A mangueira hidráulica apresenta características únicas e é extremamente útil para diversas aplicações e segmentos; saiba em quais ela pode ser útil.

Assim como os fixadores, outro item que também está em vários locais e nos mais diversos segmentos é a mangueira hidráulica. É um elemento de ligação flexível que tem como função transportar substância líquidas, sólidas ou gasosas de um ponto a outro.

Devido a suas características, pode ser usada até mesmo para substituir tubulações. Considerada ideal para a aplicação em espaços reduzidos ou em longas distâncias. Desse modo, as máquinas e equipamentos têm capacidade de serem instalados em locais mais eficientes.

Entre as vantagens de usar o produto com terminar Ciser, podemos destacar a flexibilidade e capacidade de articulação. Além disso, permite absorver vibrações, é resistente à corrosão e intempéries.

Continue a leitura do texto e descubra mais detalhes sobre sua composição. Bem como onde ela pode ser aplicada e quais os cuidados recomendados durante a instalação.

 Características da mangueira hidráulica

A mangueira hidráulica é basicamente composta por três partes diferentes: tubo, reforço e cobertura. Cada um é desenvolvido por meio de um material e apresenta características e finalidades distintas.

O tubo, por exemplo, é a camada mais interna. A produção se dá por meio de borracha sintética, principalmente, o que leva a ter uma alta resistência, suportando grandes pressões.

Já a segunda parte é o reforço, localizada em um setor intermediário. Ela é formada por um reforço trançado ou espiralado que proporciona resistência necessária para pressão e esforços externos.

Por última, temos a cobertura, localizada na parte externa. Feita de forma de forma enfaixada, lisa ou outras, tem como principal função a proteção do tubo. Além disso, reforça contra danos, como ações química, abrasão e intempéries.

Entre as vantagens da mangueira hidráulica da Ciser estão:

  • Resistência a baixa, média, alta e a super alta pressão;
  • Resistência ao fogo, abrasão e desgaste; 
  • Sua flexibilidade proporciona menores raios de curvatura;
  • Informações no corpo da mangueira;
  • Certificações ISO 9001 e MSHA;
  • Produzido conforme padrões internacionais de qualidade;
  • Consultoria técnica dedicada.

Aplicações da mangueira hidráulica

As principais aplicações desse tipo de mangueira se dá nos segmentos agrícola e industrial. O produto é essencial para produção e bom funcionamento de diferentes equipamentos. Entre eles, podemos citar:

  • Máquinas de movimentação de solo;
  • Guindastes;
  • Elevadores;
  • Sistemas de travamento hidráulico;
  • Máquinas de estampagem.

Além disso, a utilização também se dá de outras maneiras, como na indústria de madeira e também em diferentes segmentos. Frequentemente aparecem em áreas como de entretenimento, fundição, siderurgia, mineração e perfuração.

 Tipos de mangueira hidráulica

Disponível em diferentes modelos, a mangueira hidráulica deve ser escolhida de acordo com a necessidade de aplicação. A seguir, conheça as diferenças entre as opções disponíveis no mercado.

1SN/R1AT

Esse modelo de mangueira é confeccionado em borracha sintética enfaixada com um trançado de aço de alta resistência. Ele é utilizado para linhas de retorno e aplicações de baixa e média pressão.

SN/R2AT

Também confeccionado em borracha sintética, mas com um diferencial: tem dois trançados de aço de alta resistência. Assim, é ideal para a aplicação em linhas de média e alta pressão.

SAE100/R12 e 4SH

Ambos os modelos possuem quatro espirais de aço de alta resistência e são indicados para linhas de super alta pressão com trabalho pesado. São resistentes à alta temperatura e alto impacto.

Desse modo, a escolha do modelo depende do nível de resistência e pressão exigidos no local de aplicação. Entretanto, independente de qual for, todos devem ser instalados de acordo com cuidados semelhantes.

 Cuidados na instalação da mangueira hidráulica

A mangueira hidráulica possui um tempo de vida útil que pode ser prolongado de acordo com a forma que é instalada e utilizada. Escolher o dimensionamento adequado e o tipo correto de mangueira para cada situação proporciona maior durabilidade, assim como outros cuidados. 

Por exemplo, a alta pressão é muito comum nos locais de aplicação. Assim, para garantir o bom funcionamento da mangueira, bem como a segurança durante o uso. É fundamental tomar alguns cuidados durante a montagem, instalação e uso.

  1. Observar o comprimento das mangueiras para evitar tensão no conjunto quando ele estiver sob pressão. A mangueira deve ser montada com folga especificada pelo fabricante, a fim de absorver uma variação entre 3 e 5%;
  2. Evitar torcer, puxar, dobrar, esmagar ou desgastar a mangueira;
  3. Utilizar conexões adequadas, que evitem o estrangulamento das mangueiras. As curvaturas devem ter pelo menos 1,5 vezes o tamanho da conexão;
  4. Utilizar acessórios e equipamentos de montagem recomendados pelo fabricante para a montagem de conjuntos de mangueiras;
  5. Executar a montagem dos terminais na mangueira conforme a tabela de prensagem do fabricante;
  6. Evitar contato com objetos que podem causar danos ou abrasão;
  7. Não operar o sistema hidráulico acima da temperatura máxima ou abaixo da temperatura mínima;
  8. Não expor a mangueira a aumentos rápidos ou transitórios de pressão acima do máximo operacional.

Além disso, é muito importante ter em mente que de nada adianta tomar cuidados durante a instalação e uso sem que haja também um cuidado com os produtos. Aposte em itens de uma marca de qualidade certificada. 

Linha Ciser by Axxionflex

A Ciser oferece uma linha completa de mangueiras e conexões hidráulicas, com mais de 650 itens. Fornecidos pela marca americana parceira Axxionflex, os produtos possuem certificações internacionais e alta tecnologia, atendendo as mais diversas normas de qualidade e segurança.

Todos os itens são testados, garantindo máxima performance sem vazamentos até mesmo nas aplicações mais críticas. Sua alta durabilidade é ideal para o uso nos segmentos agrícola e industrial, incluindo máquinas e equipamentos em geral.

Quer saber tudo sobre a linha Ciser by Axxionflex? Leia o nosso material completo e conheça todas as suas vantagens.

A Fantástica Fábrica de Fixadores