Confira passo a passo como usar fita veda rosca, em quais materiais você pode aplicar e quantas voltas são necessárias para solucionar o problema e evitar o desperdício  

Existem ferramentas que são aconselháveis ter sempre em mãos, pois podem ajudar a solucionar alguns problemas. Seja em casa ou no ambiente de trabalho, situações como trocar a resistência do chuveiro ou interromper um vazamento de água podem ocorrer. Nesses casos, o que você faz?

A solução que parece mais prática é pedir ajuda a uma pessoa que seja especialista na área que possa resolver, não é mesmo? Mas, quando essa opção não estiver disponível, você terá que solucionar o imprevisto sem o suporte profissional. 

Um ótimo recurso é ter uma caixa de ferramentas composta por diferentes objetos, desde martelo, parafusos e porcas até cola instantânea e fita veda rosca. Você pode desconfiar se irá usar tudo isso, mas na hora do aperto, faz falta ter o item certo por perto. 

E se você é uma pessoa que não sabe utilizar nenhuma dessas ferramentas ou ainda não passou por alguma situação que te obrigou a aprender, que tal já começar a se preparar e  descobrir o passo a passo de como usar fita veda rosca? Confira! 

Entenda o que é a fita veda rosca

Geralmente apresentada na cor branca, a fita veda rosca é um produto fabricado à base de resina PTFE. Mas, o que seria essa sigla? Significa politetrafluoretileno não sinterizado, ou comercialmente mais conhecido como teflon, substância que não reage com outras substâncias químicas.  

Você já deve ter recebido alguma recomendação ou escutado falar sobre o uso da fita veda rosca para pequenos reparos que melhoram a fixação. Essa fita é muito utilizada em instalações hidráulicas de água quente ou fria, podendo chegar até 240ºC. 

Seja para ajudar na fixação de um chuveiro ou uma tubulação, a fita veda rosca é a mais indicada. A principal função desse produto é eliminar qualquer espaço que possa estar sobrando entre as roscas para evitar qualquer tipo de vazamento

Imagine que você precisa fazer a instalação de uma torneira. Ao inserir o produto, percebeu que o material ficou frouxo e poderia causar vazamento de água. Nesse momento, você pode contar com uma solução simples, como usar a fita veda rosca

Já que parece tão fácil, você deve estar querendo saber quais são os materiais em que podemos aplicá-la, não é mesmo? A fita veda rosca pode ser usada em diferentes peças, como:

  • tubulações de esgoto;
  • conexões em PVC;
  • tubos soldáveis;
  • metais.

Na hora de aplicar a fita veda rosca, é necessário tomar alguns cuidados para que o produto não desfie com facilidade e prejudique o trabalho. Apesar de ser de fácil uso, algumas dicas são úteis para garantir a aplicação correta e alcançar o resultado esperado. 

Conheça as vantagens de usar fita veda rosca

Agora que você já sabe mais sobre a fita veda rosca, ver os benefícios proporcionados pelo produto pode ajudar na sua escolha. Como a maioria dos fixadores, além da praticidade de você poder solucionar o problema de imediato, essa fita também possui: 

  • aplicação simples;
  • mais resistência nas juntas;
  • proteção de materiais de metais contra oxidação e ferrugem; 
  • fácil desmontagem para manutenção. 
Mulher aprende a como usar fita veda rosca

Não desanime, aprender a como usar a fita veda rosca é fácil!

Confira o passo a passo de como usar fita veda rosca  

Após compreender a importância de ter esse produto por perto, é hora de ver como passar fita veda rosca corretamente. Por mais que pareça algo simples, alguns detalhes fazem a diferença. Para desfrutar dos benefícios que a fita oferece, é só seguir os passos abaixo: 

Passo 1 – limpeza da tubulação

Antes de pensar em quantas voltas de fita veda rosca serão necessárias para obter a firmeza desejada, o primeiro passo é limpar a tubulação. Utilize uma escova de aço para fazer a limpeza do material, retirando toda a sujeira da rosca para receber o produto. 

Passo 2 – aplicação da fita veda rosca

Aplique a fita veda rosca. Comece dando duas voltas ao redor da ponta da tubulação, sempre no sentido horário, cobrindo toda a rosca. Tome cuidado para não cortar a fita, pois ela precisa preencher todos os vãos da rosca para fixar melhor no material. 

Passo 3 – quantidade de adesivo vedante

Você deve estar se perguntando quantas voltas de fita veda rosca são necessárias, não é mesmo? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas. A quantidade de fita veda rosca que deve ser utilizada pode variar entre seis a oito voltas para vedar completamente a rosca. 

Passo 4 – acabamentos do conserto hidráulico

Após seguir todos esses procedimentos, corte a ponta da fita para não deixar sobras. Qualquer pedaço solto, pode dificultar a fixação da rosca. Encaixe as peças, fixando para verificar a firmeza e eficiência do produto. Pronto! Depois desses passos, o seu problema está resolvido. 

Entenda sobre os principais tipos e aplicações das conexões e mangueiras hidráulicas

Saiba o que usar no lugar da fita veda rosca 

Como as vantagens do produto estão sendo destacadas para fixar materiais, é essencial saber improvisar com outras ferramentas para alcançar esses resultados. Caso não tenha fita veda rosca na sua casa  ou uma loja por perto, veja o que você pode fazer:

Se ocorrer um vazamento de água inesperado ou você perceber que alguma instalação está frouxa, uma solução bastante útil é a famosa “veda rosca caseira”. Porém, quais são os riscos que você e sua obra correm? Entenda mais abaixo!

Vazamento e infiltrações

O principal e mais recorrente problema é o vazamento, algo muito comum em conexões hidráulicas e que dá muita dor de cabeça a diversos proprietários. Mas o pior é o que pode resultar do vazamento.

Problemas de saúde

O vazamento de água pode gerar problemas na alvenaria e revestimentos, como cerâmicas se soltando, paredes com cimento úmido, levando até mesmo ao surgimento de mofos. Em grandes quantidades e por um período longo de tempo, pode até mesmo prejudicar a estrutura do local e a saúde dos moradores.

Por esse motivo, nunca subestime a importância de uma manutenção bem feita nos encanamentos, mesmo que você invista um pouco mais para isso. Os problemas que podem decorrer de um mau uso da vedação são inúmeros, mais complexos e até mesmo mais caros.

Conheça também os tipos de adesivo e cola epóxi

Veja curiosidades sobre a fita veda rosca 

Apesar da fita veda rosca ser conhecida no Brasil pela cor branca, você sabia que existe um padrão de cores? No Reino Unido, por exemplo, há uma variação da fita, de acordo com as necessidades de uso e vedação. No país, são utilizadas as seguintes cores: 

  • branca: fita utilizada para vedar instalações de água e tubos de espessuras simples;
  • amarela: também conhecida como “fita de gás”, é usada para vedação de gases de hidrocarbonetos, em roscas com espessuras duplas e tubos de até duas polegadas; 
  • verde: muito comum em tubulação de gases hospitalares, como o oxigênio, essa variação não contém óleo; 
  • cinza: usada em tubulações inoxidáveis, contém níquel e é anti-corrosiva.

Conseguiu entender tudo sobre como usar fita veda rosca? Utilizando o produto corretamente, você terá mais economia e mais eficiência nas vedações das instalações na sua casa. É só escolher um produto com qualidade para aproveitar todas essas vantagens. 

Além da fita veda rosca, a Ciser tem um extenso catálogo de produtos e fixadores, onde você pode encontrar o que precisa para a sua empresa. 

Para saber onde encontrar um revendedor Ciser e comprar a fita veda rosca perfeita para seu dia a dia, confira nosso mapa de revendedores

A Fantástica Fábrica de Fixadores