Entenda como as empresas que possuem esses certificados se destacam quanto à qualidade e segurança de seus produtos

Os processos fabris demandam uma extensa variedade de procedimentos na rotina de trabalho, etapas que precisam ser seguidas e certos cuidados que devem ser respeitados para que se possa chegar ao fim da linha de produção com um resultado eficaz.

Junto a isso, as empresas que fabricam peças, materiais, enfim, produtos diversos em geral, seja qual for a área de atuação dentro do segmento industrial, precisam seguir normas e padrões específicos, que têm como função atestar a segurança e confiabilidade desses processos empregados.

Você já parou para pensar na importância disso?

Pois bem, essas normas técnicas e certificações, que são condizentes com diferentes atividades no mercado, são o que, na prática, balizam um consumo seguro por parte do público, ao comprar e utilizar qualquer produto, confiando que a marca está entregando algo de qualidade e que não represente riscos para si e para o ambiente.

O segmento automotivo é um desses mercados que exige observância a importantes requisitos de fabricação, e nós vamos falar sobre isso com mais detalhes para você entender a importância dos certificados e suas aplicações!

O mercado automotivo

A indústria automobilística se dedica em projetar, desenvolver, fabricar e, com isso, vender veículos. Não é preciso pensar muito para reconhecer o papel essencial que desempenha no estilo de vida atual, considerando que a locomoção é parte essencial da rotina.

No Brasil, ela começou a dar passos no início do século passado, e foi se desenvolvendo com o passar das décadas, a partir de novas transformações e tecnologias que foram possibilitando uma evolução dos meios de transporte, assim como foram beneficiando diversas outras áreas da sociedade também.

Hoje, as principais tendências são os projetos para expansão de veículos elétricos, autônomos e compartilhados, por exemplo.

Conheça 5 tendências na indústria automobilística neste conteúdo que preparamos.

Agora, para sustentar todo esse importante papel dos veículos, fica cada vez mais evidente a necessidade dos certificados de qualidade, não é mesmo? E é justamente isso que vamos ver a seguir!

Confira importantes certificações deste segmento de mercado

1.IATF 16949

Atualmente, trata-se de uma especificação técnica obrigatória na cadeia de produção automotiva como um todo; desde a manipulação de peças e materiais aos processos mais complexos praticados na fabricação final e testes de qualidade, todos os envolvidos devem se adequar.

É também um requisito exigido em negociações neste mercado, por sua evidente validade como garantia.

No passado, a IATF era aplicada juntamente à ISO 9001:2015, mas foi revista por uma norma da ISO e passou a se apresentar individualmente. Um diferencial entre outros é o fato de estar alinhada a outras normas reconhecidas como referências em gestão de qualidade automotiva, como a EAQF (França), VDA (Alemanha), AIOB (Estados Unidos) e ASQ (Itália). 

2.ISO 9001:2015

A ISO 9001 é uma norma internacional que especifica sobre Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), publicada pela International Organization for Standardization, sendo um dos mais principais requisitos dessa natureza.

Sua mais recente atualização, em 2015, é referenciada como complemento, passando a ser reconhecida como ISO 9001:2015. Para isso, a fim de ser liberada e atualizada, a norma precisa ser consensualmente aceita pela maioria dos países membros, sendo assim reconhecida internacionalmente. 

3.CQI 9

A CQI 9 é uma Avaliação do Sistema de Tratamento Térmico da AIAG (Automotive Industry Action Group). Na prática, padroniza o controle de processos de tratamento térmico existentes na organização que a utiliza, para avaliar, corrigir e melhorar.

Não é difícil imaginar a necessidade desse tipo de controle em um ambiente industrial, não é mesmo?

Na prática, o manual agrega um arquivo eletrônico com planilhas especificamente desenvolvidas para a Avaliação do Sistema de Tratamento Térmico, que estão em sua 4ª edição.

4. VDA 6.3

A Norma VDA 6.3 é um padrão de sistema de gerenciamento de qualidade, tratando-se de um requisito obrigatório para os fabricantes de automóveis alemães, o que evidencia o seu valor e representatividade neste mercado. 

Atualmente, a Ciser Automotive é oficialmente homologada na VDA 6.3 pelo grupo Volkswagen e Bosch, ambas signatárias VDA QMC.

5. ISO 14001

A Ciser Automotive é certificada conforme requisitos da norma internacional ISO 14001:2015, que pertencente à série de normas ISO 14000, tem como objetivo especificar requisitos para implementação e operação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

6. BIQS

BIQS é uma metodologia proativa que visa aperfeiçoar os processos de fabricação ao longo do tempo para garantir que esses processos demonstrem os resultados previsíveis. 

Sendo um programa robusto de estratégia de conceitos de qualidade, alinhado com GM-Global Manufacturing System (GMS), GM BIQ, padrão IATF (International Automotive Task Force) 16949 e com Requisitos Específicos do Cliente (CSR) BIQS é um nível avançado de implementação de um Sistema de fabricação robusto que ajuda a alcançar não apenas os principais resultados de negócios, mas também a qualidade inicial. 

Desta maneira, medindo um fornecedor com uma avaliação do sistema de qualidade e métricas de desempenho. Garantindo que os fornecedores possuam os padrões de qualidade semelhantes aos da GM

O BIQS contém estratégias de gerenciamento de qualidade com as melhores práticas que podem ser aplicadas em qualquer ambiente para fazer melhorias duradouras na qualidade.

Conheça a Ciser Automotive

Inaugurada em 2008, na cidade de Sarzedo (MG), a unidade da Ciser Automotive é especializada na fabricação de parafusos, porcas e fixadores especiais para aplicações automotivas linha leve e pesada.

Para tanto, investimentos constantes em pesquisa, tecnologia e treinamento são desempenhados para possibilitar o desenvolvimento de soluções de alta performance e adequadas às inúmeras necessidades de fixação veicular, como a montagem de componentes, estruturas, chassis, motores, suspensões e interiores, sempre de acordo com as especificações de cada cliente.

Tudo isso, em cumprimento aos padrões e normas de qualidade próprios do segmento, sendo detentora de todas as importantes certificações expostas acima. Além destas, recentemente a Ciser Automotive obteve mais uma conquista em nível global, a Homologação de Parafusos de Alta Resistência 10.9, pelo Grupo Traton.

Unidade Ciser Automotive

Unidade Ciser Automotive, localizada em Sarzedo/MG, focada no segmento automotivo.

Homologação de Parafusos de Alta Resistência 10.9

A Ciser Automotive é a mais nova integrante de uma seleta lista de fornecedores estratégicos do Grupo Traton, ao qual pertencem as marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania, MAN, Navistar e RIO.

A citada homologação é uma certificação extremamente rigorosa quanto ao atendimento de requisitos, como a classe de resistência, e posiciona a marca como apta ao fornecimento de fixadores para o Grupo, em nível global.

É a qualidade Ciser sendo reconhecida por importantes referências no mercado automotivo!

Entenda melhor o que significam essas classes de resistência: 

Homologação de Rebites Estruturais Huck

A Ciser Automotive conta com produtos licenciados da marca americana Huck, especializada em fixadores estruturais inovadores, de alta responsabilidade técnica. A linha conta com dois itens de alta resistência à vibração, tração e ao cisalhamento: os fixadores de travamento Huck® (Huckbolts®) e os rebites cegos estruturais (Huckblinds®).  

Infográfico de apresentação Linha Huck

A tradição Huck® alcança marcas globais, como a Volvo, Scania, Audi, Porsche e outras, além de segmentos industriais diversos, como agricultura, rodoviário e ferroviário, marítimo, mineração, etc

Destaque no mercado automobilístico

Pela terceira vez consecutiva, a Ciser está acelerando na mais expressiva competição de caminhões no país. Na Copa Truck deste ano, ao lado da equipe R9 Competições | Giaffone Racing, leva todo o suporte de seus produtos ao projeto completamente inovador do caminhão híbrido.

Pilotado por Felipe Giaffone, o veículo tem funcionamento tanto à combustão quanto eletricidade, sendo o primeiro caminhão de competição no mundo a agregar esta tecnologia.

Legal, né? Acesse o conteúdo completo sobre o projeto Mission Zero, seus importantes impactos no mercado, e entenda mais sobre a participação da Ciser.

E aí, conseguiu compreender o que existe por trás das melhores performances automotivas e o quanto as certificações certas são essenciais para garantir isso?

Pois bem, você pode esclarecer muito mais dúvidas interessantes como esta e aprender novos conhecimentos e curiosidades acessando outros conteúdos em nosso blog. Não deixe de acompanhar para ficar por dentro de tudo!