Super versáteis, os fixadores químicos são ideais para uma fixação prática e resistente. Conheça cada tipo e suas respectivas aplicações.

Os fixadores são indispensáveis para instalações em que há a união de duas ou mais peças. Para garantir a segurança desses projetos, porém, a fixação deve ser de qualidade, garantindo que os materiais não se soltarão e nem haverá infiltrações e acidentes.

Na construção civil, além dos fixadores mecânicos, como parafusos, porcas e arruelas, há também os fixadores químicos, que utilizam silicones, adesivos e selantes capazes de colar ou fixar  materiais.

Fixadores químicos: onde usar?

Enquanto os fixadores mecânicos são encaixados nas peças, que podem ser unidas de forma móvel ou permanente, os químicos são aplicados entre um artigo e outro, no local em que eles ficarão unidos, formando uma camada que endurece devido a reações química, oferecendo alto poder de adesão.

Os dois tipos de produtos são indicados para aplicações diferentes. Os fixadores mecânicos permitem a desmontagem das peças, enquanto os químicos, na maioria dos casos, não. É comum que a fixação química ainda funcione como um complemento da mecânica, conferindo mais segurança para a aplicação. Um exemplo disso são os adesivos anaeróbicos, que são usados para travar as roscas em uniões parafusadas.

Há produtos multifuncionais, que aderem a diferentes tipos de insumos com bastante eficiência, e produtos específicos para alguns materiais, como vidros e MDF. Por isso, é importante ter em mente as aplicações desejadas para adquirir o fixador certo.

Agora que você já entende a diferença entre os fixadores mecânicos e químicos, conheça alguns tipos de fixadores químicos:

 

Gráfico com o resumo dos tipos de fixadores químicos e suas aplicações

Adesivos anaeróbicos

Os adesivos anaeróbicos garantem uma vedação ou fixação mais segura para juntas montadas mecanicamente. Isso porque os materiais têm como principal característica a cura na ausência do ar e em contato com metais. Quando eles são aplicados, é criada uma junta de resistência contra vibrações e choques, que também é resistente a químicos e solventes.

Os produtos são ideais para manutenção, produção ou construção e seus setores de aplicação são: indústria automobilística, construção de máquinas e instalações, equipamentos pneumáticos e hidráulicos e mecânicas de precisão. Os adesivos estão disponíveis em viscosidades variadas (de baixa à alta) e em diferentes níveis de resistência.

Adesivos instantâneos de cianoacrilato

Este adesivo em como característica a cura rápida quando estão em temperatura ambiente, por isso recebem o nome de instantâneos. Devido à secagem rápida, os materiais a base de cianoacrilato têm alto poder de adesão em superfícies diversas, como madeira, couro, metais e borracha.

Adesivos Instantâneo Moveleiro + Ativador

Em uma superfície porosa como a madeira, essa dupla de produto garantem eficiência e aderência ao material.

O adesivo à base de cianoacrilato é um monocomponente, que não precisa ser misturado a nenhum outro. Basta aplicar uma camada fina do produto entre as superfícies que devem ser coladas para que o processo de cura se inicie. O acelerador, que também não requer mistura, ajuda a acelerar a secagem do adesivo, garantindo a ligação instantânea das peças.

Além da madeira, podemos fazer aplicações em MDF, borracha, metais, couro, e plásticos.

Adesivo epóxi bicomponente

O adesivo epóxi bicomponente é excelente para a colagem de materiais pequenos e médios, em ambientes interiores ou exteriores. O produto se dispersa com uniformidade, garantindo  a vedação perfeita das peças.

Por oferecer praticidade, qualidade e durabilidade, o adesivo é indicado tanto para o uso profissional quanto para o doméstico. A sua colagem acontece em até 10 minutos e o acabamento, após curado, é transparente. Ele ainda é bastante eficiente para colagens em pequenas superfícies lisas, porosas ou irregulares e adere em diferentes tipos de materiais..

Vedador líquido semissecativo

O vedador líquido semissecativo, composto à base de borracha, resinas sintéticas e solventes, pode ser aplicado diretamente sobre superfícies de roscas e flanges. Após a cura, é formada uma película flexível e resistente a água, gasolina, óleo, gases e temperaturas de – 40 ºC até 150 ºC.

O vedador é permanentemente flexível, atuando como junta líquida. Ele permite que as peças sejam posicionadas da forma ideal e apresenta pouca resistência na desmontagem. A aplicação ideal é em flanges de bomba d’água, cárters, sistemas flangeados e outros.

Fixadores químicos: sua nova fixação Ciser

Norteada pela qualidade e pela inovação, a Ciser lançou uma nova linha de fixadores químicos, trazendo ao mercado novos produtos para fixação, travamento, vedação e reparo. Com a nova linha, a Ciser amplia ainda mais as possibilidades de fixação e colagem de instalações, prezando sempre pela qualidade e segurança dos projetos.

Agora que você já conhece os nossos fixadores químicos, veja também 4 certificações de qualidade da Ciser e entenda por que nossos produtos trarão mais segurança para os seus projetos.

A Fantástica Fábrica de Fixadores