Conheça diferentes formas de proporcionar a sustentabilidade na agricultura por meio de atividades que ajudam a diminuir o impacto sobre o meio ambiente.

Encontrar um ponto de equilíbrio entre as ações na agricultura com o meio ambiente. Esse é um dos grandes desafios de produtores rurais nos dias de hoje enquanto a preocupação com questões sustentáveis cresce de maneira significativa a todo momento.

O agro é considerado o “celeiro do mundo”, pois seu objetivo é proporcionar condições para que o alimento chegue à mesa das famílias. Uma pesquisa da Embrapa apontou que o Brasil é responsável por alimentar um décimo de toda a população mundial.

Com o número de pessoas crescendo, expandir a produção agrícola é necessário — cresceu 386% em 40 anos. Em contrapartida, a área ocupada aumentou 33%, um número bem menor, ressaltando a capacidade de produzir mais em espaços menores.

Adotar práticas que promovam a sustentabilidade na agricultura é essencial para ter ótimos resultados e ainda equacionar as relações com o meio ambiente. Continue a leitura deste conteúdo e conheça mais medidas do tipo para colocar em prática.

1. Uso de tecnologia e defensivos agrícolas

O campo passa por transformações e isso se mostra fundamental para ajudar a minimizar os impactos ambientais. Está diretamente relacionado à Agricultura 4.0, que proporciona a integração de recursos tecnológicos com os produtores rurais.

A introdução da digitalização no agro, o uso de drones e o monitoramento constante da colheita levam a uma maior assertividade nas ações. Desse modo, a aplicação de defensivos agrícolas se torna muito mais direcionada, sem desperdícios e excessos.

Há ainda espaço para o MIP (Manejo Integrado de Pragas), em que o nível de pragas fica menor, ou seja, abaixo do necessário para causar prejuízos. Os dados em tempo real fornecidos pela tecnologia servem para dimensionar a real situação da cultura.

2. Manejo de pastos

Uma outra prática de sustentabilidade na agricultura envolve realizar o manejo de pastos, que traz resultados para a produção. Isso passa por encontrar meios de adquirir a maior quantidade possível de leite e carne, mas sem expandir o terreno de atuação. 

Dá para ter um melhor aproveitamento da área aliado à maior rentabilidade. Ao mesmo tempo, não afeta a qualidade do solo e ainda promove o desenvolvimento da forrageira. Tudo isso ao evitar a degradação da pastagem por meio de uma medida sustentável.

Existem três tipos de manejo: contínuo, rotacionado e deferido, que possuem o mesmo objetivo, mas adotam diferentes meios para alcançá-lo.

  • Contínuo (animais ficam na mesma área durante todo o período);
  • Rotacionado (piquetes dividem a pastagem e cada espaço é usado em determinados períodos);
  • Deferido (promove o acúmulo de capim por um tempo ao deixar a pastagem em descanso).
Uso de máquina agrícola durante manejo de pasto na sustentabilidade na agricultura.

O manejo de pastos é uma alternativa que traz produtividade por meio da sustentabilidade na agricultura.

3. Técnicas de adubação

A adubação tem como premissa repor os nutrientes perdidos pelo solo e proporcionar o desenvolvimento da cultura. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, mas o trabalhador do campo preocupado com o impacto ambiental procura alternativas sustentáveis.

Uma delas visa o reaproveitamento de resíduos agrícolas que têm a capacidade de se tornarem compostagem. A partir deles, é possível ter o adubo responsável por fornecer nutrientes para o crescimento das plantações.

Por meio desta estratégia de sustentabilidade na agricultura, o profissional do campo consegue reaproveitar parte do que seria descartado. Isso proporciona uma melhora na otimização dos recursos e ainda protege o meio ambiente.

4. Policultura

Como o próprio nome diz, a medida da policultura tem como prática o cultivo de diferentes culturas em um mesmo espaço. Dessa forma, consegue encontrar um equilíbrio nas ações com a natureza, pois não precisa de grandes terrenos para as plantações.

Há ainda a possibilidade de economizar recursos em outras frentes, como uma menor perda de água, minimizando o desperdício. Adotar essa medida aliada ao uso de recursos de tecnologia para monitoramento e aplicação de insumos pode trazer resultados bons.

5. Controle de queimadas

Um levantamento do projeto MapBiomas mostrou que o Brasil teve o equivalente a 20% do seu território queimado em 36 anos. O dado dá a dimensão do tamanho que esse tipo de problema tem causado, afetando também áreas utilizadas para a agricultura.

As queimadas provocam a redução da fertilidade do solo graças à volatilização do nitrogênio e a destruição da matéria orgânica. Quando acontecem situações do tipo, o solo fica extremamente prejudicado, diminuindo as chances de sucesso em seu cultivo.

6. Reflorestamento

Essa é uma das medidas mais importantes e conhecidas de sustentabilidade na agricultura. O reflorestamento de áreas desempenha papel fundamental na recuperação de solos desgastados pelo processo de erosão ou degradação quando feito corretamente.

Além disso, ele consegue ajudar na proteção de rios, pois a mata ciliar às margens da água confere maior proteção. Isso ajuda a impedir o assoreamento dos leitos, algo que também traz prejuízos sérios para a natureza.

De acordo com levantamento do Observatório da Restauração e do Reflorestamento, os números relacionados à prática chamam atenção. Ao todo, são quase 9,35 milhões de hectares de reflorestamento em todo país, o equivalente a 13 milhões campos de futebol. 

Saiba como aplicar e o que é a agricultura de precisão!

7. Eliminação de vazamentos

Quando o produtor do campo consegue eliminar vazamentos, ele está economizando água e otimizando recursos. Essa é uma prática sustentável, pois evita o desperdício de um recurso extremamente importante, sem gastar mais do que o necessário.

O auxílio da tecnologia para monitorar o sistema de irrigação instalado no cultivo ajuda com o plano. Ao mesmo tempo, também dá para programar o prazo para cumprimento do serviço a fim de proporcionar melhor investimento deste recurso.

Usar o sistema hidráulico correto é uma estratégia de sustentabilidade na agricultura.

Intempéries do clima podem fragilizar o sistema hidráulico e causar desperdício de água.

8. Aproveitamento da chuva

Ainda relacionado ao tópico anterior e aproveitando o sistema de irrigação, essa é uma prática de sustentabilidade na agricultura que envolve as chuvas. É fundamental armazenar a água proveniente delas, pois pode ser usada em diferentes atividades.

Para que seja feito com eficiência, o produtor do campo vai precisar construir uma espécie de mecanismo cujo objetivo seja captar água e guardar em um reservatório. A partir de então, pode ser usado para irrigar o cultivo e, com auxílio da tecnologia, evitar desperdícios.

O Brasil é um país com dimensões continentais, então o trabalhador do campo precisa estar atento aos períodos chuvosos em sua região. Eles costumam ser diferentes de Norte a Sul, mas, com o planejamento adequado, tem tudo para se transformar em um grande aliado.

Descubra os tipos recomendados para estruturas de armazenagem!

9. Sistema ILPF

O significado da sigla ILPF é: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Como o próprio nome mostra, a estratégia tem como objetivo agregar diferentes atividades agrícolas no mesmo lugar. O objetivo da prática é fomentar ainda mais a produtividade no campo.

Isso traz um efeito positivo do ponto de vista ambiental, pois promove a otimização da terra, sem a necessidade de expansão do terreno. Além do mais, há menor emissão de gases do Efeito Estufa, melhora de nutrientes do solo e proteção de recursos naturais.

10. Uso da energia solar

Encontrar formas de obter energias limpas é uma medida importante para garantir a sustentabilidade na agricultura. Usar painéis solares mostra ser um investimento muito importante, pois apresenta uma série de vantagens para o campo.

Dá para promover a independência energética ao gerar energia que será usada nas demandas diárias da agricultura, como no sistema de irrigação. Além disso, ainda traz redução de custos nas contas e a baixa necessidade de manutenção.

Investir em fontes renováveis tem sido uma alternativa encontrada por muitos trabalhadores do campo. Eles visam otimizar recursos no cultivo, aliando eficiência e produtividade à tecnologia por meio de inovações que trazem resultados positivos.

11. Empresas sustentáveis

Hoje, a consciência ambiental é uma preocupação muito grande em diferentes empresas. Por isso, adotam questões ESG (Environmental, Social, Governance — Meio ambiente, Social e Governança) para fazer com que as ações do presente tragam impactos positivos ao meio ambiente agora e no futuro.

A Ciser investe na preservação ambiental de importantes biomas brasileiros, como a Mata Atlântica e o Cerrado. Atua também pelo uso consciente da água, de energia limpa e renovável, pela neutralização do carbono, reciclagem de resíduos, entre outras medidas.

Para a atividade de agricultura, compre os produtos que vão ser usados oriundos de empresas com responsabilidade ambiental. Basta uma rápida procura para identificar quem são aquelas que adotam medidas do tipo a fim de ter uma relação mais sustentável.

Você não precisa adotar todas as práticas de uma vez no campo, mas pode fazer isso aos poucos a fim de gerar sustentabilidade na agricultura. Adotar um caminho de equilíbrio entre ações no agro e meio ambiente é a chave para construir um futuro de sucesso.

Conheça os desafios e as perspectivas do agro pós-Covid-19. Baixe agora nosso material!

Agronegócio: desafios e perspectivas pós-COVID-19