Veja como ter uma boa gestão agrícola por meio de indicadores que podem ajudar a aumentar a produtividade e agilizar a tomada de decisão.

Ter uma boa gestão agrícola não é tarefa fácil. É preciso estar atento a tudo o que está acontecendo no negócio, desde o volume de produção até a demanda de mercado pelos produtos oferecidos. Ainda assim, há novos desafios ao trazer para o cenário agrícola.

Entre eles, podemos citar o controle de pragas e a adaptação às mudanças climáticas. Dessa maneira, os produtores do campo vêm apostando no uso de tecnologias. Segundo a Embrapa, 84% dos agricultores brasileiros já usam, ao menos, uma tecnologia para aprimorar atividades no cultivo.

E qual é o futuro da agricultura no Brasil e no mundo? O mercado nacional se manteve forte, mesmo durante a crise econômica global gerada pela pandemia da Covid-19. Só em 2021, o total de exportações do setor teve aumento de 19,7%, com 120,59 bilhões de dólares envolvidos.

Vemos que o setor agrícola está em constante crescimento no mundo. Mas, como fazer para crescer e se desenvolver nesse mercado cada vez mais competitivo e tecnológico? De que modo os indicadores presentes na produção agrícola podem auxiliar? Como fazer isso? Continue a leitura do texto e descubra.

Indicadores para gestão agrícola

Aplicar conceitos de gestão agrícola é essencial no dia a dia. O gestão precisa estar a par das novidades e oportunidades para administrar seu negócio de maneira eficaz e produtiva. Além disso, determinar metas de produção e vendas, acompanhando os resultados.

Com isso em mente, o gestor deve selecionar indicadores-chave de desempenho (sigla KPIs, do inglês “Key Performance Indicators”). Eles irão auxiliar a identificar o progresso da empresa ao servir como guia para redefinir estrategicamente os objetivos e os processos utilizados sempre que necessário.

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Principais indicadores da gestão agrícola

Antes de selecionar quais serão os KPIs, é preciso entender como escolher. O gestor do meio rural é desafiado diariamente a tomar decisões em relação à qualidade dos produtos, à saúde financeira da empresa, à rentabilidade das equipes envolvidas e muito mais.

Só é possível melhorar aquilo que é mensurado. Os indicadores são as métricas que definem o que deve ser analisado para atingir metas específicas. Podemos dividir em três principais categorias:

  • de produtividade;
  • de administração;
  • financeiros.

Indicadores de produtividade

Possibilitam uma análise completa do desempenho da produção agrícola, guiando a tomada de decisões inteligentes. Assim, permitem identificar gargalos na produção que devem ser corrigidos, além de compreender como o produto se comporta em determinados períodos. 

Principais KPIs de produtividade:

  • Potencial de produção da lavoura;
  • Capacidade de produção por hectare (em sacas ou toneladas);
  • Capacidade de produção por período (mensal, semestral, anual);
  • Quantidade de defensivos e fertilizantes utilizados;
  • Consumo de água x produtividade.

Existem ainda os fixadores, que apesar de pequenos podem fazer a diferença na gestão agrícola. Esses itens, por muitas vezes, não são vistos e podem ser deixados de lado pelos gestores. Entretanto, impactam diretamente na performance e resistência de máquinas.

O uso de parafusos incorretos ou de má qualidade pode afetar a performance e aumentar a incidência de danos nas máquinas, ampliando custos com manutenção. Então fique de olho: é por esse motivo que fixadores para atividades agrícolas tendem a possuir uma alta classe de resistência.

Indicadores de administração

Como o próprio nome já sinaliza, se referem a informações que interferem na administração da empresa agrícola. Isso engloba diferentes características da lavoura, desde dados técnicos da plantação até informações sobre a mão-de-obra utilizada.

Principais KPIs de administração:

  • Idade da plantação;
  • Quantidade plantas por hectare;
  • Número total de plantas;
  • Capacidade de estoque e armazenamento de produtos;
  • Horas trabalhadas pelos colaboradores;
  • Tempo ocioso da equipe.

Para analisar indicadores de administração, faça uma precisa análise dos dados geográficos da lavoura  – é possível identificar os solos mais férteis do local, além de verificar quais áreas estão mais propensas a serem afetadas por pragas.

Em grandes plantações, há maior dificuldade. Isso porque a coleta de informações do tipo demanda um grande investimento financeiro e de mão-de-obra. Mesmo assim, ter dados como esses ajudam bastante.

A principal estratégia recomendada contornar esse problema é a aplicação de geoprocessamento. É um conjunto de tecnologias para coletar e tratar dados terrestres, utilizados para criar cartas topográficas, analisar os recursos naturais da região e muito mais.

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 Indicadores financeiros

Abrangem tópicos relacionados à rentabilidade do negócio e à diminuição de custos, que afetam diretamente sua produtividade e administração.

Ao analisar detalhadamente os gastos e ganhos da empresa, é possível determinar com precisão quais processos podem ser ajustados e, até mesmo, cogitar a expansão da produção rural.

Principais KPIs financeiros:

  • Custos com defensivos e fertilizantes;
  • Margem de lucro por hectare;
  • Rentabilidade total (líquida e bruta);
  • Fluxo de caixa disponível;
  • Custos fixos (aluguel e salários, por ex);
  • Custos variáveis (gastos com equipamentos, energia elétrica, por ex);
  • Gastos com horas extras de funcionários;
  • Contratação de novos equipamentos;
  • Valor da empresa;
  • Retorno sobre investimentos.

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Hora de aplicar a gestão agrícola no seu negócio

Analisando essas macrocategorias, você já consegue identificar KPIs específicos para a sua gestão agrícola? Comece delineando objetos que você deseja atingir – especialmente voltados à produtividade, administração e saúde financeira da empresa.

Utilize então as métricas sinalizadas para aprimorar processos internos e definir novas estratégias para melhorar sua atuação. Além disso, se você quer aprimorar seu conhecimento ou colocar em prática as atividades, existem cursos, softwares e capacitações para ajudar.

É fundamental conhecer e analisar constantemente a situação do mercado agrícola. Isso permite entender os indicadores, além estar atento às tendências e oportunidades que surgem. Vai dar uma amostra maior dos cenários e possibilitar melhor gestão agrícola.

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