Saiba como calcular o custo de produção agrícola e quais fatores precisam ser considerados na hora de fazer as contas.

O setor agrícola não somente é um dos que mais cresce no país, mas também é o centro de atenção do mundo inteiro, uma vez que sem a agricultura moderna não haveria nem sobrevivência a essa escala que temos hoje de população e avanços conquistados por ela.

É essa junção de fatores que torna tão importante saber o máximo possível deste setor, a fim de obter o máximo de eficiência. Isso inclui como calcular o custo de produção agrícola, para conseguir os melhores valores para os produtos e observar o mercado.

Veja o que considerar para fazer o cálculo e como chegar a números satisfatórios para seu negócio!

Por que é importante saber calcular o custo de produção agrícola?

Ter os custos sob controle é com certeza uma peça fundamental para que todo negócio funcione. Ainda mais se considerarmos uma situação com tantas variáveis, como é o caso do setor agrícola. O custo final está atrelado a diversos fatores que, somados, fazem uma diferença imensa ao longo do processo.

Tomar as decisões com embasamento e conseguir estruturar a produção vai fazer com que os lucros e a produtividade sejam mais satisfatórios. Com isso, aumentam-se as chances de fazer o negócio crescer e se tornar mais rentável.

O que compõe esse custo de produção agrícola?

Os custos de produção agrícola, ao contrário de outros negócios, não envolvem um número apenas, ou um valor prévio de matéria-prima, por exemplo. Em muitos casos, é necessário fazer um rateio entre as safras, visto que o mesmo maquinário ou insumo será usado mais de uma vez, por exemplo.

A seguir, mostramos quais variáveis vão compor o custo de produção no agronegócio.

Custos fixos

A mão de obra é um dos custos a serem considerados nesta etapa, assim como uma média de gastos mensais com a depreciação do patrimônio e os impostos que precisam ser pagos, como o seguro rural.

Esses valores vão ser ainda mais bem conhecidos com o histórico da fazenda em questão. Quanto geralmente se gasta em cada área, quais os valores são possíveis reduzir, o que merece investimento, entre outros.

O histórico das pragas, por exemplo, é um bom indicativo para se conhecer melhor sobre valores que possivelmente serão gastos no combate a elas e ainda dimensionar o investimento que essa área pode precisar.

Também é importante conhecer o histórico de preços dos insumos utilizados, sua quantidade e durabilidade, a fim de conhecer sobre seu rendimento e eficácia. Aqui, caso se tenha um histórico atualizado e acompanhado sobre a plantação, é possível colocar gastos que, para quem conhece pouco seu plantio, seriam variáveis.

Isso estabiliza bastante as contas em questão de variação mensal, o que facilita diversos cálculos. Mas para tanto, é necessário conhecer também as máquinas, instalações em geral para dominar a capacidade produtiva e, claro, para os possíveis lucros.

Custos variáveis

Aqui, é importante salientar que, mesmo por serem variáveis, estes gastos não podem ficar “à deriva” e comprometem todo o orçamento, pelo contrário. Eles podem não ter valores exatos, mas precisam ser conhecidos e considerados ao menos de uma margem de segurança.

Lembre-se também que, ao contrário dos custos fixos, estes se alteram de acordo com o volume produzido.

Aqui, entram gastos com trabalhadores não efetivos, que vêm por temporadas ou necessidades específicas. Vale lembrar que além dos salários, devem ser observados os tipos de contratos desempenhados para evitar problemas com a justiça posteriormente.

Todos os salários, horas trabalhadas e direitos a serem acertados precisam entrar nessa conta. Além desse ponto, ainda é necessário também pensar no que será plantado, para estar ciente dos valores de sementes fertilizantes e pesticidas, que variam diretamente com isso.

Tanto a quantidade quanto o tipo desse insumo é determinante e, para quem faz diversos cultivos, pode pesar muito no orçamento se não for bem planejado.

Afinal, como calcular o custo de produção agrícola?

Confira nossas dicas para otimizar o cálculo de custo de produção agrícola do seu agronegócio!

Faça um orçamento

Após alinhar e planejar os gastos variáveis e as despesas fixas, é hora de montar um orçamento. Ele varia do tipo de cultivo e das mudanças de plantação, se são sazonais, por exemplo.

Considere investimentos

Aqui, é importante ter em mente também o investimento em tecnologia. Tanto que máquinas que atuam diretamente no campo quanto em equipamentos de monitoramento remoto, afinal, já estamos na era dos drones e da internet 5G.

Por mais que estes gastos possam não parecer muito atraente no início, tente pensar que se a ideia é a perenidade do negócio, ele precisa se adaptar e melhorar com o tempo, então os investimentos também precisam ter valor separado no orçamento.

Pense nos custos variáveis

Importante lembrar que os custos variáveis ​​influenciam as decisões de curto prazo, especialmente em relação à próxima safra. Por isso tamanha importância em se fazer um cálculo que considere o máximo possível dos fatos que citamos mais acima.

Para um resultado mais fiel, é importante considerar tudo que pode ser gasto ao longo de cada etapa e manter esses valores atualizados, que vão tanto da matéria-prima quanto dos equipamentos.

Tenha histórico de gastos

Um histórico fiel de gastos e o detalhamento destes é o melhor amigo na hora de se planejar um plantio de sucesso e garantir que se trabalhe com o valor correto do talhão, sem prejuízos ou superfaturamento.

A partir daí, defina qual será o parâmetro para cálculo, que pode ser:

  • custo por saco, quilograma ou outra unidade de medida;
  • custo por hectare.

Não se esqueça de incluir os seus ganhos e o lucro que pretende ter com a produção.

Agora que você já sabe como calcular o custo de produção agrícola, não deixe de registrar os gastos e como eles influenciam a produtividade e o resultado. Assim, fica mais fácil manter a rotina de controle organizada e lembrar de tudo na hora de colocar na ponta da caneta.

Quer saber como ficará o setor de agro após a vacinação da população geral? Confira nosso material gratuito sobre perspectivas e desafios para o pós-Covid-19 no agronegócio!

Manutenção de equipamentos e estruturas