Entenda as diferenças entre varejo e atacado, os principais modelos de comercialização de produtos.
A escolha de um modelo conduz a definição de fatores muito importantes para o sucesso do empreendimento, como público-alvo, logística, fornecedores e preços. Por isso, é uma das primeiras decisões estratégicas que devem ser tomadas por novos empreendedores. É comum, no entanto, que surjam dúvidas relacionadas a esses dois modelos, como quais as vantagens e regras de cada um deles.
Quer encontrar a opção mais adequada para o seu negócio? Neste artigo, descubra qual a diferença entre atacado e varejo e as vantagens de cada opção.
Como funciona o atacado
O atacado é uma modalidade de vendas que trabalha com a compra, a venda e a distribuição de produtos em grandes quantidades. A venda em forma de lotes ajuda a reduzir o valor das mercadorias, que normalmente são compradas por lojistas — o varejo — e revendidas individualmente para o consumidor final.
Alguns exemplos de negócios de atacado são distribuidoras, depósitos e fábricas que repassam mercadorias para outros negócios, como redes de supermercado.
Como funciona o varejo
Como já mencionado, o varejo faz vendas diretamente para o consumidor final. Os negócios baseados nessa modalidade vendem produtos individualmente ou em pequenas quantidades, geralmente para pessoas físicas e que visam o consumo próprio.
Alguns exemplos de negócios varejistas são:
- supermercados;
- farmácias;
- lojas de roupas;
- livrarias;
- perfumarias;
- óticas;
- lojas de ferragens;
- lojas de materiais de construção;
- lojas de móveis e decoração;
- lojas de veículos;
- lojas de bicicletas;
- lojas de materiais para escritório.
Saiba como aplicar o merchandising no ponto de venda.
Quais as diferenças entre atacado e varejo
Como você pôde ver, o que diferencia o atacado e o varejo é, principalmente, o público consumidor de cada modelo e o volume e a quantidade de mercadorias vendidas. A seguir, veja um quadro comparativo com as diferenças entre cada tipo de negócio.
Segmento | Atacado | Varejo |
Público-alvo | Empresas ou revendedores. Em geral, pessoa jurídica. | Consumidor final. Em geral, pessoa física. |
Quantidade de produtos | Alta. Mercadorias são vendidas em lotes. | Baixa. Mercadorias são vendidas individualmente. |
Preço por produto | Mais baixo. | Mais alto. |
Em qual tipo de negócio investir
A escolha entre o atacado ou o varejo vai depender do seu plano de negócios e da sua área de atuação. As duas opções apresentam vantagens para diferentes tipos de empresas, por isso é fundamental avaliar a opção mais vantajosa a partir da natureza do seu empreendimento.
Quais são as vantagens do varejo?
O varejo é um setor de grande importância para a economia brasileira. Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, ele tem um crescimento constante que impulsiona o PIB nacional, alcançando R$1,91 trilhão em 2019 e um crescimento real de 3,9%.
Além do bom desempenho, o formato traz outras vantagens para o empreendedor. A primeira delas é que, como a entrega de produtos é feita diretamente aos clientes finais, um valor maior pode ser cobrado por mercadoria, o que aumenta a margem de lucro das vendas. Por seu funcionamento, o modelo também permite um número de clientes e de vendas maior.
Para se destacar entre a concorrência, entretanto, é preciso fazer bons investimentos em marketing. Isso porque é mais fácil comprar um produto individualmente, mas o cliente deve escolher comprar no seu estabelecimento. Assim, são necessários mais esforços para tornar o ponto de venda atrativo e promover o conhecimento da sua marca, por exemplo.
Quais são as vantagens do atacado?
Muito importante para o mercado de consumo brasileiro, o atacado também é um ramo em crescimento. Segundo Ranking de faturamento de 2019 da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), o segmento teve o faturamento de R$261,9 bilhões no ano.
Como vantagens para o empreendedor, há relações comerciais mais perenes entre a empresa e seus consumidores, o que facilita a elaboração de um planejamento financeiro e aumenta a segurança sobre o faturamento. Além disso, o ticket médio também é mais elevado, já que as transações envolvem um número grande de produtos.
Os negócios baseados no modelo de atacado ainda têm menos preocupações em tornar o ponto de venda atrativo e, em comparação com o varejo, fazem menos investimentos em marketing. Apesar disso, como o volume de clientes é menor, estratégias para fidelizar os consumidores são fundamentais para o sucesso dos negócios.
Ambas as opções podem ser vantajosas para um empreendimento, desde que estejam alinhadas aos seus objetivos. É a partir da definição do produto que será vendido e da sua área de atuação que será possível encontrar a melhor alternativa para comercializar mercadorias e levar o empreendimento adiante.
Agora que você já sabe qual é a diferença entre atacado e varejo e conhece as vantagens de cada modelo, aproveite para conhecer o varejo 4.0 e os impactos desse conceito para o seu negócio.