Entenda o importante projeto que estamos apoiando este ano e de que forma isso beneficia o mercado automotivo. 

Estar por dentro das tendências é um ponto essencial para se destacar como uma marca que entrega soluções de qualidade e sempre atualizadas para seus clientes. E, como maior fabricante de fixadores da América Latina, há mais de seis décadas no mercado, sabemos da importância de estar sempre evoluindo, em busca das melhorias certas.

Além disso, somos parte do Grupo H. Carlos Schneider, com mais de 140 anos de tradição e detentor de um centro de inovação próprio, o Hub #Colmeia: um espaço colaborativo, físico e digital, pensado para fomentar a conexão entre empresas, universidades e startups, com foco em networking, oportunidades e inovações no segmento Fixtech. Em outras palavras, negócios inovadores em estágio inicial de desenvolvimento, com bases tecnológicas relacionadas à fixação.

E quando o assunto é o mercado automotivo, entendemos que as inovações são constantes, especialmente porque o segmento de combustíveis é um dos que vêm sofrendo as maiores transformações de cunho sustentável nos últimos anos, o que influencia diretamente e cada vez mais os processos produtivos, a atuação dos fornecedores de insumos, como a Ciser, e o mercado como um todo.

Pensando nisso, a Ciser Automotive trabalha especificamente com projetos automotivos sob demanda, de forma que possamos atender a cada projeto de acordo com as suas necessidades.

Da mesma forma, entendemos a importância de estar presente e apoiar outros projetos e eventos representativos para o setor, especialmente aqueles que envolvam novas tecnologias e estejam de acordo com nossos valores e tendências do mercado.

Caminhão híbrido da Ciser na Copa Truck 23

Conheça agora um desses projetos em que a parceria da Ciser salta como pioneira no automobilismo!

Ciser na Copa Truck 2023

Pelo terceiro ano consecutivo, vamos acelerar nas pistas da Copa Truck, a mais expressiva competição de caminhões no país, homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) desde 2017.

Além do patrocínio oficial à equipe parceira, nossos produtos também atuam nos bastidores, auxiliando na preparação do veículo para as corridas. E, nesta temporada, ainda vamos acelerar um novo conceito!

Ao lado da equipe R9 Competições | Giaffone Racing, levaremos o suporte dos nossos produtos ao projeto completamente inovador do caminhão híbrido. Pilotado por Felipe Giaffone, terá funcionamento tanto à combustão quanto eletricidade, sendo o primeiro caminhão de competição no mundo a agregar esta tecnologia.

Interessante, né? Continue a leitura para entender melhor!

Piloto Felipe Giaffone - atleta dirige carro híbrido na Copa Truck

Piloto Felipe Giaffone é destaque no esporte e conta com carro híbrido na Copa Truck 23

Conheça Felipe Giaffone

Vice-campeão da Copa Truck 2022, temporada em que também correu em pareceria com a Ciser, o piloto e comentarista do automobilismo iniciou nas pistas há mais de 30 anos e se prepara para mais um desafio eletrizante!

Além do famoso carisma, Giaffone também é conhecido por ser o maior ganhador dos últimos anos na Fórmula Truck, sendo campeão em 2007, 2009, 2011, 2016, além de conquistar a segunda colocação em 2010 e 1012. A competição deixou de existir em 2017, mesmo ano em que a Copa Truck surgiu, na qual foi vencedor.

Projeto Mission Zero

O principal objetivo da iniciativa do caminhão híbrido é a preservação ambiental, por meio do uso, apoio e incentivo às fontes de energia limpa, a fim de atingir a neutralidade de carbono.

Além da própria competição, o plano é evoluir esse conceito futuramente para os caminhões de rua, beneficiando o mercado automotivo como um todo e levando a sustentabilidade muito mais longe!

Nióbio

Outro importante destaque da parceria é o nióbio, elemento presente no aço das baterias, e que melhora o seu aproveitamento, reduzindo o volume de material. Essa desmaterialização também deixa a estrutura mais leve, requerendo menos energia para funcionar.

Ou seja, além de poupar o uso de matéria-prima, preservando recursos naturais, resulta ainda em uma economia energética.

Piloto Felipe Giaffone em cima do veículo produzido no projeto Niobium

ESG – Environmental, Social and Governance

O maior impacto dessa parceria para nós é o reforço ao nosso posicionamento como uma empresa comprometida com os pilares ESG, de governança social, ambiental e corporativa.

Como parte do Movimento Nacional ODS SC, em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que estabelece 17 metas globais de desenvolvimento social e econômico até 2030, estamos amplamente comprometidos com diversas ações em prol da sustentabilidade, além do Projeto Mission Zero.

Conheça outras ações sustentáveis da Ciser

Entendemos que uma abordagem diversificada nos permite alcançar resoluções e benefícios diferentes. Pensando nisso, buscamos desenvolver práticas mais sustentáveis em variadas frentes. Confira algumas delas a seguir!

  1. Economia de Energia

Com um projeto pensando eficiência energética, reduzimos nosso consumo em 211.740,48 kW, no período de um ano.

O foco da iniciativa foi a instalação de inversores integrados à produção. Esses aparelhos são responsáveis por reduzir e aumentar a rotação dos exaustores, conforme a necessidade das fábricas, evitando o desperdício de energia.

A economia de energia e o uso de energia limpa estão entre os desafios de maior destaque na busca por mais sustentabilidade nas empresas, sobretudo nas indústrias, e na sociedade como um todo, e nós temos orgulho em ser parte atuante nisso.

  1. Emissões atmosféricas

Deixamos de emitir 27,5 mil toneladas de carbono em nossa produção, algo que foi possível graças a um robusto sistema de exaustão.

Na prática, coletamos todos os gases poluentes gerados durante nossos processos de fabricação para tratamento em 10 lavadores de gases. E, para os processos que exigem aquecimento, utilizamos um aquecedor que tem como matriz energética a queima de pallets de madeira — 100% renovável.

  1. Prêmio Expressão de Ecologia

Reduzimos uma média de 8.000 kg de CO2 em dois anos e conquistamos o Prêmio Expressão de Ecologia, maior premiação ambiental do país.

Essa conquista foi alcançada por mérito do projeto de reaproveitamento de óleo de têmpera no processo de fabricação de produtos e tratamento de água nas nossas unidades de Joinville (SC) e Sarzedo (MG).

  1. Parque Ambiental Guará

Recuperamos mais de 80 mil m² de Mata Atlântica, fazendo com que o Guará, ave típica da região, voltasse a habitá-la após 5 anos.

Esta importante conquista foi consequência de um trabalho de restauração do bioma e de algumas ações nas áreas do manguezal, como: processo de remoção de gás carbônico, depuração de poluentes, manutenção das linhas de costas, reciclagem de nutrientes, fornecimento de alimentos e prestação de serviços ecossistêmicos.

Está gostando? Então acesse nossa LP para conhecer com mais detalhes todas as iniciativas sustentáveis da Ciser!

Ciser no Mercado Automotivo

A fábrica da Ciser Automotive, em Sarzedo (MG), foi inaugurada em 2008 e atua com uma capacidade produtiva de 1.000 toneladas/mês.

Essa unidade é especializada na fabricação de parafusos, porcas e fixadores especiais para o setor automotivo, sempre em cumprimento aos padrões e normas de qualidade próprios do segmento.

Para isso, investimos constantemente em pesquisa, tecnologia e treinamento, o que nos permite desenvolver soluções de alta performance, capazes e atender às inúmeras necessidades de fixação veicular, como a montagem de componentes, estruturas, chassis, motores, suspensões e interiores, sempre de acordo com as especificações de cada cliente.

Entenda melhor os processos da Ciser Automotive!

E aí, interessante, não é mesmo?

Lembrando que iniciativas como essas comentadas, especialmente o inovador Projeto Mission Zero e o caminhão híbrido, se destacam não apenas por serem algo novo, mas pelos reais benefícios que iniciam no mercado e na sociedade.

A neutralidade de carbono é hoje um dos grandes desafios socioambientais, e um dos maiores focos de ações voltadas à sustentabilidade mundial. E nós estamos comprometidos com isso!

Para continuar acompanhando nosso posicionamento no mercado, siga nossas redes sociais oficiais, e não deixe de nos acompanhar aqui também.