Os sistemas hidráulicos proporcionam mais praticidade, agilidade e eficiência para os processos da agricultura. Entenda o seu funcionamento e aplicações.

A agricultura envolve diversos métodos, técnicas e etapas para o cultivo da terra. Ao longo dos anos e com a evolução da tecnologia, ela se tornou cada vez mais moderna, ágil e automatizada. Parte disso se deve à utilização dos sistemas hidráulicos.

Seja na irrigação, nas máquinas ou nos equipamentos agrícolas, esse tipo de sistema traz mais praticidade e eficácia em diversos processos. A seguir, entenda melhor como eles funcionam e conheça alguns dos seus exemplos de aplicação na agricultura. Confira!

Os sistemas hidráulicos

Os sistemas hidráulicos servem para gerar, controlar e transmitir energia a partir de líquidos pressurizados, proporcionando mais precisão, força e controle de velocidade e de deslocamento em suas aplicações. Entre as suas principais vantagens estão a simplicidade, segurança e economia, afinal, em comparação com sistemas mecânicos e elétricos, os sistemas hidráulicos utilizam menos peças móveis.

Isso também proporciona mais facilidade na instalação, flexibilidade e precisão de controle: esse é o único sistema que fornece torque e força constantes, independente da sua variação de velocidade. Em geral, um sistema hidráulico é formado, principalmente, por uma bomba, que produz a pressão necessária, reservatório com o fluido hidráulico, filtro, mangueiras e conexões hidráulicas.

Leia também! Mangueira hidráulica: características e aplicações.

Sistema hidráulico de irrigação

Uma das aplicações do sistema hidráulico na agricultura é a irrigação. Nesse caso, ele é utilizado para exercer e otimizar o processo, suprindo a necessidade de água da plantação e reduzindo o risco de quebra de safra. Além de aumentar a produtividade, a irrigação feita dessa forma também melhora a qualidade da colheita.

Existem diferentes modelos para esse fim, que variam de acordo com o tipo de irrigação. A seguir, conheça os principais deles.

 Sistema de irrigação por aspersão 

É portátil ou permanente. O sistema portátil pode ser movimentado para locais diferentes, quando não é possível alcançar toda a área a ser irrigada. Já o sistema permanente abrange toda a área, com tubulações enterradas e menor necessidade de mão de obra. 

 Sistema de irrigação por superfície

É indicado para solos com baixa permeabilidade. Nesse sistema, a água se movimenta sobre o solo, canais ou tubos, trazendo mais economia na instalação e baixo consumo de energia. 

 Sistema de microirrigação ou irrigação localizada

Realiza a aplicação da água de forma pressurizada, por gotejamento, a partir de um sistema hidráulico com baixa vazão. Possibilita o maior controle da irrigação e reduz custos com mão de obra.

Sistema de irrigação por subsuperfície ou subterrânea

A água é aplicada abaixo da superfície do solo, a partir de um lençol artificial ou natural. Tem como principal vantagem o baixo custo.

Como você viu, a escolha do melhor sistema hidráulico de irrigação dependerá do tipo de solo, objetivos e quantidade de recursos disponíveis para investir.

Sistema hidráulico de trator

A aplicação do sistema hidráulico na agricultura não se resume à irrigação. Os equipamentos e máquinas, como o trator, também podem se beneficiar da força hidráulica, possibilitando a acoplagem com implementos agrícolas ou até outras máquinas e aumentando a produtividade em campo.

Em alguns modelos de trator, o equipamento já traz recursos como controle de ângulos junto ao solo e regulação de profundidade ou inclinação. Além disso, ele também pode substituir o conjunto mecânico, transmitindo a força do motor até as rodas e aumentando seu controle de velocidade. 

Linha Ciser by Axxionflex

Com mais de 650 itens, a linha Ciser by Axxionflex oferece mangueiras e conexões de alta qualidade, produzidas a partir de um rigoroso processo de fabricação. Os equipamentos do sistemas hidráulicos são certificados internacionalmente e garantem ótima resistência, acabamento e segurança para as mais diversas aplicações.

Entre elas, estão o segmento agrícola, máquinas de movimentação de solo, guindastes, elevações e muitas outras. Quer saber mais? Aproveite para conhecer melhor os tipos e aplicações de mangueiras hidráulicas e conexões.

Agronegócio: desafios e perspectivas pós-COVID-19