Tem dúvidas sobre como escolher as máquinas certas para a sua lavoura? Veja algumas dicas imperdíveis para acertar na escolha dos melhores equipamentos.

Não é novidade que as máquinas agrícolas otimizam, agilizam e aumentam a produção no campo. Tratores, pulverizadores, semeadeiras e colheitadeiras são exemplos de tecnologias que trouxeram grandes avanços para a agricultura, e que hoje se tornaram fundamentais para a conquista de mais produtividade e competitividade no mercado.

No entanto, para garantir a eficiência da produção, é preciso adquirir equipamentos de qualidade e que sejam compatíveis com as características e necessidades de cada lavoura. A compra, portanto, deve ser planejada e bem estudada para trazer ao negócio os resultados desejados.

Saiba mais sobre os impactos da qualidade dos equipamentos agrícolas na produção.

Tem alguma dúvida sobre como escolher os seus equipamentos? Neste texto, vamos falar sobre o que observar no momento da compra do seu maquinário.

 Conheça a sua lavoura

O primeiro passo para comprar novas máquinas agrícolas corretamente é se certificar que elas serão apropriadas para as demandas da sua lavoura. Um equipamento inadequado, além de menos eficiente, pode provocar danos à plantação e apresentar defeitos com mais frequência, tendo seu tempo de vida útil reduzido e aumentando os gastos com manutenção.

Por isso, é importante estudar as características do terreno e da plantação em primeiro lugar.

Tipo de produção

A escolha dos equipamentos ideais demanda atenção a todas as etapas que envolvem a cultura, passando pela preparação da terra, o plantio e indo até a colheita e o transporte da produção.

Isso porque cada máquina tem funções e especificações técnicas diferentes, que vão atender necessidades distintas. Por exemplo, para a escolha de colheitadeiras é fundamental saber quais são os grãos que a máquina vai colher, qu preparação do solo e assim por diante.

Saiba mais sobre a agricultura sustentável, uma tendência para o agronegócio.

Tamanho da lavoura

Não adianta comprar uma máquina com capacidade para somente 50% do trabalho, não é verdade? Ao mesmo tempo, um equipamento com o tamanho e a potência maiores que o necessário também pode causar prejuízos, gerando gastos maiores que o obtido com a produção.

Por isso é tão importante observar o tamanho da plantação. Quando maior o porte da lavoura, maior é a necessidade de investir em máquinas mais robustas, bem equipadas e com tecnologia agregada.

Conheça as inovações tecnológicas no agronegócio.

 Características do terreno

As condições do terreno também dão dicas muito importantes sobre os tipos de equipamentos que devem ser adquiridos.

A colheita mecanizada, por exemplo, funciona bem em terrenos mais planos, sem muitos obstáculos e barreiras que atrapalhem a circulação das máquinas. No entanto, também existem máquinas capazes de fazer a colheita em terrenos mais inclinados, aumentando a segurança dessas operações. 

 Saiba quais máquinas são necessárias

Conhecendo as condições do seu terreno e da sua lavoura, você já pode definir as máquinas que precisa para otimizar a sua produção.

O mais indicado é ter equipamentos que auxiliam em todas as etapas, mas caso a ideia seja investir em melhorias ou começar a produzir, também é possível avaliar os pontos que trazem mais problemas ou custos para encontrar as máquinas que solucionem essas questões.

Por exemplo, em uma plantação que tem o solo muito compactado e há falta de nutrientes nas camadas mais profundas, pode ser interessante adquirir ou investir em um novo subsolador.

Conheça os 6 implementos agrícolas mais utilizados. 

Observe as características das máquinas agrícolas

Como você já sabe, a escolha das melhores máquinas agrícolas envolve a análise de funcionalidades de cada equipamento, considerando as necessidades da produção e as características do terreno. A seguir, saiba as principais especificações que você deve avaliar.

Capacidade

A capacidade de uma máquina agrícola é a sua potência, que costuma ser medida na unidade cavalo-vapor (cv). A potência deve ser escolhida de acordo com o esforço necessário para a atividade e o tamanho da lavoura.

Isso porque terrenos maiores demandam uma potência maior. Como exemplo, a potência indicada para terrenos de até 30 ha é de 75 cv, enquanto para terrenos com mais de 500 ha a potência ideal é de mais de 130 cv. Tratores que precisam movimentar implementos agrícolas, que são pesados, também costumam demandar uma potência maior.

 Torque

O torque fala sobre o movimento de rotação de uma peça após a aplicação de força sobre ela. Ele é importante, principalmente, para a avaliação de máquinas pesadas, como caminhões e tratores, que são responsáveis por carregar objetos. Medido em quilograma-força metros (kf.m), informa a capacidade do motor de produzir força e quantos quilos o veículo consegue carregar em um metro.

Além do torque máximo, há também a reserva de torque, que  representa a capacidade de o motor recuperar torque quando perde rotação devido a um esforço adicional. Para o trabalho em lavouras, é indicado que você conte com máquinas agrícolas que tenham uma reserva de torque maior que 40%. 

 Alimentação de ar do motor

Um sistema de alimentação de ar eficiente é fundamental para o bom funcionamento dos equipamentos, já que é responsável por garantir que o ar seja entregue constantemente e em condições adequadas ao motor.

Hoje, é possível encontrar três tipos de alimentação de ar:

  • aspirado: não conta com nenhum dispositivo que amplie a potência do motor;
  • turboalimentado: faz a pré-compressão do ar, promovendo um aumento de potência;
  • turboalimentado: conta com um cooler que esfria o ar o torna mais denso, aumentando a significativamente a potência do motor.

 Segurança

Por fim, a segurança é um dos pontos mais importantes de uma máquina agrícola, interferindo diretamente na qualidade de vida e do trabalho dos operadores. Para evitar acidentes e desconfortos, é de extrema importância adquirir equipamentos fabricados por empresas sérias e de confiança, com boa reputação no mercado.

Neste texto você encontrou algumas de como escolher o maquinário ideal para o seu negócio. Prestar atenção nas características e funcionalidade das máquinas agrícolas é muito importante para adquirir os materiais certos para a sua lavoura. No entanto, uma forma de aumentar o seu tempo de vida é usá-las corretamente e fazer a sua manutenção sempre que necessário. 

Quer saber como aproveitar todo o potencial das suas ferramentas? Baixe o nosso guia para manutenção de equipamentos agrícolas.

Manutenção de equipamentos e estruturas