Saiba como fazer uma horta suspensa ou vertical gastando pouco.

Por permitir o cultivo de alimentos em espaços reduzidos, as hortas suspensas, ou verticais, têm sido bastante usadas em residências. Com elas, temperos, ervas e pequenas verduras podem ser produzidos em casa, até mesmo em ambientes internos, e de forma orgânica o que traz economia e benefícios para a saúde.

Mas além das vantagens para a alimentação, plantar hortaliças e verduras em casa ainda pode proporcionar muito aprendizado e lazer e, ainda, ajudar a embelezar ambientes da casa. E o melhor é que a solução é simples e barata: você pode montar a sua horta por conta própria, de forma rápida e barata.

Neste texto, descubra como fazer uma horta suspensa em casa. Aproveite o passo a passo e mãos à obra!

Encontre o ambiente ideal

O primeiro passo para montar a sua horta suspensa é saber o melhor local para posicioná-la. Normalmente, as plantas precisam receber uma boa quantidade de luz por dia. No entanto, algumas precisam receber luz direta por muitas horas, enquanto outras precisam de poucas.

Por isso, é importante saber quais tipos de vegetais você deseja cultivar antes de encontrar o ambiente ideal. Além da luz, as plantas também precisam de água, então escolha um espaço que pode ser molhado com tranquilidade. Por fim, ainda é preciso pensar na segurança, buscando locais fora do alcance de crianças e animais, caso você os tenha em sua casa.

Dica: com as plantas na cozinha, fica muito mais fácil colher temperos e ervas frescos na hora de preparar alimentos!

 Escolha um modelo de horta

Existem vários tipos de hortas suspensas, feitas com materiais e formatos distintos. Como esse item fará parte da sua decoração, escolher um modelo que combine com o ambiente é uma oportunidade de dar um toque especial ao visual da sua casa.

Alguns bons lugares para fazer pesquisas são o Pinterest e o Instagram. Busque modelos, veja a decoração e as experiências de outras pessoas para pensar nas melhores possibilidades para a sua!

Mãos à obra

Com o local preparado, as plantas e o modelo de horta suspensa escolhidos, você já pode partir para o processo de construção. A seguir, vamos dar dicas para a montagem de um modelo feito com pallets, estrado ou prateleira de madeira.

Veja alguns projetos de marcenaria para se inspirar!

 Horta suspensa de pallet ou estrado de madeira

Neste modelo, você vai usar um pallet grande ou um estrado de madeira como base para pendurar os seus vasos de plantas. O processo é bem simples, envolvendo apenas algumas etapas.

  1. Prepare a superfície escolhida: tanto o pallet quanto as peças de madeira podem ser lixados, envernizados ou pintados para que o seu acabamento fique melhor. Para isso, conte com as tintas spray da Ciser, que ajudam a colorir, personalizar ou reparar diversos tipos de objetos de forma rápida e prática.
  2. Pendure a base na parede: você vai precisar de suportes de parede — podem ser para extintor, prateleira ou até ganchos —, buchas de nylon e parafusos sextavados Ciser. O tamanho das buchas e dos parafusos vai variar de acordo com o material da parede, o tamanho da base de madeira, a quantidade de plantas e os suportes escolhidos.

Para a montagem, posicione o suporte onde ele ficará, marque os locais que devem ser furados, faça os furos com o auxílio de uma furadeira, encaixe as buchas e, por fim, fixe o suporte com os parafusos.

  • Posicione os vasos de plantas: existem muitas formas de prender os vasos de plantas na sua base de madeira. Você pode prendê-los diretamente no pallet, com a ajuda de alguns parafusos, ou pode fazer dois furos, um em cada lado do vaso, passar alguns pedaços de arame por dentro deles e, depois, amarrar em volta de uma das tábuas do pallet ou estrado.

    Para facilitar a montagem, é importante escolher vasos que tenham pelo menos um lado reto. Assim, você não terá problemas para fixar os parafusos ou fazer as amarrações.
  • Plante as suas mudas: com tudo preparado, agora é só preparar as suas mudinhas ou sementes e começar a cultivar alimentos saudáveis e frescos!

Como você viu, fazer uma horta suspensa em casa não é uma tarefa complicada. Basta separar um tempo, estudar as opções e preparar o seu espaço para receber as plantinhas. 

Existem vários tipos e modelos de horta já conhecidos, mas sempre é possível adaptar e inovar ainda mais para atender às suas necessidades. Por exemplo, você pode reaproveitar materiais que já tenha em casa, como calhas, garrafas pet, latinhas e até potes de vidro.

Organizar as plantas em paredes é uma excelente opção para jardins verticais, com flores e espécies de plantas ornamentais. Ainda assim, também servem para fazer uma horta suspensa em casa. Para quem quiser ainda mais facilidade ou passar muito tempo fora de casa, existem vasos autoirrigáveis, que armazenam água suficiente para que a planta viva por até 15 dias sem rega.

Gostou das dicas e ficou com vontade de fazer este e outros projetos de DIY, o famoso faça você mesmo? Então, aproveite para conhecer as ferramentas que não podem faltar na sua oficina caseira!

Produtos mais vendidos na Ciser