A mangueira hidráulica proporciona flexibilidade e resistência a diversas aplicações e segmentos. Saiba em quais situações ela pode ser útil.

Assim como os fixadores, outro item que também está em vários locais e nos mais diversos segmentos é a mangueira hidráulica: um elemento de ligação flexível que tem como função transportar substâncias líquidas, sólidas ou gasosas de um ponto a outro. Devido a estas características, ela pode ser usada até mesmo para substituir tubulações, sendo ideal para a aplicação em espaços reduzidos ou em longas distâncias. Dessa forma, as máquinas e equipamentos podem ser instalados nos locais mais eficientes.

Entre as vantagens de utilizar a mangueira hidráulica com terminais CISER (“mangotes”) estão sua flexibilidade, capacidade de articulação, absorção de vibrações, resistência à corrosão e intempéries, além de sua fácil aplicação. A seguir, saiba mais sobre a sua composição, onde ela pode ser aplicada e quais são os cuidados recomendados durante a instalação.

 Características da mangueira hidráulica

A mangueira hidráulica é basicamente composta por tubo, reforço e cobertura. O tubo é a camada mais interna, produzida com borracha sintética de alta resistência, entre outros materiais. O reforço é a parte intermediária, formada por um reforço trançado ou espiralado que proporciona a resistência necessária para pressão e esforços externos. Já a cobertura é a camada externa, feita de forma enfaixada, lisa ou outras, que tem como função proteger o tubo e o reforço contra danos como ações químicas, abrasão e intempéries.

Entre as vantagens da mangueira hidráulica da Ciser estão:

– Resistência a baixa, média, alta e a super alta pressão;

– Resistência ao fogo, abrasão e desgaste; 

– Sua flexibilidade proporciona menores raios de curvatura;

– Informações no corpo da mangueira;

– Certificações ISO 9001 e MSHA;

– Produzido conforme padrões internacionais de qualidade;

– Consultoria técnica dedicada

Todas essas características permitem a aplicação da mangueira hidráulica nos mais diversos segmentos, como você pode ver a seguir.

Aplicações da mangueira hidráulica

A mangueira hidráulica é desenvolvida principalmente para a aplicação nos segmentos agrícola e industrial. O produto é essencial para a produção e o bom funcionamento de máquinas de movimentação de solo, guindastes, elevadores, cilindros e sistemas de travamento hidráulico, máquinas de estampagem e na indústria de madeira, entre outros. A mangueira é utilizada, ainda, nos segmentos de entretenimento, fundição e siderurgia, mineração e perfuração.

 Tipos de mangueira hidráulica

As mangueiras hidráulicas estão disponíveis em diferentes modelos, que devem ser escolhidos de acordo com a necessidade de aplicação. A seguir, conheça as diferenças entre as opções disponíveis no mercado.

1SN/R1AT: esse modelo de mangueira é confeccionado em borracha sintética enfaixada com um trançado de aço de alta resistência. Ele é utilizado para linhas de retorno e aplicações de baixa e média pressão.

SN/R2AT: esse modelo também é confeccionado em borracha sintética, mas conta com dois trançados de aço de alta resistência, sendo ideal para a aplicação em linhas de média e alta pressão.

SAE100/R12 e 4SH: ambos os modelos possuem quatro espirais de aço de alta resistência e são indicados para linhas de super alta pressão com trabalho pesado. Eles também são resistentes à alta temperatura e alto impacto.

Como você pôde perceber, a escolha do modelo depende do nível de resistência e pressão exigido no local de aplicação. Mas independente de qual for, todos eles devem ser instalados de acordo com cuidados semelhantes.

 Cuidados na instalação da mangueira hidráulica

A mangueira hidráulica possui um tempo de vida útil que pode ser prolongado de acordo com a forma que ela é instalada e utilizada. Escolher o dimensionamento adequado e o tipo correto de mangueira para cada situação proporciona maior durabilidade, assim como outros cuidados. 

A alta pressão, por exemplo, é muito comum nos locais de aplicação da mangueira hidráulica. Por isso, para garantir o bom funcionamento da mangueira, bem como a segurança durante o uso, é importante tomar alguns cuidados durante a montagem, instalação e uso. Veja quais são eles:

  1. Observar o comprimento das mangueiras para evitar tensão no conjunto quando ele estiver sob pressão. A mangueira deve ser montada com folga especificada pelo fabricante, a fim de absorver uma variação entre 3 e 5%. 
  2. Evitar torcer, puxar, dobrar, esmagar ou desgastar a mangueira.
  3. Utilizar conexões adequadas, que evitem o estrangulamento das mangueiras. As curvaturas devem ter pelo menos 1,5 vezes o tamanho da conexão.
  4. Utilizar acessórios e equipamentos de montagem recomendados pelo fabricante para a montagem de conjuntos de mangueiras.
  5. 5. Executar a montagem dos terminais na mangueira conforme a tabela de prensagem do fabricante.
  6. Evitar contato com objetos que podem causar danos ou abrasão.
  7. Não operar o sistema hidráulico acima da temperatura máxima ou abaixo da temperatura mínima.
  8. Não expor a mangueira a aumentos rápidos ou transitórios de pressão acima do máximo operacional.

Além disso, é muito importante ter em mente que de nada adianta tomar todos os cuidados durante a instalação e uso sem que haja também um cuidado na escolha dos produtos. Por isso, aposte em itens de uma marca de qualidade certificada. 

Linha Ciser by Axxionflex

A Ciser oferece uma linha completa de mangueiras e conexões hidráulicas, com mais de 650 itens. Fornecidos pela marca americana parceira Axxionflex, os produtos possuem certificações internacionais e alta tecnologia, atendendo as mais diversas normas de qualidade e segurança.

Todos os itens são testados, garantindo máxima performance sem vazamentos até mesmo nas aplicações mais críticas. Sua alta durabilidade é ideal para o uso nos segmentos agrícola e industrial, incluindo máquinas e equipamentos em geral.

Quer saber tudo sobre a linha Ciser by Axxionflex? Leia o nosso material completo e conheça todas as suas vantagens.

A Fantástica Fábrica de Fixadores