Conhecer estratégias de atendimento – físico e online – para a sua loja se torna fundamental ao vivermos em um mercado altamente competitivo e saturado.
Ter produtos inovadores e boas práticas de marketing são muito importantes para qualquer empresa que busca se destacar no mercado. No entanto, algo que diversas marcas esquecem é investir na abordagem de vendas.
Ter uma aproximação eficiente e humana faz toda a diferença na conversão de um potencial cliente em um consumidor fiel. Pensando nessa grande oportunidade – muitas vezes ignorada – decidimos criar uma lista com 10 ideias que vão mudar o seu negócio.
1. Conheça o seu público
Ao conhecer quem o seu negócio pretende impactar, você passa a entender suas necessidades, e a melhor forma de abordá-los.
Tendo essa definição, a construção de uma linguagem e uma aproximação amigável e personalizada, torna-se mais fácil e necessária.
Exemplo: pode ser que por meio de estudos você aprenda que seu público prefere um atendimento objetivo, direto ao ponto. Isso não só otimiza a sua abordagem de vendas como te aproxima do seu consumidor, tornando-o mais suscetível a realizar a compra.
2. Personalize o discurso e a solução
Atualmente as pessoas buscam cada vez mais atendimentos personalizados, que oferecem soluções que se encaixam perfeitamente no seu problema. Escute atentamente ao consumidor e procure ser o mais prestativo possível, sempre citando sua situação e seu nome.
Esse tópico vai de encontro ao número 6, sobre avaliar as verdadeiras necessidades do consumidor. Entenda qual é o problema, e encontre um produto que supra sua necessidade, sempre justificando sua escolha.
Ao oferecer um produto eficiente, a sua marca terá um consumidor satisfeito, que defenderá – e talvez divulgará – sua loja. Isso acontece, pois ele sabe que a sua prioridade é resolver seu problema, não vender o produto mais caro.
3. Tenha calma na chegada ao cliente
Um dos erros mais comuns dos vendedores, física ou digitalmente, é se aproximar de maneira impulsiva e ansiosa. Dessa forma, o cliente se sente acuado e nervoso, diminuindo as chances de você conseguir efetuar a venda.
Quando for atender alguém, mantenha a calma e o profissionalismo a todo momento. É sempre muito importante se imaginar como consumidor da loja e a maneira como você gostaria de ser atendido.
4. Evidencie a qualidade de seu produto
O intuito aqui é valorizar os pontos fortes daquilo que você está vendendo. Destaque suas características e diferenciais, mostrando porque ele é a melhor solução.
Decore as especificações do seu produto, pois quanto mais informações técnicas você souber, mais credibilidade você transmitirá. Ofereça também dicas de uso, tornando o discurso mais pessoal.
Ao comentar os pontos fortes do seu produto, você consegue persuadir o cliente por meio da autoridade. É fundamental que você confirme que sabe do que está dizendo, transmitindo confiança em todas as etapas do processo.
Saiba mais sobre técnicas para melhorar as suas vendas.
5. Seja objetivo na abordagem de vendas
O mais importante em uma abordagem é que você faça o cliente se sentir confiante para efetuar a compra. No entanto, tão relevante quanto isso é fazer uma aproximação direta e objetiva.
Apesar de pôr em prática as dicas apresentadas aqui, a velocidade de um atendimento é crucial em seu sucesso. Portanto, ao ter a oportunidade de conversar com o seu cliente, não desperdice tempo e personalize a solução ao problema.
Ao praticar a sua abordagem de vendas, descarte informações desnecessárias e crie técnicas mais precisas. Quanto mais objetivo o seu atendimento, mais tempo você terá para atender outros clientes, que também garantem um serviço otimizado.
6. Avalie as verdadeiras necessidades do consumidor
É muito comum chegar a uma loja buscando determinado produto e sair do estabelecimento com outro item. É para esse tipo de ocasião que existem os especialistas, também conhecidos como vendedores.
Durante a conversa, escute bem o consumidor e pondere seus questionamentos e reclamações. Em diversos casos, a solução está em um produto que ele não conhece, mas que irá satisfazer muito mais o cliente a longo prazo.
Não se esqueça de justificar a sugestão e explicar o por que ele deveria levar “X” ao invés de “Y”. É por meio da sua explicação que ele ficará tranquilo em saber que fez uma boa escolha confiando em você.
7. Crie canais de comunicação eficientes
O consumidor precisa estar interessado e perceber valores no que o seu negócio vende. No entanto, ele também necessita ter um meio prático e eficiente de se comunicar com o estabelecimento. Receber um atendimento ágil e de qualidade, faz toda a diferença.
É um erro muito comum que as empresas criem um canal de vendas pelo WhatsApp, mas que não deem a devida importância. Isso resulta em um atraso de respostas ou até mesmo no oferecimento de informações rasas sobre o serviço/produto.
Portanto, a abordagem de vendas por qualquer meio de comunicação deve ser ágil, educada e a mais didática possível. Dessa forma, o estabelecimento consegue potencializar a otimização do processo de compra.
8. Valorize a aparência
Valorizar a própria aparência é uma dica para os vendedores, mas também para a loja, física ou online. Com certeza você já ouviu a expressão: “A primeira impressão é a que fica”, e ela tem fundamento.
Se portar de forma profissional e respeitosa é a primeira etapa para uma boa receptividade do público dentro da loja. É muito interessante que exista uma vestimenta padrão para os vendedores, de forma com que fiquem fáceis de serem localizados.
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9. Busque uma conexão emocional
Um aspecto muito importante de uma abordagem de vendas bem feita é procurar uma conexão com o cliente. Por meio dessa ligação, você gera um envolvimento que deixa o consumidor mais à vontade, proporcionando maiores chances de sucesso.
É relevante frisar que a conexão precisa ser orgânica, para o vínculo ser verdadeiro e significativo para o cliente. Se a intenção for claramente forçada, o efeito tende a ser inverso.
10. Treine a oratória para abordagem de vendas
Falar com outras pessoas com o intuito de vender uma solução pode ser bastante desafiador. Engana-se quem pensa que os vendedores nascem com o dom da persuasão e da boa oratória, tudo depende da prática.
Treinar a sua fala é fundamental para alinhar os principais pontos que serão abordados durante o seu atendimento ao cliente. Você ainda consegue treinar possíveis respostas ou perguntas para estar sempre à frente do consumidor, antecipando suas dúvidas e necessidades.
É de muita importância que todos os pontos estejam alinhados com o seu atendimento, físico ou virtual. Os consumidores são detalhistas, e uma abordagem mal feita pode prejudicar a transformação desse cliente em um cliente fiel.
Tenha esses quesitos sempre muito claros para um bom atendimento, pois ele é fundamental para que sua abordagem de vendas funcione. Assim, seguramente você terá resultados positivos.
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