Os implementos agrícolas ajudam a otimizar a produção no campo. Conheça os equipamentos mais utilizados e entenda as suas funções.

Apesar da crise trazida pelo novo coronavírus, o agronegócio se manteve firme no cenário nacional, se tornando uma das principais apostas da economia brasileira para a superação da recessão. Em agosto de 2020, foi registrada a maior safra agrícola da história de todo o Brasil, com cerca de 254 milhões de toneladas de grãos colhidos.

E a expectativa é que o setor cresça ainda mais. Cálculos da FGV indicam que a atividade terá uma receita de R$730 bilhões neste ano, trazendo um aumento de 2,5% para o PIB nacional. Ou seja, em um momento de grandes oportunidades, os produtores rurais devem estar preparados para atender à grande demanda.

Nesse contexto, buscar formas de otimizar a produção é fundamental. E isso pode ser feito com o auxílio de implementos agrícolas, equipamentos que têm trazido grandes benefícios para a produção no campo.

Quer tornar a sua produção maior, mais rápida e rentável? Para ajudar você a encontrar as ferramentas ideais para a sua cultura, vamos apresentar os implementos agrícolas mais utilizados e as suas funções na agricultura. Mas, antes, vamos falar um pouco sobre esses equipamentos e as vantagens que eles trazem para a produção.

O que são os implementos agrícolas?

Os implementos agrícolas são equipamentos mecânicos capazes de ajudar o agricultor em todas as etapas de produção, facilitando desde a preparação do solo até o transporte das colheitas. Assim, agilizam e aumentam a eficiência de processos, otimizando a produção no campo.

Os arados, por exemplo, ajudam a preparar o solo para o desenvolvimento das plantas, tornando-o mais aerado, e as semeadoras agilizam o processo de plantio. Embora diversas ferramentas já tenham sido utilizadas pelo ser humano para produzir alimentos, o desenvolvimento da tecnologia traz cada vez mais possibilidades para a área.

Conheça as inovações tecnológicas do agronegócio e saiba como elas beneficiam a produção no campo.

Quais as vantagens do uso de implementos agrícolas?

O uso de implementos agrícolas traz grandes vantagens para os negócios, que vão além do aumento da produtividade. Isso porque, ao realizar etapas da produção de forma bastante eficaz, máquinas e implementos promovem a redução de desperdícios, e, consequentemente, de custos.

Economia de tempo e recurso

A automação de diversos processos no campo aumentam e muito a velocidade da entrega desde a preparação do solo até a colheita. A introdução de maquinários favorece o aumento da produtividade de forma significativa, melhorando os resultados finais.

Automação dos processos

A mecanização no campo traz também uma automação muito importante em tempos de revolução tecnológica, que colocam a empresa em uma posição mais competitiva. A otimização do uso do tempo leva a uma produtividade maior, fator determinante para o sucesso de uma marca em tempos nos quais o mercado vive saturado.

Controle de qualidade

Com a automação no campo, o controle de qualidade do processo produtivo se torna mais prático e fácil de ser feito. No campo, por exemplo, o desperdício de alimentos pode ser drasticamente reduzido, visto que a tecnologia pode tornar o processo mais higiênico. Já na agropecuária, a mecanização pode melhorar a qualidade da silagem, garantindo que os animais se alimentem melhor.  

Aumento da produtividade

Como já dito antes, a automação dos processos leva a uma melhora de produtividade e de resultados, já que os riscos de falha diminuem significativamente. Além disso, diversas máquinas possuem ferramentas que permitem mapear o índice de produtividade e analisar os pontos fortes e fracos da colheita.

Diminuição do retrabalho

O monitoramento constante dos equipamentos permite com que as decisões feitas possam ser mais efetivas e diminua o retorno do trabalho, tornando o serviço mais rápido e produtivo, além de claro, mais barato.

Redução do impacto ambiental

Com o uso de tecnologias para o campo, é possível que se utilize os recursos naturais de uma forma mais adequada, sem o gasto excessivo que muitas vezes se enxerga na produção. Os bicos de pulverização, por exemplo, conseguem distribuir a água de forma específica para cada necessidade da plantação, tornando o processo mais efetivo.

Aumento do rendimento dos trabalhos no campo

Com máquinas que produzem um mapeamento excelente do campo e das necessidades específicas de cada área, é natural que o rendimento produtivo aumente consideravelmente. Esse conceito é chamado de agricultura de precisão.

Há, ainda, o fato de que as máquinas agrícolas garantem uma maior segurança para os empregados, visto que permitem que os produtores tenham melhores condições de trabalho, pois ficam menos expostos a agentes nocivos do ambiente. 

Apesar de oferecerem tantas vantagens, esses equipamentos devem ser escolhidos de forma correta para que o manejo do solo e das culturas traga os melhores resultados. A seguir, conheça os principais implementos agrícolas e saiba como eles são usados na agricultura.

Veja 4 dicas para otimizar a sua produção agrícola.

Quais são os 9 implementos agrícolas mais utilizados?

 1. Arados

O arado é um dos equipamentos mais utilizados na preparação do solo. Formado por lâminas de metal, ele ajuda a escavar, cortar e revolver o solo, removendo as camadas compactadas que ficam em sua superfície. Dessa forma, torna a terra mais aerada e preparada para receber sementes, irrigação, adubos e outros insumos.

Sem ele, os agricultores teriam que usar ferramentas manuais para cumprir a etapa, o que demandaria muito mais esforço e tempo. Os arados podem ser de dois tipos: de aiveca e de disco.

Arado de aiveca

Com as lâminas em formato de “V” — as chamadas aivecas — o arado de aiveca permite o rompimento de camadas mais profundas do solo. Dessa forma, aumenta a capacidade do solo de incorporar os resíduos das colheitas. Ele ainda é mais leve, por isso exige menos força de tração. 

As aivecas podem variar bastante de acordo com as características e necessidades do solo. Por exemplo, em solos leves e arenosos, as mais curtas e com curvaturas maiores são mais indicadas, enquanto as com chapas recortadas são ideais para solos pegajosos por terem uma aderência menor ao solo.

Arado de disco

O arado de disco é formado por discos circulares que vão girando enquanto passam pelo solo. Assim,  têm mais força para trabalhar em áreas com cascalhos, galhos, raízes e outros elementos que dificultam o processo. Apesar de facilitar a movimentação da terra, a forma redonda acaba exigindo mais peso para que o equipamento penetre no solo.

Também existe uma grande variedade de arados de discos, que podem sofrer variações na quantidade e no tamanho das lâminas, além da largura do sistema como um todo.

2. Subsolador

O subsolador é outro implemento usado para a descompactação do solo. Ele é fundamental em áreas que têm a superfície da terra muito endurecida, seja por causa do transporte de máquinas muito pesadas, como caminhões e tratores, ou de outros processos de preparação do solo realizados em excesso.

O equipamento conta com hastes de 30 cm a 1,01 m, que diminuem a resistência do solo à inserção de raízes e à drenagem. Assim, ajuda a evitar o encharcamento e o escoamento superficial, reduzindo também o desperdício de água.

O que diferencia o subsolador do arado é o alcance de profundidades maiores, que o torna mais eficaz na descompactação do solo. No entanto, o implemento não pode ser visto como um substituto do anterior por não ser usado para revolver a terra. 

3. Semeadora

A semeadora tem como principal função a introdução das sementes no solo, que acontece de acordo com o espaçamento, a densidade e a profundidade ideais para o desenvolvimento de cada cultura. O equipamento também é capaz de proteger as sementes, evitando que elas se danifiquem durante o processo de semeadura.

Com o passar do tempo, o implemento foi evoluindo e passou a realizar outras tarefas além da deposição das sementes. Uma delas é adubação do solo, feita pelas chamadas semeadoras-adubadoras

A grande vantagem é que o processo de adubação acontece ao mesmo tempo que o do plantio, fertilizando a terra que está em volta da semente. Ou seja, ambos os processos podem ser realizados com muito mais rapidez e menos esforços.

4. Pulverizador

A aplicação de produtos fitossanitários — substâncias químicas ou biológicas que ajudam a fazer o controle de pragas — e de fertilizantes é muito comum em grandes plantações. Isso porque esses produtos ajudam a proteger a lavoura contra doenças, insetos e pragas e  garantem que as plantas tenham todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Os implementos responsáveis por essa aplicação são os pulverizadores, que distribuem substâncias líquidas em pequenas partículas sobre as plantações. Assim, produtos químicos, fertilizantes ou nutrientes chegam nas quantidades certas para as necessidades de cada local.

Existem dois tipos de pulverizador que são mais utilizados:

  • atomizador: uma corrente de ar em alta velocidade permite a pulverização de produtos em grandes distâncias;
  • barra: equipamento que conta com uma barra e vários bicos para aplicação. Pode ser acoplado a um trator, cobrindo um grande espaço em pouco tempo.

 5. Roçadeira

A roçadeira, também conhecida como ceifadeira, é utilizada para aparar grama ou ervas indesejadas nas plantações. Com um conjunto de corte formado por cabeçotes e lâminas retas ou curvas, elas podem ser acopladas em tratores ou podem ser usadas manualmente, caso a limpeza seja feita em locais mais estreitos.

6. Rolo faca

Após a colheita, o solo deve ser preparado para outro ciclo de plantio. O rolo faca é um grande rolo de metal que fica conectado ao trator e, passando sobre o solo, faz a picagem dos restos de plantas que permanecem na área de produção. Assim, mata esses restos e impede que eles brotem novamente.

Além de reduzir o tempo entre um plantio e outro, o rolo faca também ajuda a aumentar a velocidade com a qual os nutrientes das plantas picadas são incorporados no solo.

7. Escarificador

Comparado ao arado tradicional, o escarificador possui algumas diferenças importantes. Ele é utilizado para o preparo do solo, porém quebra a compactação causada pelo uso de outros implementos agrícolas. Com isso, o solo fica menos suscetível a erosões.

O escarificador pode ser usado em solos totalmente secos, mas não substitui por completo o uso de outros implementos agrícolas, como o arado e a grade pesada.

8. Enxada rotativa

Também utilizadas no preparo de solo, a enxada rotativa tem a vantagem de preparar o solo em uma única operação. Elas são compostas por flanges e lâminas cortantes, que giram sob um mesmo eixo.

A ferramenta é muito usada no manejo de ervas daninhas e na aplicação de fertilizantes e corretivos de solo. Ela pode ainda ser regulada para variar a profundidade de suas lâminas, aerando o solo da maneira mais correta possível.

9. Grades

As grades são utilizadas para melhorar as condições de semeadura, germinação e desenvolvimento das plantas das lavouras. Utilizadas em tratores, elas desagregam e quebram torrões, nivelam o solo, picam e incorporam insumos aplicados e restos de cultura, estes, de forma superficial.

As grades podem ser de dentes, discos ou molas e precisam ser manuseados com cautela, pois podem causar prejuízos ao solo, tornando-o menos produtivo

Qual é o futuro dos implementos agrícolas modernos?

Com o passar do tempo as máquinas agrícolas passaram por diversas inovações, tornando os equipamentos mais eficientes, mais econômicos e mais complexos. Atualmente existem até tratores que funcionam sem a necessidade de uma cabine, algo impensável há alguns anos atrás, além de diversas outras novas funcionalidades.

Sensores contra ervas daninha

As ervas daninhas sempre foram um grande problema do campo, por serem muito resistentes, fazendo com que o gasto com herbicidas fosse muito elevado, e muitas vezes o problema não fosse resolvido. 

No entanto, já existem no mercado equipamentos com sensores que emitem um feixe de luz para analisar a planta, e realizar a liberação correta do produto. Isso faz com que o gasto com herbicidas não seja elevado, além de reduzir o impacto ambiental.

Sensor de condutividade elétrica do solo acoplado

O sensor de condutividade elétrica aparente do solo é um equipamento que gera mapas que auxiliam o manejo e a amostragem do solo, com especificações físicas do solo, como matéria orgânica e a textura. Isso beneficia e muito a tomada de decisões do proprietário em relação a sua terra, para torná-la ainda mais produtiva.

Máquinas agrícolas autônomas

Como já dito anteriormente, as máquinas agrícolas que não necessitam de condutor é uma grande inovação do setor, visto que o proprietário consegue controlar e conduzir a ferramenta.

Não só isso, como o aparelho também tem GPS e várias outras funções que permitem uma tomada de decisão mais correta. Se o equipamento não souber como reagir, ele envia uma mensagem para que o humano faça a melhor abordagem. Essa tecnologia, no entanto, está em processo de desenvolvimento, sendo uma realidade para o futuro.

Semeadura em taxa variada e GPS embarcado

Outra tecnologia que vem ganhando muito destaque na lavoura é a semeadura em taxa variada com a utilização de GPS. As áreas mais produtivas do campo são demarcadas para auxiliarem na criação de estratégias de semeadura de sementes e híbridos variados, aproveitando a característica de cada zona para aumentar a produtividade.

Como encontrar os equipamentos agrícolas certos?

Máquinas e implementos agrícolas são fundamentais para garantir uma produção maior, mais rápida, com menos riscos para os trabalhadores e com menos danos para o meio ambiente.

Conhecê-los é o primeiro passo para otimizar a produção no campo, mas, para fazer bons investimentos, também é preciso ter atenção às características e necessidades de cada cultura, além de alguns fatores técnicos, especialmente em tempos onde há várias marcas e produtos que oferecem muita qualidade e inovação.

É importante levar em consideração o tamanho da plantação, as condições do solo e as práticas de colheita que serão adotadas. Também é necessário analisar custos e orçamentos e as condições das máquinas que funcionarão junto com os implementos, como os tratores que o produtor já possui. Assim, é possível encontrar equipamentos de qualidade, que sejam capazes de suprir todas as suas demandas.

Defina objetivos

O primeiro passo na busca de um novo maquinário agrícola é a definição de objetivos relacionados ao trabalho. Apenas com tais metas em mente é que se torna possível analisar opções que se enquadrem naquilo que você espera.

Por exemplo, se o seu objetivo é expandir a área de cultivo, você terá algumas opções de marcas e modelos para isso, assim como terá outras alternativas para aumentar a produtividade, ser mais ágil, ou qualquer que seja a sua demanda.

Invista dentro da sua realidade financeira

Vários empreendedores investem mais do que realmente podem gastar, e isso tende a ser muito perigoso para a saúde do negócio. Portanto, uma grande dica é ser realista com os seus ganhos para comprar uma tecnologia que irá suprir as suas expectativas. A curto e a longo prazo você vai perceber que foi uma atitude inteligente para a segurança da sua empresa.

Ficar por dentro das tendências e novidades do mercado é fundamental para que o seu negócio se mantenha como referência, sempre com as melhores tecnologias do setor, melhorando a entrega, a qualidade do produto, a rentabilidade e a produtividade.

Isso se deve principalmente porque investir em melhorias para a sua empresa é garantir uma longevidade necessária para o negócio. Em um mercado cada vez mais competitivo, é muito importante estar focado em aperfeiçoar técnicas e métodos.

Quer ficar ainda mais por dentro dos fixadores para o mercado agrícola? Baixe nosso material de Soluções para o Agronegócio!

Soluções Ciser para o Agronegócio