implementos agrícolas, que são pesados, também costumam demandar uma potência maior.

 Torque

O torque fala sobre o movimento de rotação de uma peça após a aplicação de força sobre ela. Ele é importante, principalmente, para a avaliação de máquinas pesadas, como caminhões e tratores, que são responsáveis por carregar objetos. Medido em quilograma-força metros (kf.m), informa a capacidade do motor de produzir força e quantos quilos o veículo consegue carregar em um metro.

Além do torque máximo, há também a reserva de torque, que  representa a capacidade de o motor recuperar torque quando perde rotação devido a um esforço adicional. Para o trabalho em lavouras, é indicado que você conte com máquinas agrícolas que tenham uma reserva de torque maior que 40%. 

Saiba mais sobre os impactos da qualidade dos equipamentos agrícolas na produção.

 Alimentação de ar do motor

Um sistema de alimentação de ar eficiente é fundamental para o bom funcionamento dos equipamentos, já que é responsável por garantir que o ar seja entregue constantemente e em condições adequadas ao motor.

Hoje, é possível encontrar três tipos de alimentação de ar:

  • aspirado: não conta com nenhum dispositivo que amplie a potência do motor;
  • turboalimentado: faz a pré-compressão do ar, promovendo um aumento de potência;
  • turboalimentado: conta com um cooler que esfria o ar o torna mais denso, aumentando a significativamente a potência do motor.

 Segurança

Por fim, a segurança é um dos pontos mais importantes de uma máquina agrícola, interferindo diretamente na qualidade de vida e do trabalho dos operadores. Para evitar acidentes e desconfortos, é de extrema importância adquirir equipamentos fabricados por empresas sérias e de confiança, com boa reputação no mercado.

Neste texto você encontrou algumas de como escolher o maquinário ideal para o seu negócio. Prestar atenção nas características e funcionalidade das máquinas agrícolas é muito importante para adquirir os materiais certos para a sua lavoura. No entanto, uma forma de aumentar o seu tempo de vida é usá-las corretamente e fazer a sua manutenção sempre que necessário. 

Quer saber como aproveitar todo o potencial das suas ferramentas? Baixe o nosso guia para manutenção de equipamentos agrícolas.

Manutenção de equipamentos e estruturas