O atacarejo une o atacado e o varejo para oferecer o melhor de cada um desses formatos de venda. Saiba mais sobre esse tipo de comércio e confira cada vantagem.

Ao unir dois formatos de venda bem conhecidos, o atacarejo oferece o melhor do atacado e do varejo em um só lugar, agradando tanto outros comerciantes quanto o consumidor final.  Inicialmente voltado para o setor de supermercados, antes de chegar no Brasil, na década de 70, o atacarejo já fazia sucesso no exterior e tem crescido cada vez mais no país nos últimos anos.

O atacarejo no Brasil ganhou ainda mais foco em 2020. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisas Nielsen, em novembro, o atacarejo passou por uma expansão de 32,2% em relação ao mesmo mês no ano anterior. Para 2021, a expectativa dos especialistas é de que os consumidores migrem ainda mais suas compras para o atacarejo.

A seguir, saiba mais sobre esse formato e conheça as principais vantagens que o fazem valer a pena.

Atacado x Varejo

Antes de qualquer coisa, vale relembrar o conceito de cada um dos formatos que compõem o atacarejo.

Atacado: é a venda de uma grande quantidade de itens por um preço mais baixo, geralmente feita para fornecedores e outros comerciantes — o próprio varejo. Alguns exemplos são distribuidoras, depósitos e fábricas que repassam as mercadorias para outros negócios.

Varejo: é a venda de itens individuais ou em pequena quantidade, geralmente feita ao  consumidor final para o seu próprio consumo. Inclui locais como supermercados, padarias e lojas diversas.

Atacarejo: é a junção do atacado e do varejo. Sendo assim, vende produtos em grandes e pequenas quantidades. Quanto mais comprar, menos o cliente paga. Se comprar menos itens, eles saem por um valor maior. Nesse caso, o público pode ser tanto o varejo quanto o consumidor final.

Para saber mais, leia também: Qual é a diferença entre atacado e varejo? Saiba qual escolher!

As vantagens do atacarejo

Combinando os conceitos de self-service (autosserviço) e cash and carry (pague e leve), o atacarejo é um modelo de negócio que traz grandes vantagens para os comerciantes, assim como para os seus clientes, que podem ser desde outros comerciantes até pessoas físicas em busca de economia.

Entre os principais benefícios está o preço baixo para o consumidor. Isso se torna possível devido à compra em grande quantidade de produtos e ao alto volume de vendas, que compensa o menor valor quando comparado ao item vendido em uma única unidade.  

Outro fator que permite a redução de preço dos produtos é a estrutura enxuta do atacarejo, que geralmente é em formato de armazém ou galpão, com bastante espaço livre para a circulação de pessoas e grandes lotes de mercadorias. Dessa forma, há menos gastos com o ponto de venda, o que evita a necessidade de repassar esses custos ao consumidor através do preço dos produtos.

O mesmo vale para os custos operacionais. Com mão de obra reduzida, já que no atacarejo não há vendedores, os funcionários envolvidos na operação são apenas operadores de caixa, repositores de produtos e os responsáveis pela limpeza.

O menor custo logístico também entra nessa conta. Afinal, geralmente o estoque funciona na própria loja, ficando exposto e acessível por todos, o que acaba reduzindo custos com transporte de mercadorias e locação de espaços. Mais uma vez, uma situação que favorece a economia para o comerciante e garante o melhor preço para o cliente.

Agora não há dúvidas sobre o quanto o atacarejo é vantajoso, mas vale considerar também os seus pontos fracos.

As desvantagens do atacarejo

Em comparação com o varejo, o atacarejo tem uma principal desvantagem: a menor variedade de produtos. Considerando que o foco é a quantidade de produtos e um estoque dentro da própria loja, o número de marcas diferentes disponíveis acaba sendo menor, o que favorece o varejo, assim como o atendimento mais personalizado. Por isso, vale lembrar que os preços devem ser realmente muito competitivos para compensar essa falta.

Além disso, também relacionada ao formato do atacarejo, está a dificuldade de fornecer produtos perecíveis e outros tipos de itens de reposição imediata. Portanto, o atacarejo pode não ser a primeira opção de quem procura por frutas, verduras, carnes e outros alimentos mais frescos para o dia a dia.

Apesar das suas desvantagens, o atacarejo continua sendo muito vantajoso e não precisa se resumir aos supermercados. Esse formato é, inclusive, uma boa oportunidade para comércios menores, com atuação regional, e também para a comercialização de materiais de construção civil. Nesse caso, o atacarejo teria foco na venda para pequenas construtoras e lojas de materiais de construção menores, além de, é claro, o consumidor final.

Tecnologia no atacarejo

Apesar do formato mais enxuto, o atacarejo tem espaço para a aplicação de tecnologia. A partir do uso da Inteligência Artificial, por exemplo, é possível realizar a contagem de itens no estoque e acompanhar informações em tempo real através de dispositivos móveis, à distância. Tudo isso torna a gestão mais moderna e facilita a tomada de decisão dos responsáveis, com dados mais claros e precisos.

Agora que você já conhece o conceito de atacarejo, aproveite para ler mais temas sobre Atacado e Varejo.

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