Descubra em quais situações o chumbador parabolt pode garantir uma fixação mais segura e saiba como realizar sua aplicação.

Apesar de serem opções muito versáteis, nem sempre utilizar parafusos e buchas é o suficiente para determinadas aplicações, principalmente se elas envolverem a fixação de uma carga mais pesada em substratos de alvenaria e/ou de concreto. Nesse caso, o tipo de fixador mais indicado é o chumbador, que pode ser mecânico ou químico e suporta mais peso com segurança. Entre essa categoria, um dos fixadores mais conhecidos é o chumbador parabolt, que é composto por prisioneiro, presilha, porca e  arruela.

Esse modelo é considerado um sistema de fixação expansivo, ou seja, sua expansão é controlada pelo torque, variando de acordo com o aperto aplicado no fixador durante a sua instalação. Funciona assim: à medida que é transmitido o torque de aperto ao prisioneiro, através do giro da porca, ele se desloca provocando a expansão da presilha pela parte cônica presente na sua extremidade. É justamente isso que garante maior firmeza e permite fixar cargas mais pesadas.      

Agora que você já sabe o que é e como funciona o chumbador parabolt, veja também em quais situações ele pode ser útil e qual é a melhor forma de fazer sua aplicação.

 Para que serve o chumbador parabolt

Disponível em vários tamanhos, o chumbador parabolt é indicado para diversos tipos de aplicações. Por suportar cargas elevadas, o modelo é muito utilizado na construção civil em geral e também para fixar estruturas mais pesadas, principalmente no concreto. Os exemplos de aplicação são inúmeros e incluem desde a fixação de ventilador de teto, ar condicionado, estantes e projetos de energia solar até estruturas metálicas, fachadas, janelas, portões e instalações elétricas e hidráulicas.

O chumbador parabolt também pode ser aplicado em máquinas, equipamentos, plataformas, pontes rolantes, sistemas de armazenagem e movimentação, corrimões e apoios, escadas, elevadores e em substratos maciços como pisos, colunas e vigas construídas em concreto.

Além de escolher o fixador mais adequado para cada aplicação, também é muito importante realizar sua instalação correta. A seguir, veja como montar e fixar o chumbador parabolt.

Como montar e fixar o chumbador parabolt

A montagem e fixação correta do chumbador parabolt são essenciais para garantir a eficiência e segurança do produto. Fazer sua montagem é rápido e simples: basta encaixar a porca no parafuso e, em seguida, a arruela. Depois é só colocar a jaqueta com os cortes laterais voltados para baixo e, por fim, o cone, com a parte cônica voltada para cima. 

Feito isso, é seguir o passo a passo de instalação a seguir:

  1. Faça o furo no local de aplicação com o diâmetro e profundidade indicados, de acordo com o tamanho do chumbador escolhido.
  2. Limpe o furo para eliminar possíveis resíduos.
  3. Introduza o chumbador com o auxílio de um martelo ou marreta, se necessário.
  4. Aperte a porca com o auxílio de uma chave de aperto. Isso vai provocar a expansão e concluir a fixação.

 Linha de chumbadores da Ciser

Para atender a necessidade de ancorar objetos em diversos substratos como alvenarias, pedras e granito, a Ciser oferece uma linha completa de chumbadores mecânicos. 

Além do sistema de ancoragem com expansão, que inclui o chumbador parabolt e o CBC, também estão disponíveis os sistemas por golpe (Golpe de Metal e Drop-In) e por formação de rosca (Concrete Bolt) . Todos os modelos podem ser encontrados com diferentes bitolas, comprimentos e tipos de acabamento, se adaptando a cada tipo de aplicação. 

Gostou desse conteúdo? Leia também Indústria de parafusos: como escolher um bom fornecedor.

Produtos mais vendidos na Ciser