Conheça as vantagens e desvantagens do sistema de energia solar e descubra se vale a pena investir nessa fonte de energia renovável.

Ano após ano, a energia solar vem ganhando cada vez mais espaço na matriz elétrica do Brasil, gerando não apenas energia renovável, mas também empregos e desenvolvimento econômico e ambiental.

A partir de painéis fotovoltaicos, é possível captar a luz e o calor do sol, tornando a corrente contínua uma corrente alternada, ou seja, transformando os raios solares em energia compatível com a rede elétrica. Quanto mais luz direta o painel recebe, mais energia elétrica é gerada. É por isso que o sistema de energia solar é instalado em telhados, de preferência sem a interferência de nenhuma sombra.

Dessa forma, a energia necessária para acender lâmpadas, ligar eletrodomésticos e equipamentos, aquecer a água do chuveiro e tudo o mais que depende da eletricidade pode ser obtida de forma sustentável e com redução significativa na conta de luz, seja em casas, estabelecimentos comerciais ou indústrias. E tudo isso só depende de um espaço no telhado.

Mas, considerando as principais vantagens e desvantagens de ter um sistema de energia solar, será que vale a pena investir nessa tecnologia? É isso o que você vai descobrir a seguir.

 Vantagens do sistema de energia solar

Entre as principais vantagens de ter um sistema de energia solar estão a sustentabilidade, redução de custos com eletricidade, facilidade de instalação, pouca manutenção e valorização do imóvel. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir.

 Sustentabilidade

Diferente de gerar energia elétrica através de combustíveis fósseis como petróleo, carvão e gás natural, que resultam na exploração de recursos finitos e ainda liberam diversos gases nocivos para o meio ambiente, a produção de energia solar é derivada de uma fonte limpa, inesgotável e gratuita: o Sol. Ou seja, a energia fotovoltaica é uma opção mais sustentável, que aproveita o que a natureza oferece sem prejudicá-la.

Além disso, ao final da sua vida útil, parte dos componentes dos painéis solares, como placas de vidro, alumínio, condutores, elementos metálicos e células fotovoltaicas podem ser reciclados e reaproveitados, o que também ajuda a torná-los mais sustentáveis. É essencial lembrar que o descarte inadequado pode ser tóxico e causar danos ao meio ambiente, o que reforça a importância da sua reciclagem.    

Redução na conta de luz

Apesar de ter um alto valor de investimento inicial, o sistema de energia solar compensa isso ao reduzir os gastos com eletricidade em até 95%, afinal, a luz do sol é gratuita. O excesso de geração distribuída pode ser convertido em créditos, que se transformam em desconto no valor da fatura de luz. Assim, o retorno sobre o investimento é obtido em médio a longo prazo, que pode variar de 3 a 7 anos.  

Descubra o que é net metering e conheça outras tendências do mercado de energia solar.

Facilidade de instalação

Além de ocupar pouco espaço no local de aplicação, o sistema de energia solar também é fácil e rápido de instalar. Com a contratação de uma boa empresa, que ofereça mão de obra especializada e qualificada, é possível concluir a instalação em uma residência num período de 2 a 3 dias. 

Geralmente, as placas solares e o inversor grid-tie são fixados em estruturas que já fazem parte do imóvel, como o madeiramento e alvenaria. Se necessário, também são realizadas adaptações simples, incluindo a fixação de quadros de distribuição de energia e eletrodutos para a passagem e proteção de fios ou cabos elétricos.

Pouca manutenção

Os painéis solares possuem 20 anos de garantia e são desenvolvidos para oferecer durabilidade e resistência a intempéries como ventos, chuvas e granizo. É por isso que eles demandam pouca manutenção. 

A cada 6 meses é importante fazer a limpeza das placas solares com água. Em alguns casos, a própria chuva mantém o sistema limpo por mais tempo, diminuindo a necessidade desse tipo de manutenção. Além disso, uma vez por ano deve ser feita a verificação do sistema elétrico, incluindo dispositivos de segurança que garantem seu bom funcionamento.

 Valorização do imóvel

Se ainda há dúvidas de que o investimento vale a pena, imagine que o imóvel com sistema de energia solar ainda ganha valorização no mercado. Afinal, quem realizar o aluguel ou compra vai contar com um local sustentável e se beneficiar da economia com energia elétrica, um interesse que aumenta cada vez mais entre os brasileiros.

Desvantagens do sistema de energia solar

Apesar de ter excelentes vantagens, o sistema de energia solar também tem seus pontos negativos, como você pode ver a seguir.

Dependência climática

A quantidade de energia gerada pelo painel solar depende da quantidade de sol. Portanto, em dias nublados ou chuvosos, a geração de energia solar é menor do que em dias ensolarados, além de inexistente durante a noite.

Ainda assim, os sistemas conectados à rede da distribuidora (on grid) não deixam de fornecer eletricidade. No caso dos sistemas isolados (off grid), a solução pode ser o uso de uma bateria, que armazena energia para usar nos momentos em que ela não é produzida.

 Custo inicial alto

Apesar de reduzir a conta de luz, o investimento inicial para ter um painel de energia solar fotovoltaico pode ser considerado alto por muitas pessoas. Para se ter uma ideia, o custo total, incluindo inversores grid-tie, demais materiais, mão de obra para instalação e conexão à rede distribuidora varia em torno de 10 a 50 mil reais. O valor depende, é claro, da quantidade de placas e de quanta energia espera-se que elas gerem. Mas, como já foi visto, o investimento vale a pena no longo prazo.

 Não é compatível com todos os telhados

Apesar da facilidade de instalação, o sistema de energia solar não é compatível com todos os tipos de telhado. É preciso avaliar fatores como a presença de sombra e a sua estrutura, que não pode ser frágil nem ter inclinação muito acentuada. Nesse caso, uma solução pode ser o autoconsumo remoto: ter um gerador solar instalado em outro imóvel que seja compatível, ligado na mesma concessionária.  

Sistema anti-ilhamento

As concessionárias e órgãos regulamentadores têm uma exigência para garantir a segurança das equipes de manutenção da rede elétrica: o sistema anti-ilhamento. Ou seja, quando há queda na rede, os sistemas fotovoltaicos conectados a ela também são desligados, deixando de gerar energia. Nesse caso, ter um sistema de energia solar pode não ser vantajoso se comparado à energia elétrica convencional.

Se depois de conhecer melhor as vantagens de ter um sistema para gerar sua própria energia, você está considerando essa ideia, veja também como é simples ter um painel de energia solar em casa.

Boas Práticas para a Instalação de Painéis Solares